A leiturização como prática de letramento na educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Rafael Dantas de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/5012
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2008.
id UNB_2400a03e9a34ad994b932caa54cb562a
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/5012
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A leiturização como prática de letramento na educação de jovens e adultosEducação de jovens e adultosLetramentoSociolinguísticaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2008.A pesquisa tem por escopo desenvolver uma metodologia de leiturização que abarque a leitura explícita, a leitura inferencial e a leitura crítica dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), analisando o ensino de Língua Portuguesa como uma prática de letramento. O trabalho apresenta um breve histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, evidenciando a marginalização que é dispensada a essa modalidade de ensino. O desenvolvimento da metodologia de leiturização baseia-se nos preceitos da LDB de 1996 (Lei 9394/96), da Constituição de 1988 e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Língua Portuguesa. Além disso, abarca uma concepção atrelada ao modelo ideológico de letramento, apresentando contribuições significativas da Psicolingüística, da Lingüística Textual e Discursiva e da Sociolingüística Interacional. A pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa participante em que o pesquisador age ativamente na mudança do processo de leitura dos alunos envolvidos neste trabalho. Há uma proposta de leiturização baseada em Dell'Isola (2001) e Bortone (2007), tomando a leitura como uma prática social que possibilita ao aluno exercer seu papel de cidadão crítico e reflexivo. A coleta dos dados deu-se por meio da interação do pesquisador com os sujeitos da pesquisa, chegando a uma análise qualitativa dos dados. Portanto, o desenvolvimento de uma metodologia de leitura com vistas ao letramento para EJA relaciona-se a um processo de leitura como um ato de construção social. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe purpose of this research was to develop a reading methodology that focused on three aspects of the reading process: 1. The reading comprehension of explicit information; 2. The processing of inferences and 3. The development of the readers critical stance toward the written texts, to be used in the youth and adult education. Underlying such methodology there was the concept of literacy as social practices. The work included a short history of youth and adult education in Brazil, which has been historically treated as a marginal educational task, despite the large number of adult illiterates in the country. Several legal documents concerning the policy of youth and adult education were revised. The study followed the principles of The New Studies of Literacy, which are based on the so-called ideological concept of Literacy. The study also drew from the tradition of Text Linguistics, Interactional Sociolinguistics and Psycholinguistics. The adopted qualitative methodology was that of an action participant research by means of which the researcher contributed to the implementation of important changes in the processes of reading in a class of youth and adults, and it was based mainly on Dell’Isola (2001) and Bortone (2007). The results showed that the reading process of the target group was very much improved and that the whole experience turned out to be an act of social construction.Bortone, Márcia ElizabethCarvalho, Rafael Dantas de2010-06-16T16:47:31Z2010-06-16T16:47:31Z2010-06-162008-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARVALHO, Rafael Dantas de. A leiturização como prática de letramento na educação de jovens e adultos. 2008. 150 f. Dissertação (Mestrado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/5012info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:50:50Zoai:repositorio.unb.br:10482/5012Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:50:50Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A leiturização como prática de letramento na educação de jovens e adultos
title A leiturização como prática de letramento na educação de jovens e adultos
spellingShingle A leiturização como prática de letramento na educação de jovens e adultos
Carvalho, Rafael Dantas de
Educação de jovens e adultos
Letramento
Sociolinguística
title_short A leiturização como prática de letramento na educação de jovens e adultos
title_full A leiturização como prática de letramento na educação de jovens e adultos
title_fullStr A leiturização como prática de letramento na educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed A leiturização como prática de letramento na educação de jovens e adultos
title_sort A leiturização como prática de letramento na educação de jovens e adultos
author Carvalho, Rafael Dantas de
author_facet Carvalho, Rafael Dantas de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bortone, Márcia Elizabeth
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Rafael Dantas de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Letramento
Sociolinguística
topic Educação de jovens e adultos
Letramento
Sociolinguística
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2008.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-04
2010-06-16T16:47:31Z
2010-06-16T16:47:31Z
2010-06-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Rafael Dantas de. A leiturização como prática de letramento na educação de jovens e adultos. 2008. 150 f. Dissertação (Mestrado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/5012
identifier_str_mv CARVALHO, Rafael Dantas de. A leiturização como prática de letramento na educação de jovens e adultos. 2008. 150 f. Dissertação (Mestrado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/5012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580779664670720