Crescer nas margens : diáspora, migração e movimento nas obras de conceição Evaristo, Edwidge Danticat e Jamaica Kincaid
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/19686 http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.T.19686 |
Resumo: | A presente tese analisa as aproximações e distanciamentos no processo de formação das protagonistas dos romances Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo, Breath, Eyes Memory, de Edwidge Danticat, Lucy e The Autobiography of my Mother, de Jamaica Kincaid. Meninas negras , que sofrendo de um sentimento de não pertencer, realizam movimentos diversos impulsionados por esse sentimento. Esse movimento constante foi o que convencionei chamar de “movimento do não pertencimento” e é um dos mais importantes elos entre as narrativas. As protagonistas realizam suas movimentações de modos diversos, em seu crescer: em migrações transnacionais, dentro de seus próprios países ou mesmo em jornadas in situ. Para entender esse movimento constante e o processo dessas meninas em tornarem-se mulheres precisei utilizar um arcabouço teórico complexo que engloba questões relativas aos Estudos Pós-Coloniais, aos Estudos de Gênero, à Teoria Polissistêmica, aos Estudos das Questões Étnico-Raciais, além das questões referentes aos gêneros narrativos do Gótico e do Romance de Formação, no caso aqui estudado, em sua variação pós-colonial. Todas essas teorias receberam um tratamento crítico e uma abordagem que permitu seguir com elas apenas a “parte do caminho” que fizesse sentido para a compreensão da trajetória das protagonistas, propondo articulações e indagações que possibilitem entender as conexões de suas experiências como sujeitos diaspóricos e migrantes, mas também compreender suas especificidades. |
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Crescer nas margens : diáspora, migração e movimento nas obras de conceição Evaristo, Edwidge Danticat e Jamaica KincaidLiteratura comparadaDiáspora africanaEstudos de gêneroMigraçãoEvaristo, Conceição, 1946- crítica e interpretaçãoDanticat, Edwidge, 1969- crítica e interpretaçãoKincaid, Jamaica, 1949- crítica e interpretaçãoA presente tese analisa as aproximações e distanciamentos no processo de formação das protagonistas dos romances Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo, Breath, Eyes Memory, de Edwidge Danticat, Lucy e The Autobiography of my Mother, de Jamaica Kincaid. Meninas negras , que sofrendo de um sentimento de não pertencer, realizam movimentos diversos impulsionados por esse sentimento. Esse movimento constante foi o que convencionei chamar de “movimento do não pertencimento” e é um dos mais importantes elos entre as narrativas. As protagonistas realizam suas movimentações de modos diversos, em seu crescer: em migrações transnacionais, dentro de seus próprios países ou mesmo em jornadas in situ. Para entender esse movimento constante e o processo dessas meninas em tornarem-se mulheres precisei utilizar um arcabouço teórico complexo que engloba questões relativas aos Estudos Pós-Coloniais, aos Estudos de Gênero, à Teoria Polissistêmica, aos Estudos das Questões Étnico-Raciais, além das questões referentes aos gêneros narrativos do Gótico e do Romance de Formação, no caso aqui estudado, em sua variação pós-colonial. Todas essas teorias receberam um tratamento crítico e uma abordagem que permitu seguir com elas apenas a “parte do caminho” que fizesse sentido para a compreensão da trajetória das protagonistas, propondo articulações e indagações que possibilitem entender as conexões de suas experiências como sujeitos diaspóricos e migrantes, mas também compreender suas especificidades.This dissertation analyses the similarities and differences in the process of upbringing of the protagonists of the novels Ponciá Vicêncio, by Conceição Evaristo, Breath, Eyes Memory, by Edwidge Danticat, Lucy and The Autobiography of my Mother, by Jamaica Kincaid. Black girls, suffering from a feeling of not belonging, perform several movements which are propeled by this feeling. This constant movement is what I call “the nonbelonging movement” and is one of the most important links between the narratives. The protagonists perform their movements in many different ways during their growing up process: in transnational migrations, inside their own countries or even in journeys in situ. In order to understand this constant movement and the process this girls undergo to become women, I needed to use a large and complex scope of theories that include topics from Post Colonial Studies, Gender Studies, Polysystem Theory, Studies of Ethnical and Racial matters, as well as studies concerning narrative genres such as the Gothic and the Bildungsroman, here, specifically, in its postcolonial variation. All these theories received a critical treatment and the approach used allowed me to follow, with them, only a “piece of the way”, using only what made sense to the understanding of the protagonists’ trajectories, proposing articulations and questions that facilitated the comprehension of the connection between their experiences as diasporic and migrant subjects, but also of their specificities.Schwantes, Cíntia Carla MoreiraSadlier, DarleneSantos, Lorena Sales dos2016-03-14T23:04:59Z2016-03-14T23:04:59Z2016-03-142015-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSANTOS, Lorena Sales dos. Crescer nas margens: diáspora, migração e movimento nas obras de conceição Evaristo, Edwidge Danticat e Jamaica Kincaid. 2015. xii,163 f. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/19686http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.T.19686A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-10T14:59:04Zoai:repositorio.unb.br:10482/19686Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-10T14:59:04Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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