As representações sociais dos participantes do curso Letras - Libras/EaD sobre surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Simone de Fátima Saldanha Carneiro
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8673
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
id UNB_6120ed8f8d465bd340e27828cea5088c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/8673
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling As representações sociais dos participantes do curso Letras - Libras/EaD sobre surdosSurdos - educaçãoLíngua brasileira de sinais - ensino superiorDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.De acordo com a literatura, o indivíduo é considerado surdo quando apresenta perda parcial ou total da audição, mas historicamente os Surdos são considerados como pessoas incompletas, doentes e alienadas. No entanto, os Surdos têm chegado ao ensino superior e muitos ainda enfrentam barreiras para permanecer no curso e concluí-lo. Na perspectiva da educação inclusiva, o aluno com necessidade educacional especial precisa receber condições de entrada e também de permanência em qualquer nível de escolarização. No entanto, essa não tem sido a nossa realidade. Alguns projetos de educação inclusiva para o ensino superior não estão adequadamente preparados para lidar com a especificidade linguística do Surdo e com suas necessidades educacionais dela advindas. Mas, em meio às diferentes propostas de educação inclusiva, encontra-se o curso de graduação Licenciatura em Letras - Libras/Educação à Distância da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, o qual apresenta uma proposta diferenciada para a educação de Surdos. Esse curso é oferecido na modalidade à distância em convênio com o MEC - Ministério da Educação e Cultura através da Secretaria de Educação à Distância e Secretaria de Ensino Especial. Os objetivos desse trabalho são investigar as representações sociais dos professores tutores e/ou intérpretes de Libras do curso Letras - Libras/EaD - UFSC sobre os Surdos, assim como as representações sociais dos alunos Surdos sobre si mesmos e analisar as implicações dessas representações na aprendizagem do Surdo. Foram estruturados quatro momentos de análises, organizados de acordo com os instrumentos e procedimentos utilizados. No momento I, foram feitas observações realizadas na turma de 2008 do polo UnB durante aulas presenciais. No momento II, foi feita a aplicação do questionário aos professores tutores e/ou intérpretes dos dezessete polos do curso de graduação em Letras - Libras. No momento III, foi feita a aplicação do questionário aos alunos surdos do polo UnB e, para sua análise, utilizou-se o software Evoc. No quarto e último momento, foram realizadas entrevistas com seis alunos surdos, sendo três alunos surdos da turma de 2006 e três alunos surdos da turma de 2008. As análises foram construídas através do conteúdo das falas dos sujeitos participantes. Os resultados indicam que as representações sociais que os professores tutores e/ou intérpretes atuantes no curso de Letras - Libras têm sobre os Surdos contribuem para que os alunos surdos do curso elaborem e reelaborem representações sociais sobre si mesmos e sobre sua educação, motivando-os a continuar estudando e a se sentir mais valorizados e capazes.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoKelman, Celeste AzulayCosta, Simone de Fátima Saldanha Carneiro2011-06-27T16:24:56Z2011-06-27T16:24:56Z2011-06-272011-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Simone de Fátima Saldanha Carneiro. As representações sociais dos participantes do curso Letras - Libras/EaD sobre surdos. 2011, xii 122 f. il. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/8673info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-24T20:34:53Zoai:repositorio.unb.br:10482/8673Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-24T20:34:53Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv As representações sociais dos participantes do curso Letras - Libras/EaD sobre surdos
title As representações sociais dos participantes do curso Letras - Libras/EaD sobre surdos
spellingShingle As representações sociais dos participantes do curso Letras - Libras/EaD sobre surdos
Costa, Simone de Fátima Saldanha Carneiro
Surdos - educação
Língua brasileira de sinais - ensino superior
title_short As representações sociais dos participantes do curso Letras - Libras/EaD sobre surdos
title_full As representações sociais dos participantes do curso Letras - Libras/EaD sobre surdos
title_fullStr As representações sociais dos participantes do curso Letras - Libras/EaD sobre surdos
title_full_unstemmed As representações sociais dos participantes do curso Letras - Libras/EaD sobre surdos
title_sort As representações sociais dos participantes do curso Letras - Libras/EaD sobre surdos
author Costa, Simone de Fátima Saldanha Carneiro
author_facet Costa, Simone de Fátima Saldanha Carneiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kelman, Celeste Azulay
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Simone de Fátima Saldanha Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Surdos - educação
Língua brasileira de sinais - ensino superior
topic Surdos - educação
Língua brasileira de sinais - ensino superior
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-27T16:24:56Z
2011-06-27T16:24:56Z
2011-06-27
2011-03-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Simone de Fátima Saldanha Carneiro. As representações sociais dos participantes do curso Letras - Libras/EaD sobre surdos. 2011, xii 122 f. il. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/8673
identifier_str_mv COSTA, Simone de Fátima Saldanha Carneiro. As representações sociais dos participantes do curso Letras - Libras/EaD sobre surdos. 2011, xii 122 f. il. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/8673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508355800006656