Epistemologia e a pesquisa em política educacional : vetores que orientam os pesquisadores do campo educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kunz, Sidelmar Alves da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Araújo, Gilvan Charles Cerqueira de, Castioni, Remi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39673
Resumo: Este artigo tem como objetivo delinear o enquadramento epistemológico da pesquisa em política educacional a partir de debates sobre as questões de natureza epistêmica no bojo das ciências naturais e sociais. Neste levantamento, sustentado em análise bibliográfica, verificou-se que a articulação entre as extensas discussões epistemológicas nas ciências naturais e nas sociais e a pesquisa educacional gerou impactos de natureza epistêmica no objeto indicadores de qualidade da educação.
id UNB_652c0fc3379da6e1570e3eb2a74e4448
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/39673
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Epistemologia e a pesquisa em política educacional : vetores que orientam os pesquisadores do campo educacionalEpistemología e investigación en la política educativa : vectores de orientación para los investigadores de campo educativoEpistemologiaPesquisaEducação e EstadoEste artigo tem como objetivo delinear o enquadramento epistemológico da pesquisa em política educacional a partir de debates sobre as questões de natureza epistêmica no bojo das ciências naturais e sociais. Neste levantamento, sustentado em análise bibliográfica, verificou-se que a articulação entre as extensas discussões epistemológicas nas ciências naturais e nas sociais e a pesquisa educacional gerou impactos de natureza epistêmica no objeto indicadores de qualidade da educação.En este artículo se pretende esbozar el marco epistemológico de las investigaciones en la política educativa de los debates acerca de la naturaleza de las cuestiones epistémicas en la estela de las ciencias naturales y sociales. En esta recopilación, con el apoyo de revisión de la bibliografía, se ha encontrado que la relación entre los amplios debates epistemológicos en las ciencias naturales y la investigación social y educativa generó los impactos epistémicos de objeto indicadores en la calidad de la educación.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)Laboratório de Ensino de Geografia do IG-UFU2020-11-27T15:43:24Z2020-11-27T15:43:24Z2017-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfKUNZ, Sidelmar Alves da Silva; ARAÚJO, Gilvan Charles Cerqueira de; CASTIONI, Remi. Epistemologia e a pesquisa em política educacional: vetores que orientam os pesquisadores do campo educacional. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 8, n. 15, p. 17-47, jul./dez. 2017. Disponível em: http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/N15/Resumo-Art2-Revista-Ensino-Geografia-v8-n15-Kunz-Araujo-Castioni.php. Acesso em: 27 nov. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39673Autorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pelos autores, em 17 de novembro de 2020, para disponibilizar a obra, gratuitamente, para fins acadêmicos e não comerciais (leitura, impressão e/ou download) a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.info:eu-repo/semantics/openAccessKunz, Sidelmar Alves da SilvaAraújo, Gilvan Charles Cerqueira deCastioni, Remiporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-28T21:14:56Zoai:repositorio.unb.br:10482/39673Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-28T21:14:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Epistemologia e a pesquisa em política educacional : vetores que orientam os pesquisadores do campo educacional
Epistemología e investigación en la política educativa : vectores de orientación para los investigadores de campo educativo
title Epistemologia e a pesquisa em política educacional : vetores que orientam os pesquisadores do campo educacional
spellingShingle Epistemologia e a pesquisa em política educacional : vetores que orientam os pesquisadores do campo educacional
Kunz, Sidelmar Alves da Silva
Epistemologia
Pesquisa
Educação e Estado
title_short Epistemologia e a pesquisa em política educacional : vetores que orientam os pesquisadores do campo educacional
title_full Epistemologia e a pesquisa em política educacional : vetores que orientam os pesquisadores do campo educacional
title_fullStr Epistemologia e a pesquisa em política educacional : vetores que orientam os pesquisadores do campo educacional
title_full_unstemmed Epistemologia e a pesquisa em política educacional : vetores que orientam os pesquisadores do campo educacional
title_sort Epistemologia e a pesquisa em política educacional : vetores que orientam os pesquisadores do campo educacional
author Kunz, Sidelmar Alves da Silva
author_facet Kunz, Sidelmar Alves da Silva
Araújo, Gilvan Charles Cerqueira de
Castioni, Remi
author_role author
author2 Araújo, Gilvan Charles Cerqueira de
Castioni, Remi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kunz, Sidelmar Alves da Silva
Araújo, Gilvan Charles Cerqueira de
Castioni, Remi
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemologia
Pesquisa
Educação e Estado
topic Epistemologia
Pesquisa
Educação e Estado
description Este artigo tem como objetivo delinear o enquadramento epistemológico da pesquisa em política educacional a partir de debates sobre as questões de natureza epistêmica no bojo das ciências naturais e sociais. Neste levantamento, sustentado em análise bibliográfica, verificou-se que a articulação entre as extensas discussões epistemológicas nas ciências naturais e nas sociais e a pesquisa educacional gerou impactos de natureza epistêmica no objeto indicadores de qualidade da educação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12
2020-11-27T15:43:24Z
2020-11-27T15:43:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KUNZ, Sidelmar Alves da Silva; ARAÚJO, Gilvan Charles Cerqueira de; CASTIONI, Remi. Epistemologia e a pesquisa em política educacional: vetores que orientam os pesquisadores do campo educacional. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 8, n. 15, p. 17-47, jul./dez. 2017. Disponível em: http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/N15/Resumo-Art2-Revista-Ensino-Geografia-v8-n15-Kunz-Araujo-Castioni.php. Acesso em: 27 nov. 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/39673
identifier_str_mv KUNZ, Sidelmar Alves da Silva; ARAÚJO, Gilvan Charles Cerqueira de; CASTIONI, Remi. Epistemologia e a pesquisa em política educacional: vetores que orientam os pesquisadores do campo educacional. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 8, n. 15, p. 17-47, jul./dez. 2017. Disponível em: http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/N15/Resumo-Art2-Revista-Ensino-Geografia-v8-n15-Kunz-Araujo-Castioni.php. Acesso em: 27 nov. 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/39673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Laboratório de Ensino de Geografia do IG-UFU
publisher.none.fl_str_mv Laboratório de Ensino de Geografia do IG-UFU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580904609841152