Um convite à cena não ensaiada : enquadres interacionais e letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Diego Borges de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24178
http://dx.doi.org/10.26512/2017.02.D.24178
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2017.
id UNB_64a14d2caec1855660c5b070817aaa1a
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/24178
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Um convite à cena não ensaiada : enquadres interacionais e letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA)SociolinguísticaLetramentoEducação de jovens e adultos - letramentoLinguísticaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2017.Este trabalho se insere no domínio dos estudos interacionais e tem o objetivo de analisar como os enquadres interativos (frames), propostos no domínio da Linguística, contribuem para os estudos de letramento no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Procuramos estabelecer uma interface entre a Sociolinguística Interacional, a partir dos trabalhos de Gumperz (1998); Goffmann (1998) e Tannen (1998) e os estudos de letramento, com Street (2006; 2012; 2014) e Barton (1994), propondo algumas reflexões de natureza prática e linguística no que tange às habilidades, em língua portuguesa, desenvolvidas no âmbito da EJA. Por meio de observação participante, utilizamos como metodologia a orientação etnográfica da pesquisa qualitativa. Os enquadres, gerados a partir de interação face a face, além de referência teórica, nos serviram como base metodológica. Os dados foram gerados em turmas do 3º segmento da EJA, correspondente ao ensino médio na modalidade regular, em escola da rede pública de ensino do Distrito Federal. Por meio deles, foi possível perceber que os enquadres nos revelam muitas possibilidades, especialmente, no que se refere às práticas e aos procedimentos de ampliação do letramento escolar dos estudantes. Notamos que se faz necessário o bom aproveitamento de condições pragmáticas de uso da língua, sobretudo por se tratar de contexto menos escolarizado, como o da EJA. O diálogo entre o conhecimento social e o conhecimento novo, trazido a partir do letramento escolarizado, resulta em um papel de completude no desenvolvimento das competências comunicativa e interacional dos alunos. Neste sentido, ficou evidenciando, ainda, a importância do papel que o professor exerce, como a principal referência em sala de aula. No que tange às entrevistas semiestruturadas, foi possível compreender a importância e o valor que os colaboradores atribuem às habilidades letradas, desenvolvidas a partir do processo de escolarização. Para alguns, os conhecimentos produzidos na escola servem para atender necessidades mais subjetivas e pontuais. Para outros, esses conhecimentos são oportunidades de transformar as suas realidades e representam ações de natureza mais social.This dissertation is inserted in the field of interactive studies and has as its objective analyzing how the proposed frames in the field of Linguistics contribute to literacy studies in the context of Youth and Adult Education (YEA). We try to establish an interface between interactional sociolinguistics, based on the works of Gumperz (1998); Goffmann (1998) and Tannen (1998) and the literacy studies, with Street (2006; 2012; 2014) and Barton (1994), proposing some reflections of a practical and linguistic nature concerning skills with the Portuguese language developed under the scope of YAE. By means of a participative observation, we use as methodology the ethnographic orientation of qualitative research. The frames, resulting from face to face interaction, besides being theoretical reference, served as a methodological basis. The data were gathered in groups of the 3rd segment of the YAE, corresponding to the high school of the regular system, in a school part of the public school system of the Federal District. As a result, it was possible to perceive that the frames reveal many possibilities, especially with regard to the practices and procedures for expanding students' literacy in public system schools. It has been noted that it is necessary to make good use of pragmatic conditions for the use of language, overall considering the fact that we are dealing with a less scholarly context, such as the YAE. The dialogue between social knowledge and new knowledge, brought forth by schooling literacy, results in a wholeness role in the development of students' communicative and interactional skills. In this sense, it was also highlighted the importance of the role that the teacher plays, as the main reference in the classroom. Regarding the semi-structured interviews, it was possible to understand the importance and value that the employees attribute to the literate skills, developed as part of the schooling process. For some, knowledge developed at school serves to meet more subjective and specific needs. For others, these knowledge are opportunities to change their realities and it represents actions of a more social nature.Sousa, Rosineide Magalhães deCarvalho, Diego Borges de2017-08-18T16:53:57Z2017-08-18T16:53:57Z2017-08-182017-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARVALHO, Diego Borges de. Um convite à cena não ensaiada: enquadres interacionais e letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2017. 122 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/24178http://dx.doi.org/10.26512/2017.02.D.24178A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:50:45Zoai:repositorio.unb.br:10482/24178Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:50:45Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Um convite à cena não ensaiada : enquadres interacionais e letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
title Um convite à cena não ensaiada : enquadres interacionais e letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
spellingShingle Um convite à cena não ensaiada : enquadres interacionais e letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Carvalho, Diego Borges de
Sociolinguística
Letramento
Educação de jovens e adultos - letramento
Linguística
title_short Um convite à cena não ensaiada : enquadres interacionais e letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
title_full Um convite à cena não ensaiada : enquadres interacionais e letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
title_fullStr Um convite à cena não ensaiada : enquadres interacionais e letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
title_full_unstemmed Um convite à cena não ensaiada : enquadres interacionais e letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
title_sort Um convite à cena não ensaiada : enquadres interacionais e letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
author Carvalho, Diego Borges de
author_facet Carvalho, Diego Borges de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Rosineide Magalhães de
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Diego Borges de
dc.subject.por.fl_str_mv Sociolinguística
Letramento
Educação de jovens e adultos - letramento
Linguística
topic Sociolinguística
Letramento
Educação de jovens e adultos - letramento
Linguística
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-18T16:53:57Z
2017-08-18T16:53:57Z
2017-08-18
2017-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Diego Borges de. Um convite à cena não ensaiada: enquadres interacionais e letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2017. 122 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/24178
http://dx.doi.org/10.26512/2017.02.D.24178
identifier_str_mv CARVALHO, Diego Borges de. Um convite à cena não ensaiada: enquadres interacionais e letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2017. 122 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/24178
http://dx.doi.org/10.26512/2017.02.D.24178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508231407435776