Educação profissional e tecnológica : cotejamentos entre Brasil e Argentina na busca do "novo desenvolvimentismo"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castioni, Remi
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Denise Bianca Maduro, Reis Júnior, Reinaldo de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39620
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.50.234-253
Resumo: Este artigo é o resultado do diálogo entre pesquisas que analisam modelos e estruturas da educação profissional e tecnológica (EPT) na contemporaneidade. Escolhemos no presente artigo as trajetórias de Brasil e Argentina, particularmente, na última década, quando governos retomaram estratégias de desenvolvimento tendo o Estado como ator principal e conectam-se à estratégia da Comissão Econômica para a América Latina - CEPAL nos anos de 1950/1960, assumindo os desafios da retomada do desenvolvimentismo. A partir das trajetórias históricas das políticas e a análise das instituições de EPT no Brasil e na Argentina, buscam-se perceber os caminhos trilhados e os resultados alcançados afim de se estabelecer possíveis comparações entre a EPT de ambos países nas últimas décadas, guiando-se a partir dos estudos comparados em educação.
id UNB_61cbb8753eb224c1282a2c2d013e0248
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/39620
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educação profissional e tecnológica : cotejamentos entre Brasil e Argentina na busca do "novo desenvolvimentismo"Professional and technological education : comparisons between brazil and argentina in search of the “new development”Ensino profissionalEnsino técnicoDesenvolvimentoPolítica públicaEducação comparadaEste artigo é o resultado do diálogo entre pesquisas que analisam modelos e estruturas da educação profissional e tecnológica (EPT) na contemporaneidade. Escolhemos no presente artigo as trajetórias de Brasil e Argentina, particularmente, na última década, quando governos retomaram estratégias de desenvolvimento tendo o Estado como ator principal e conectam-se à estratégia da Comissão Econômica para a América Latina - CEPAL nos anos de 1950/1960, assumindo os desafios da retomada do desenvolvimentismo. A partir das trajetórias históricas das políticas e a análise das instituições de EPT no Brasil e na Argentina, buscam-se perceber os caminhos trilhados e os resultados alcançados afim de se estabelecer possíveis comparações entre a EPT de ambos países nas últimas décadas, guiando-se a partir dos estudos comparados em educação.This article is the result of the dialogue between our researches, which analyze models and structures of professional and technological education in contemporary times. In the present article we have chosen the trajectories of Brazil and Argentina, particularly in the last decade, when governments assume development strategies with the State as the main actor, connecting with the Economic Commission for Latin America and the Caribbean – Eclac – strategy in the years 1950/60, facing the challenges of resumption the development. From the historical trajectories and the analysis of the institutions of professional and technological education in Brazil and Argentina, we seek to perceive the ways and results accomplished in order to establish possible comparisons between the professional and technological education of both countries in the last decade, guiding us with the comparative studies in education field.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ,2020-11-10T16:11:52Z2020-11-10T16:11:52Z2020-01-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCastioni, Remi; Silva, Denise Bianca Maduro; Reis Júnior, Reinaldo de Lima. Educação profissional e tecnológica: cotejamentos entre Brasil e Argentina na busca do "novo desenvolvimentismo". Desenvolvimento em Questão, v. 18, n. 50, p. 234-253, 2 jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.50.234-253. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/desenvolvimentoemquestao/article/view/7438. Acesso em: 10 nov. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39620https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.50.234-253(CC BY-NC) - Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/desenvolvimentoemquestao/article/vie w/7438. Acesso em: 10 nov. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessCastioni, RemiSilva, Denise Bianca MaduroReis Júnior, Reinaldo de Limaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-28T21:05:56Zoai:repositorio.unb.br:10482/39620Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-28T21:05:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação profissional e tecnológica : cotejamentos entre Brasil e Argentina na busca do "novo desenvolvimentismo"
Professional and technological education : comparisons between brazil and argentina in search of the “new development”
title Educação profissional e tecnológica : cotejamentos entre Brasil e Argentina na busca do "novo desenvolvimentismo"
spellingShingle Educação profissional e tecnológica : cotejamentos entre Brasil e Argentina na busca do "novo desenvolvimentismo"
Castioni, Remi
Ensino profissional
Ensino técnico
Desenvolvimento
Política pública
Educação comparada
title_short Educação profissional e tecnológica : cotejamentos entre Brasil e Argentina na busca do "novo desenvolvimentismo"
title_full Educação profissional e tecnológica : cotejamentos entre Brasil e Argentina na busca do "novo desenvolvimentismo"
title_fullStr Educação profissional e tecnológica : cotejamentos entre Brasil e Argentina na busca do "novo desenvolvimentismo"
title_full_unstemmed Educação profissional e tecnológica : cotejamentos entre Brasil e Argentina na busca do "novo desenvolvimentismo"
title_sort Educação profissional e tecnológica : cotejamentos entre Brasil e Argentina na busca do "novo desenvolvimentismo"
author Castioni, Remi
author_facet Castioni, Remi
Silva, Denise Bianca Maduro
Reis Júnior, Reinaldo de Lima
author_role author
author2 Silva, Denise Bianca Maduro
Reis Júnior, Reinaldo de Lima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castioni, Remi
Silva, Denise Bianca Maduro
Reis Júnior, Reinaldo de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino profissional
Ensino técnico
Desenvolvimento
Política pública
Educação comparada
topic Ensino profissional
Ensino técnico
Desenvolvimento
Política pública
Educação comparada
description Este artigo é o resultado do diálogo entre pesquisas que analisam modelos e estruturas da educação profissional e tecnológica (EPT) na contemporaneidade. Escolhemos no presente artigo as trajetórias de Brasil e Argentina, particularmente, na última década, quando governos retomaram estratégias de desenvolvimento tendo o Estado como ator principal e conectam-se à estratégia da Comissão Econômica para a América Latina - CEPAL nos anos de 1950/1960, assumindo os desafios da retomada do desenvolvimentismo. A partir das trajetórias históricas das políticas e a análise das instituições de EPT no Brasil e na Argentina, buscam-se perceber os caminhos trilhados e os resultados alcançados afim de se estabelecer possíveis comparações entre a EPT de ambos países nas últimas décadas, guiando-se a partir dos estudos comparados em educação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-10T16:11:52Z
2020-11-10T16:11:52Z
2020-01-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Castioni, Remi; Silva, Denise Bianca Maduro; Reis Júnior, Reinaldo de Lima. Educação profissional e tecnológica: cotejamentos entre Brasil e Argentina na busca do "novo desenvolvimentismo". Desenvolvimento em Questão, v. 18, n. 50, p. 234-253, 2 jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.50.234-253. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/desenvolvimentoemquestao/article/view/7438. Acesso em: 10 nov. 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/39620
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.50.234-253
identifier_str_mv Castioni, Remi; Silva, Denise Bianca Maduro; Reis Júnior, Reinaldo de Lima. Educação profissional e tecnológica: cotejamentos entre Brasil e Argentina na busca do "novo desenvolvimentismo". Desenvolvimento em Questão, v. 18, n. 50, p. 234-253, 2 jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.50.234-253. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/desenvolvimentoemquestao/article/view/7438. Acesso em: 10 nov. 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/39620
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.50.234-253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ,
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ,
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1824043865758236672