As representações sociais dos participantes do curso Letras - Libras/EaD sobre surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/8673 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. |
id |
UNB_6120ed8f8d465bd340e27828cea5088c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/8673 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
As representações sociais dos participantes do curso Letras - Libras/EaD sobre surdosSurdos - educaçãoLíngua brasileira de sinais - ensino superiorDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.De acordo com a literatura, o indivíduo é considerado surdo quando apresenta perda parcial ou total da audição, mas historicamente os Surdos são considerados como pessoas incompletas, doentes e alienadas. No entanto, os Surdos têm chegado ao ensino superior e muitos ainda enfrentam barreiras para permanecer no curso e concluí-lo. Na perspectiva da educação inclusiva, o aluno com necessidade educacional especial precisa receber condições de entrada e também de permanência em qualquer nível de escolarização. No entanto, essa não tem sido a nossa realidade. Alguns projetos de educação inclusiva para o ensino superior não estão adequadamente preparados para lidar com a especificidade linguística do Surdo e com suas necessidades educacionais dela advindas. Mas, em meio às diferentes propostas de educação inclusiva, encontra-se o curso de graduação Licenciatura em Letras - Libras/Educação à Distância da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, o qual apresenta uma proposta diferenciada para a educação de Surdos. Esse curso é oferecido na modalidade à distância em convênio com o MEC - Ministério da Educação e Cultura através da Secretaria de Educação à Distância e Secretaria de Ensino Especial. Os objetivos desse trabalho são investigar as representações sociais dos professores tutores e/ou intérpretes de Libras do curso Letras - Libras/EaD - UFSC sobre os Surdos, assim como as representações sociais dos alunos Surdos sobre si mesmos e analisar as implicações dessas representações na aprendizagem do Surdo. Foram estruturados quatro momentos de análises, organizados de acordo com os instrumentos e procedimentos utilizados. No momento I, foram feitas observações realizadas na turma de 2008 do polo UnB durante aulas presenciais. No momento II, foi feita a aplicação do questionário aos professores tutores e/ou intérpretes dos dezessete polos do curso de graduação em Letras - Libras. No momento III, foi feita a aplicação do questionário aos alunos surdos do polo UnB e, para sua análise, utilizou-se o software Evoc. No quarto e último momento, foram realizadas entrevistas com seis alunos surdos, sendo três alunos surdos da turma de 2006 e três alunos surdos da turma de 2008. As análises foram construídas através do conteúdo das falas dos sujeitos participantes. Os resultados indicam que as representações sociais que os professores tutores e/ou intérpretes atuantes no curso de Letras - Libras têm sobre os Surdos contribuem para que os alunos surdos do curso elaborem e reelaborem representações sociais sobre si mesmos e sobre sua educação, motivando-os a continuar estudando e a se sentir mais valorizados e capazes.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoKelman, Celeste AzulayCosta, Simone de Fátima Saldanha Carneiro2011-06-27T16:24:56Z2011-06-27T16:24:56Z2011-06-272011-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Simone de Fátima Saldanha Carneiro. As representações sociais dos participantes do curso Letras - Libras/EaD sobre surdos. 2011, xii 122 f. il. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/8673info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-24T20:34:53Zoai:repositorio.unb.br:10482/8673Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-24T20:34:53Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As representações sociais dos participantes do curso Letras - Libras/EaD sobre surdos |
title |
As representações sociais dos participantes do curso Letras - Libras/EaD sobre surdos |
spellingShingle |
As representações sociais dos participantes do curso Letras - Libras/EaD sobre surdos Costa, Simone de Fátima Saldanha Carneiro Surdos - educação Língua brasileira de sinais - ensino superior |
title_short |
As representações sociais dos participantes do curso Letras - Libras/EaD sobre surdos |
title_full |
As representações sociais dos participantes do curso Letras - Libras/EaD sobre surdos |
title_fullStr |
As representações sociais dos participantes do curso Letras - Libras/EaD sobre surdos |
title_full_unstemmed |
As representações sociais dos participantes do curso Letras - Libras/EaD sobre surdos |
title_sort |
As representações sociais dos participantes do curso Letras - Libras/EaD sobre surdos |
author |
Costa, Simone de Fátima Saldanha Carneiro |
author_facet |
Costa, Simone de Fátima Saldanha Carneiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kelman, Celeste Azulay |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Simone de Fátima Saldanha Carneiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Surdos - educação Língua brasileira de sinais - ensino superior |
topic |
Surdos - educação Língua brasileira de sinais - ensino superior |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-27T16:24:56Z 2011-06-27T16:24:56Z 2011-06-27 2011-03-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA, Simone de Fátima Saldanha Carneiro. As representações sociais dos participantes do curso Letras - Libras/EaD sobre surdos. 2011, xii 122 f. il. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011. http://repositorio.unb.br/handle/10482/8673 |
identifier_str_mv |
COSTA, Simone de Fátima Saldanha Carneiro. As representações sociais dos participantes do curso Letras - Libras/EaD sobre surdos. 2011, xii 122 f. il. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/8673 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508355800006656 |