Negros/as surdos/as no ensino superior : mapeando cursos de graduação de Letras Libras
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/65810 |
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Santos, Rhaul de Lemos, 1990-Fernandes, Sueli de FátimaSilva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-02-26T18:35:26Z2020-02-26T18:35:26Z2019https://hdl.handle.net/1884/65810Orientadora: Profª. Dra. Sueli FernandesCoorientador: Prof. Dr. Paulo Vinicius Baptista da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/04/2019Inclui referências: p. 139-148Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a ocupação de negros/as surdos/as nos cursos de graduação em Letras Libras, no ensino superior público. Com a aprovação do Decreto 5.626/2005, no ano de 2005, o curso de Letras Libras na modalidade Ead, da Universidade Federal de Santa Catarina foi implantado em polos de instituições ensino superior pública brasileira. Como previa a legislação, as vagas do curso de licenciatura em Letras Libras eram destinadas, preferencialmente, a estudantes surdos/as. Essa política resultou em um acréscimo de 705% no ingresso de estudantes surdos/as no ensino superior, em 16 estados brasileiros, fato que provocou a problematização das questões desta pesquisa: a criação do curso de Letras Libras na modalidade a distância, a partir do ano de 2006, contribuiu para o ingresso de estudantes negros/as surdos/as no ensino superior? A ampliação do ingresso de surdos/as no ensino superior resultou na significativa ocupação de negros/as surdos/as nas universidades públicas federais? Para a discussão de como se constituem as múltiplas identidades desses/as estudantes negros/as surdos/as, adotamos o conceito de interseccionalidade desenvolvido pela pesquisadora estadunidense Kimberlé Crenshaw, articulando as categorias surdez e raça. A investigação de caráter quantitativo teve como foco o mapeamento de dados de surdos/as e negros/as no ensino superior, com base em microdados do Censo Ensino superior, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), sistematizados com o auxílio do software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) para a organização de tabelas e gráficos. Os dados produzidos foram analisados à luz dos fundamentos dos Estudos Surdos em Educação e da produção teórica do campo das Relações Étnico-Raciais, buscando aproximações teóricas e de agenda política dos movimentos surdos/as e Movimento Negro. Os resultados sinalizam oscilação regressiva no número de matrículas de estudantes negros/as surdos/as, nos anos iniciais dos cursos de Letras Libras, com número de ingressantes diminuindo ano após ano, até 2013. A partir daí, há aumento progressivo e significativo na ocupação de vagas pela comunidade negra surda que pode ser atribuído à aprovação da Lei de Cotas (12.711/2012), com destinação de vagas para pretos, pardos e indígenas. Na variável "gênero", mulheres negras surdas aparecem com maior percentual de ingresso nos cursos de Letras Libras, seguindo tendência de índices relativos às mulheres negras matriculadas no ensino superior geral. Por outro lado, diferente do que ocorrem nos demais cursos, em que mulheres negras têm destaque em relação aos homens, há um equilíbrio nos resultados de concluintes negros e negras surdos/as. A pesquisa reafirma a necessidade do olhar multicultural no interior dos movimentos surdo e negro, a partir do aprofundamento de investigações de interseccionalidade entre surdez e categorias como raça, gênero, sexualidade e classe, de modo a desvelar e superar relações de poder e práticas de exclusão nos espaços institucionais ocupados por negros/as surdo/as. Palavras-chave: Negros/as surdos/as. Letras Libras. Ensino superior. Interseccionalidade. Relações étnico-raciais.Abstract: This dissertation aims to analyze the occupation of Black Deaf people in graduation courses in Letras Libras in public University education. With the approval of Decree 5.626 / 2005, in 2005, the course of Letras Libras in the distance education modality was created at the Federal University of Santa Catarina and also in poles of Brazilian public higher education institutions. As foreseen by the legislation, the spots of the undergraduate courses in Letras Libras were destined preferentially to the Deaf students. This policy resulted in an increase of 705% of Deaf students in higher education in 16 Brazilian States, which led to the questions of this research: the creation of the course Letras Libras in online courses, from the year 2006, contributed to the entry of black Deaf students in higher education? Has the increase in Deaf enrollment in higher education resulted in the significant occupation of Deaf blacks in federal public Universities? To discuss how the multiple identities of these black Deaf students are constituted, we adopted the concept of intersectionality developed by the American researcher Kimberlé Crenshaw, articulating the categories deafness and race. The quantitative research focused on the mapping of Deaf and black data in higher education, based on microdata from the Higher Education Census, provided by the Anísio Teixeira National Institute for Educational Studies and Research (INEP), systematized with Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) software for organizing tables and graphs. The data produced were analyzed based in the foundations of the Deaf Studies in Education and the theoretical production of the field of Ethnic- Racial Relations, seeking theoretical approaches and political agenda of the Deaf and Black movements. The results point to a regressive oscillation in the number of black Deaf students enrolled in the initial years of the Letras Libras courses, with the number of new entrants decreasing year after year, until 2013. From there, there is a progressive and significant increase in occupation and vacancies by the black Deaf community that can be attributed to the approval of the Quota Law (12.711 / 2012), with the allocation of vacancies to blacks, browns and indigenous people. In the variable "gender", black Deaf women appear with the highest percentage of admission to the Libras Letters courses, following a trend of indication related to black women enrolled in higher education. On the other hand, unlike in other courses in which black women are prominent over men, there is a balance in the results of black and Deaf black graduates. The research reaffirms the need for a multicultural look within the Deaf and Black movements, from the deepening of intersectionality investigations between deafness and categories such as race, gender, sexuality and class, in order to unveil and overcome power relations and exclusionary practices in the institutional spaces occupied by black Deaf people. Keywords: Deaf Blacks. Libras letters. University education. Intersectionality. Ethnic-racial relations.154 p. : il. (algumas color.).application/pdfSurdosNegrosLíngua brasileira de sinaisEnsino superiorRelações étnico-raciaisLetrasNegros/as surdos/as no ensino superior : mapeando cursos de graduação de Letras Librasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - RHAUL DE LEMOS SANTOS.pdfapplication/pdf3693979https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65810/1/R%20-%20D%20-%20RHAUL%20DE%20LEMOS%20SANTOS.pdf83e22cb8d0ed5e2f7a8e82045a0e1fd1MD51open access1884/658102020-02-26 15:35:27.021open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/65810Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-02-26T18:35:27Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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