Educação pela comunicação e seus significados para jovens : um estudo com participantes da ONG Auçuba Comunicação e Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rêgo, Milena Rodrigues Fernandes do
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9708
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
id UNB_643f68c6b2197de6ffa31fbf6a8b52f0
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/9708
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educação pela comunicação e seus significados para jovens : um estudo com participantes da ONG Auçuba Comunicação e EducaçãoComunicação na educaçãoComunicação e culturaOrganizações não-governamentaisDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.O presente trabalho investigou os significados da formação em linguagem multimídia a partir das perspectivas de um pequeno grupo de jovens de classe popular integrados a uma Organização Não Governamental. Para melhor apreensão dos significados optou-se pela realização de entrevistas que permitissem expressar em narrativas as imbricações da formação em suas vidas. Para contextualização da realidade sociocultural e apreensão da dinâmica das atividades utilizaram-se outras fontes de dados, como pesquisas já realizadas e documentos institucionais. A pesquisa objetivou especificamente descrever, na visão dos jovens, a dinâmica do processo de formação, a avaliação do mesmo, bem como analisar as implicações dessa formação nas vidas desses jovens. A observação analítica das informações obtidas revelou que as aprendizagens dos jovens mais destacadas em suas narrativas dizem respeito a convivência e às ampliações de suas visões de mundo. Pode-se concluir que essa formação contribui na construção das identidades e no fortalecimento da autoestima dos participantes, na medida em que passam a ter um novo olhar sobre si mesmos, sobre os outros e sobre suas comunidades, além de terem o reconhecimento social pelos seus trabalhos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study investigates the meanings of language training in multimedia from the perspectives of a small group of a young working class integrated into an NGO. For better understanding of the meanings, we chose to conduct interviews in narratives that allow them to express the intricacies of training in their lives. For the socio-cultural and contextual understanding of the dynamics of the activities, we used other data sources, as previous studies and institutional documents. The research aims at describing the vision of young people, the dynamics of training, evaluation, and analyzing the implications of such training in their lives. The observation of the analytical information obtained revealed that the learning of young people in their most prominent narratives relates to the living and the enlargements of their worldviews. It can be concluded that such training contributes to the construction of identities, in addition to strengthening the self esteem of the participants in that now have a new look about themselves, about others and about their communities, and obtain a social recognition for their work.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCarneiro, Vânia Lúcia QuintãoRêgo, Milena Rodrigues Fernandes do2011-12-12T14:20:52Z2011-12-12T14:20:52Z2011-12-122011-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRÊGO, Milena Rodrigues Fernandes do. Educação pela comunicação e seus significados para jovens : um estudo com participantes da ONG Auçuba Comunicação e Educação. 2011. 149 f., il. Dissertação(Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9708info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:43:11Zoai:repositorio.unb.br:10482/9708Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:43:11Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação pela comunicação e seus significados para jovens : um estudo com participantes da ONG Auçuba Comunicação e Educação
title Educação pela comunicação e seus significados para jovens : um estudo com participantes da ONG Auçuba Comunicação e Educação
spellingShingle Educação pela comunicação e seus significados para jovens : um estudo com participantes da ONG Auçuba Comunicação e Educação
Rêgo, Milena Rodrigues Fernandes do
Comunicação na educação
Comunicação e cultura
Organizações não-governamentais
title_short Educação pela comunicação e seus significados para jovens : um estudo com participantes da ONG Auçuba Comunicação e Educação
title_full Educação pela comunicação e seus significados para jovens : um estudo com participantes da ONG Auçuba Comunicação e Educação
title_fullStr Educação pela comunicação e seus significados para jovens : um estudo com participantes da ONG Auçuba Comunicação e Educação
title_full_unstemmed Educação pela comunicação e seus significados para jovens : um estudo com participantes da ONG Auçuba Comunicação e Educação
title_sort Educação pela comunicação e seus significados para jovens : um estudo com participantes da ONG Auçuba Comunicação e Educação
author Rêgo, Milena Rodrigues Fernandes do
author_facet Rêgo, Milena Rodrigues Fernandes do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carneiro, Vânia Lúcia Quintão
dc.contributor.author.fl_str_mv Rêgo, Milena Rodrigues Fernandes do
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação na educação
Comunicação e cultura
Organizações não-governamentais
topic Comunicação na educação
Comunicação e cultura
Organizações não-governamentais
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-12T14:20:52Z
2011-12-12T14:20:52Z
2011-12-12
2011-07-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RÊGO, Milena Rodrigues Fernandes do. Educação pela comunicação e seus significados para jovens : um estudo com participantes da ONG Auçuba Comunicação e Educação. 2011. 149 f., il. Dissertação(Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9708
identifier_str_mv RÊGO, Milena Rodrigues Fernandes do. Educação pela comunicação e seus significados para jovens : um estudo com participantes da ONG Auçuba Comunicação e Educação. 2011. 149 f., il. Dissertação(Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/9708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580770197078016