Entre o passado e o presente : contrastes de acesso à educação infantil no Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Viviane Fernandes Faria
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Müller, Fernanda, Anjos, Juarez José Tuchinski dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33406
http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698187179
Resumo: A criação de Brasília ocorreu em meio a utopias, sobretudo a de superar os problemas sociais dos grandes centros urbanos brasileiros. Uma das estratégias encontradas por Anísio Teixeira foi a apresentação de um projeto educacional inovador, baseado no acesso irrestrito à educação pública da pré-escola à universidade. Ao contrastar o passado e o presente, procuramos evidenciar aspectos das desigualdades na nova capital com foco na Educação Infantil, analisando dois recortes temporais: 1) acontecimentos documentados nos primeiros anos após a fundação da capital; e 2) dados contemporâneos de renda e de acesso à Educação Infantil. Demonstramos que a exclusão social que marca a capital remonta a sua fundação e persiste para além das divisões geográficas entre o Plano Piloto e as demais Regiões Administrativas do Distrito Federal. As desigualdades também são observadas no sistema educacional, sobretudo na Educação Infantil.
id UNB_65d42a934d84323d6b5d7cfd13dfc39e
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/33406
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Entre o passado e o presente : contrastes de acesso à educação infantil no Distrito FederalBetween past and present : contrasts in access to early childhood education in the Federal DistrictEducação de criançasDesigualdade socialDistrito Federal (Brasil)A criação de Brasília ocorreu em meio a utopias, sobretudo a de superar os problemas sociais dos grandes centros urbanos brasileiros. Uma das estratégias encontradas por Anísio Teixeira foi a apresentação de um projeto educacional inovador, baseado no acesso irrestrito à educação pública da pré-escola à universidade. Ao contrastar o passado e o presente, procuramos evidenciar aspectos das desigualdades na nova capital com foco na Educação Infantil, analisando dois recortes temporais: 1) acontecimentos documentados nos primeiros anos após a fundação da capital; e 2) dados contemporâneos de renda e de acesso à Educação Infantil. Demonstramos que a exclusão social que marca a capital remonta a sua fundação e persiste para além das divisões geográficas entre o Plano Piloto e as demais Regiões Administrativas do Distrito Federal. As desigualdades também são observadas no sistema educacional, sobretudo na Educação Infantil.The foundation of Brasilia occurred in the midst of utopias, especially that to overcome the Brazilian urban centers’ social problems. One of the strategies proposed by Anísio Teixeira was the presentation of an innovative educational project, based on unrestricted access to public education from pre-school to university. Contrasting the past and present, we sought to highlight aspects of inequalities in the new capital with a focus on Early Childhood Education, analyzing two moments in time: 1) events documented in the first years after the inauguration of the capital; and 2) contemporary data about income and access to Early Childhood education. We demonstrate that the social exclusion that characterizes the capital goes back to its inauguration and persists beyond the geographical divisions between the Pilot Plan and the other Administrative Regions of the Federal District. Inequality is also observed in the educational system, especially in Early Childhood Education.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais2019-01-02T13:51:24Z2019-01-02T13:51:24Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfPINTO, Viviane Fernandes Faria; MULLER, Fernanda; ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Entre o passado e o presente: contrastes de acesso à educação infantil no Distrito Federal. Educação Revista, Belo Horizonte, v. 34, e187179, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698187179. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100147&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 18 mar. 2019. Epub June 18, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33406http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698187179(CC BY) - https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Viviane Fernandes FariaMüller, FernandaAnjos, Juarez José Tuchinski dosporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-17T18:32:20Zoai:repositorio.unb.br:10482/33406Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-17T18:32:20Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre o passado e o presente : contrastes de acesso à educação infantil no Distrito Federal
Between past and present : contrasts in access to early childhood education in the Federal District
title Entre o passado e o presente : contrastes de acesso à educação infantil no Distrito Federal
spellingShingle Entre o passado e o presente : contrastes de acesso à educação infantil no Distrito Federal
Pinto, Viviane Fernandes Faria
Educação de crianças
Desigualdade social
Distrito Federal (Brasil)
title_short Entre o passado e o presente : contrastes de acesso à educação infantil no Distrito Federal
title_full Entre o passado e o presente : contrastes de acesso à educação infantil no Distrito Federal
title_fullStr Entre o passado e o presente : contrastes de acesso à educação infantil no Distrito Federal
title_full_unstemmed Entre o passado e o presente : contrastes de acesso à educação infantil no Distrito Federal
title_sort Entre o passado e o presente : contrastes de acesso à educação infantil no Distrito Federal
author Pinto, Viviane Fernandes Faria
author_facet Pinto, Viviane Fernandes Faria
Müller, Fernanda
Anjos, Juarez José Tuchinski dos
author_role author
author2 Müller, Fernanda
Anjos, Juarez José Tuchinski dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Viviane Fernandes Faria
Müller, Fernanda
Anjos, Juarez José Tuchinski dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de crianças
Desigualdade social
Distrito Federal (Brasil)
topic Educação de crianças
Desigualdade social
Distrito Federal (Brasil)
description A criação de Brasília ocorreu em meio a utopias, sobretudo a de superar os problemas sociais dos grandes centros urbanos brasileiros. Uma das estratégias encontradas por Anísio Teixeira foi a apresentação de um projeto educacional inovador, baseado no acesso irrestrito à educação pública da pré-escola à universidade. Ao contrastar o passado e o presente, procuramos evidenciar aspectos das desigualdades na nova capital com foco na Educação Infantil, analisando dois recortes temporais: 1) acontecimentos documentados nos primeiros anos após a fundação da capital; e 2) dados contemporâneos de renda e de acesso à Educação Infantil. Demonstramos que a exclusão social que marca a capital remonta a sua fundação e persiste para além das divisões geográficas entre o Plano Piloto e as demais Regiões Administrativas do Distrito Federal. As desigualdades também são observadas no sistema educacional, sobretudo na Educação Infantil.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-01-02T13:51:24Z
2019-01-02T13:51:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINTO, Viviane Fernandes Faria; MULLER, Fernanda; ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Entre o passado e o presente: contrastes de acesso à educação infantil no Distrito Federal. Educação Revista, Belo Horizonte, v. 34, e187179, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698187179. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100147&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 18 mar. 2019. Epub June 18, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33406
http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698187179
identifier_str_mv PINTO, Viviane Fernandes Faria; MULLER, Fernanda; ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Entre o passado e o presente: contrastes de acesso à educação infantil no Distrito Federal. Educação Revista, Belo Horizonte, v. 34, e187179, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698187179. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100147&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 18 mar. 2019. Epub June 18, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33406
http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698187179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv (CC BY) - https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv (CC BY) - https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508197438816256