Corpos-subjéteis : análise de narrativas a partir da experiência das artes na regional de ensino da Samambaia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Leandro Guilherme Oliveira de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21650
http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.21650
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2016.
id UNB_5f3f760e95a69115b8d00eabe2053055
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/21650
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Corpos-subjéteis : análise de narrativas a partir da experiência das artes na regional de ensino da SamambaiaDewey, John, 1859-1952 - crítica e interpretaçãoProfessores de arteFormação de educadoresDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2016.O presente trabalho é fruto de uma reflexão a partir das limitações e possibilidades dos educadores de Artes que compõem o quadro de professores do Distrito Federal na Regional da Samambaia de Ensino. São ainda propostas construções e definições para a experiência, saberes, formação do docente para justamente, adentrar o discurso de educadores que trazem à discussão as experiências e contribuições ao longo de suas carreiras. Esse estudo traz luz a um quadro sintomático de comportamentos, trajetórias semelhantes, possibilitando a formação de um perfil de um educador nesta regional. Para se chegar a essas questões, o estudo aborda o sujeito que sofre a experiência num diálogo entre Jorge Larossa e John Dewey, desencadeado em tipos de experiência num processo de remoldagem do ser humano, ou seja, a partir de suas experiências anteriores, questionar-se e transbordar-se em novos terrenos de experiência. Ao falar desse processo de construção com o meio gerando conhecimento, é apresentada a construção de um saber a partir de Maurice Tardiff e seu processo de formação do saber docente.This work is the result of reflection from the limitations and possibilities of Arts educators who make up the teaching staff of the Federal District in the Regional Education Fern. It is also proposed constructions and definitions for the experience, knowledge, teacher's training to precisely enter the discourse of educators who bring to the discussion the experiences and contributions throughout their careers. This study brings light to a symptomatic picture of behaviors, similar trajectories, allowing the formation of a profile of an educator in this regional. To get to these questions, the study addresses the subject who suffers experience a dialogue between Jorge Larossa and John Dewey, triggered in types of experience in refolding process of human beings, that is, from their previous experiences, pose questions up and overflow into new land experience. When speaking of that building process with the means generating knowledge, the construction of knowledge from Maurice Tardiff and its formation process of teaching knowledge is presented.Freitas Filho, José Fernando Marques deMenezes, Leandro Guilherme Oliveira de2016-11-03T13:18:01Z2016-11-03T13:18:01Z2016-11-032016-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMENEZES, Leandro Guilherme Oliveira de. Corpos-subjéteis: análise de narrativas a partir da experiência das Artes na regional de ensino da Samambaia. 2016. 193 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21650http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.21650A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T18:37:56Zoai:repositorio.unb.br:10482/21650Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T18:37:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Corpos-subjéteis : análise de narrativas a partir da experiência das artes na regional de ensino da Samambaia
title Corpos-subjéteis : análise de narrativas a partir da experiência das artes na regional de ensino da Samambaia
spellingShingle Corpos-subjéteis : análise de narrativas a partir da experiência das artes na regional de ensino da Samambaia
Menezes, Leandro Guilherme Oliveira de
Dewey, John, 1859-1952 - crítica e interpretação
Professores de arte
Formação de educadores
title_short Corpos-subjéteis : análise de narrativas a partir da experiência das artes na regional de ensino da Samambaia
title_full Corpos-subjéteis : análise de narrativas a partir da experiência das artes na regional de ensino da Samambaia
title_fullStr Corpos-subjéteis : análise de narrativas a partir da experiência das artes na regional de ensino da Samambaia
title_full_unstemmed Corpos-subjéteis : análise de narrativas a partir da experiência das artes na regional de ensino da Samambaia
title_sort Corpos-subjéteis : análise de narrativas a partir da experiência das artes na regional de ensino da Samambaia
author Menezes, Leandro Guilherme Oliveira de
author_facet Menezes, Leandro Guilherme Oliveira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas Filho, José Fernando Marques de
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Leandro Guilherme Oliveira de
dc.subject.por.fl_str_mv Dewey, John, 1859-1952 - crítica e interpretação
Professores de arte
Formação de educadores
topic Dewey, John, 1859-1952 - crítica e interpretação
Professores de arte
Formação de educadores
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-03T13:18:01Z
2016-11-03T13:18:01Z
2016-11-03
2016-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENEZES, Leandro Guilherme Oliveira de. Corpos-subjéteis: análise de narrativas a partir da experiência das Artes na regional de ensino da Samambaia. 2016. 193 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/21650
http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.21650
identifier_str_mv MENEZES, Leandro Guilherme Oliveira de. Corpos-subjéteis: análise de narrativas a partir da experiência das Artes na regional de ensino da Samambaia. 2016. 193 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/21650
http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.21650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580794490486784