Representações em educação on-line : um estudo das "falas" na perspectiva dos sujeitos aprendizes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Vera Lucia de Azevedo
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/3455
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2003.
id UNB_660c72dc51e98c262c6fb7e1f65931ad
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/3455
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Representações em educação on-line : um estudo das "falas" na perspectiva dos sujeitos aprendizesEnsino a distânciaComunidade de aprendizagemAprendizagemEducaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2003.O advento da Internet e a ampliação da oferta de serviços da rede vêm propiciando uma transição de paradigmas na área educacional, engendrando revisão nos conceitos de ensinar e aprender. Na educação a distância online, são formadas comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa que se utilizam de ferramentas comunicativas síncronas e assíncronas, que ensejam interação e permitem aos alunos estabelecer trocas com seus pares e seu professor, colocar seus pontos de vista, discutir idéias, enfim construir uma série de representações. Este estudo identifica e interpreta algumas representações individuais construídas por alunos de um curso online, no que diz respeito à nova temporalidade e ao novo espaço; à interação social; à retomada da linguagem escrita e à questão do conhecimento. A pesquisa alerta para alguns dos problemas a serem enfrentados por aqueles que se propõem oferecer um curso online, pois o advento da WWW pode propiciar a democratização do saber, mas ainda representa algo a ser assimilado pelos aprendizes. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe coming of the Internet has broadened the rendering of services and is creating a transition of paradigms in the educational field, engendering a new approach in the concepts of teaching and learning. In online education cooperative virtual learning communities are formed which utilize synchronic and asynchronic tools, creating interaction and allowing students to establish exchange of information with their peers and teachers, show their viewpoint, discuss ideas, in other words to build a series of representations. This study identifies and interprets some of these individual representations built by an online course, in respect to the temporality, the new space, the new possibilities of social interaction, the retaking of the written word and the various aspects of knowledge. This research warns us to some of the problems to be faced by those who offer on online course, because the coming of the WWW can foster the democratization of knowledge, but it also represents something to be assimilated by learners.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMoraes, Raquel de AlmeidaSiqueira, Vera Lucia de Azevedo2010-01-27T18:50:48Z2010-01-27T18:50:48Z2006-05-282003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSIQUEIRA, Vera Lúcia de Azevedo. Representações em educação on-line: um estudo das "falas" na perspectiva dos sujeitos aprendizes. 2003. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2003.http://repositorio.unb.br/handle/10482/3455info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:43:11Zoai:repositorio.unb.br:10482/3455Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:43:11Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações em educação on-line : um estudo das "falas" na perspectiva dos sujeitos aprendizes
title Representações em educação on-line : um estudo das "falas" na perspectiva dos sujeitos aprendizes
spellingShingle Representações em educação on-line : um estudo das "falas" na perspectiva dos sujeitos aprendizes
Siqueira, Vera Lucia de Azevedo
Ensino a distância
Comunidade de aprendizagem
Aprendizagem
Educação
title_short Representações em educação on-line : um estudo das "falas" na perspectiva dos sujeitos aprendizes
title_full Representações em educação on-line : um estudo das "falas" na perspectiva dos sujeitos aprendizes
title_fullStr Representações em educação on-line : um estudo das "falas" na perspectiva dos sujeitos aprendizes
title_full_unstemmed Representações em educação on-line : um estudo das "falas" na perspectiva dos sujeitos aprendizes
title_sort Representações em educação on-line : um estudo das "falas" na perspectiva dos sujeitos aprendizes
author Siqueira, Vera Lucia de Azevedo
author_facet Siqueira, Vera Lucia de Azevedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moraes, Raquel de Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Vera Lucia de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Comunidade de aprendizagem
Aprendizagem
Educação
topic Ensino a distância
Comunidade de aprendizagem
Aprendizagem
Educação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2003.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2006-05-28
2010-01-27T18:50:48Z
2010-01-27T18:50:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SIQUEIRA, Vera Lúcia de Azevedo. Representações em educação on-line: um estudo das "falas" na perspectiva dos sujeitos aprendizes. 2003. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/3455
identifier_str_mv SIQUEIRA, Vera Lúcia de Azevedo. Representações em educação on-line: um estudo das "falas" na perspectiva dos sujeitos aprendizes. 2003. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/3455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508236953354240