Fatores que influenciam a aceitação de tecnologia : a percepção de gestores e funcionários em uma rede de restaurantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Josivania Silva
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Borges, Daniele Meira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21744
http://dx.doi.org/10.20397/g&t.v12i2.401
Resumo: Esta pesquisa fundamentou-se nos modelos de aceitação e prontidão à tecnologia e objetivou investigar a aceitação de tecnologia na percepção de gerentes e garçons de restaurantes, categorizando fatores de estímulo ou resistência. Desenvolveu-se estudo qualitativo em que foram entrevistados 15 garçons e cinco gerentes em cinco unidades de uma rede de restaurantes, durante o primeiro trimestre de 2012. A análise de conteúdo das evidências empíricas foi feita por meio de categorização a priori, sendo as variáveis do modelo teórico adotado as categorias consideradas. Concluiu-se que a facilidade de uso percebida, a utilidade percebida, as normas subjetivas, a qualidade percebida dos resultados e a relevância para o trabalho configuram-se como fatores de estímulo à aceitação de tecnologia. Os respondentes associaram a qualidade percebida dos resultados e a relevância da tecnologia para o trabalho à utilidade percebida, conforme aludido por Venkatesh e Davis (2000).
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