Psicologia escolar na educação superior : atuação no Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Araújo, Claisy Maria Marinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28155
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722011000100013
Resumo: A atuação da Psicologia Escolar tem se expandido para outros contextos educativos, como a Educação Superior. Buscando contribuir para essa expansão, teve-se como objetivos mapear as Instituições de Educação Superior do Distrito Federal que possuem psicólogo escolar e conhecer e analisar o trabalho realizado. Participaram oito instituições com psicólogo escolar e que tinham, na internet, informações sobre os Serviços de Psicologia Escolar. A análise qualitativa destas informações indicou que estes serviços baseiam-se na atenção a dificuldades vivenciadas pelos alunos e na promoção do desenvolvimento acadêmico e humano; realizam atividades coletivas e individuais, tanto de natureza tradicional quanto emergente. Entre essas últimas, realizam ações de desenvolvimento pessoal e profissional, de avaliação institucional e de acompanhamento dos egressos. A atuação da Psicologia Escolar na Educação Superior está se construindo sobre ações preventivas, institucionais e mais abrangentes do que historicamente caracterizou a intervenção neste nível educativo.
id UNB_612bcb3366cb2fee69dfa6828f7e9024
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/28155
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Psicologia escolar na educação superior : atuação no Distrito FederalScholl psychology in higher education : practices in the Distrito FederalPsicología escolar en la educación superior : prácticas en el Distrito FederalPsicologia escolarEnsino superiorAtuação institucionalA atuação da Psicologia Escolar tem se expandido para outros contextos educativos, como a Educação Superior. Buscando contribuir para essa expansão, teve-se como objetivos mapear as Instituições de Educação Superior do Distrito Federal que possuem psicólogo escolar e conhecer e analisar o trabalho realizado. Participaram oito instituições com psicólogo escolar e que tinham, na internet, informações sobre os Serviços de Psicologia Escolar. A análise qualitativa destas informações indicou que estes serviços baseiam-se na atenção a dificuldades vivenciadas pelos alunos e na promoção do desenvolvimento acadêmico e humano; realizam atividades coletivas e individuais, tanto de natureza tradicional quanto emergente. Entre essas últimas, realizam ações de desenvolvimento pessoal e profissional, de avaliação institucional e de acompanhamento dos egressos. A atuação da Psicologia Escolar na Educação Superior está se construindo sobre ações preventivas, institucionais e mais abrangentes do que historicamente caracterizou a intervenção neste nível educativo.The role of school psychology has expanded into other educational settings, such as Higher Education. Seeking to contribute to this expansion, had as objectives to map the Institutions of Higher Education of the Federal District and school psychologists who have knowledge and examine the work done. Eight institutions participated with the school psychologist and had, on the Internet, information about the School Psychology Services. The qualitative analysis of this information indicated that these services are based on attention to difficulties experienced by students and promoting academic and human development, individual and collective conduct activities, both traditional and emergent nature. Among the latter, carry out actions of personal and professional development, institutional assessment and monitoring of graduates. The role of School Psychology in Higher Education is building on preventive measures, institutional and broader than that historically characterized the educational intervention at this level.El papel de la psicología educativa se ha extendido a otros centros educativos, tales como la educación superior. Tratan de contribuir a esta expansión, tuvo como objetivos para asignar las Instituciones de Educación Superior del Distrito Federal y psicólogos escolares que tengan conocimiento y examinar el trabajo realizado. Ocho instituciones participaron con el psicólogo de la escuela y tenía, en Internet, información acerca de los Servicios de Psicología Escolar. El análisis cualitativo de esta información indica que estos servicios se basan en la atención a las dificultades experimentadas por los estudiantes y promover el desarrollo académico y humano, las actividades de la conducta individual y colectiva, tanto de carácter tradicional y emergente. Entre estos últimos, llevar a cabo acciones de desarrollo personal y profesional, evaluación institucional y el seguimiento de egresados. El papel de la Escuela de Psicología de la Educación Superior está construyendo sobre las medidas preventivas, institucionales y más amplio que el que históricamente caracterizó la intervención educativa en este nivel.Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de MaringáUniversidade de Brasília, Instituto de PsicologiaUniversidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do DesenvolvimentoOliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista deAraújo, Claisy Maria Marinho2017-12-07T04:57:09Z2017-12-07T04:57:09Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBISINOTO, Cynthia; ARAÚJO, Claisy Maria Marinho. Psicologia escolar na educação superior : atuação no Distrito Federal. Psicologia em estudo, Maringá, v.16, n.1, p.111-122, 2011. DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722011000100013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/frF3kLngpgngmdYjJpGBztn/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 10 out. 2022.http://repositorio.unb.br/handle/10482/28155https://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722011000100013info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-31T11:27:31Zoai:repositorio.unb.br:10482/28155Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-31T11:27:31Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicologia escolar na educação superior : atuação no Distrito Federal
Scholl psychology in higher education : practices in the Distrito Federal
Psicología escolar en la educación superior : prácticas en el Distrito Federal
title Psicologia escolar na educação superior : atuação no Distrito Federal
spellingShingle Psicologia escolar na educação superior : atuação no Distrito Federal
Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de
Psicologia escolar
Ensino superior
Atuação institucional
title_short Psicologia escolar na educação superior : atuação no Distrito Federal
title_full Psicologia escolar na educação superior : atuação no Distrito Federal
title_fullStr Psicologia escolar na educação superior : atuação no Distrito Federal
title_full_unstemmed Psicologia escolar na educação superior : atuação no Distrito Federal
title_sort Psicologia escolar na educação superior : atuação no Distrito Federal
author Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de
author_facet Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de
Araújo, Claisy Maria Marinho
author_role author
author2 Araújo, Claisy Maria Marinho
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia
Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de
Araújo, Claisy Maria Marinho
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia escolar
Ensino superior
Atuação institucional
topic Psicologia escolar
Ensino superior
Atuação institucional
description A atuação da Psicologia Escolar tem se expandido para outros contextos educativos, como a Educação Superior. Buscando contribuir para essa expansão, teve-se como objetivos mapear as Instituições de Educação Superior do Distrito Federal que possuem psicólogo escolar e conhecer e analisar o trabalho realizado. Participaram oito instituições com psicólogo escolar e que tinham, na internet, informações sobre os Serviços de Psicologia Escolar. A análise qualitativa destas informações indicou que estes serviços baseiam-se na atenção a dificuldades vivenciadas pelos alunos e na promoção do desenvolvimento acadêmico e humano; realizam atividades coletivas e individuais, tanto de natureza tradicional quanto emergente. Entre essas últimas, realizam ações de desenvolvimento pessoal e profissional, de avaliação institucional e de acompanhamento dos egressos. A atuação da Psicologia Escolar na Educação Superior está se construindo sobre ações preventivas, institucionais e mais abrangentes do que historicamente caracterizou a intervenção neste nível educativo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2017-12-07T04:57:09Z
2017-12-07T04:57:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BISINOTO, Cynthia; ARAÚJO, Claisy Maria Marinho. Psicologia escolar na educação superior : atuação no Distrito Federal. Psicologia em estudo, Maringá, v.16, n.1, p.111-122, 2011. DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722011000100013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/frF3kLngpgngmdYjJpGBztn/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 10 out. 2022.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/28155
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722011000100013
identifier_str_mv BISINOTO, Cynthia; ARAÚJO, Claisy Maria Marinho. Psicologia escolar na educação superior : atuação no Distrito Federal. Psicologia em estudo, Maringá, v.16, n.1, p.111-122, 2011. DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722011000100013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/frF3kLngpgngmdYjJpGBztn/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 10 out. 2022.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/28155
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722011000100013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508351099240448