O trabalho docente e o nó dialético gênero, raça e classe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Fernando Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45974
Resumo: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
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spelling O trabalho docente e o nó dialético gênero, raça e classeeaching work and the dialectic knot of gender, race and classEl trabajo docente y el nudo dialéctico género, raza y claseTrabalho docenteProfessores - formaçãoEducação básicaTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.A tese possui como objetivo compreender as mediações do nó dialético gênero, raça e classe na constituição dos sentidos atribuídos para o trabalho docente de professoras e professores da Educação Básica da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal (SEEDF). Para tanto, foram realizadas narrativas escritas e entrevistas narrativas com professoras e professores da SEEDF. Na análise, a partir do materialismo histórico-dialético, emergiram três categorias: i) Querer ser professora/professor: história de vida – objetividade e subjetividade na qual apreendemos que existem funções sociais atribuídas para o exercício da docência em diferentes etapas e áreas. Essas são afirmadas por especificidades de atuação constituídas historicamente, suas justificativas e “possibilidades” reproduzem condições que perpassam o nó dialético gênero, raça, classe, bem como dicotomias, divisões no exercício do trabalho docente e do mundo do trabalho. Há uma predominância da docência como possibilidade de ascensão social com vistas ao atendimento da empregabilidade para estudantes da classe trabalhadora, mulheres e pessoas negras em condições singulares de formação inicial e continuada. Na categoria ii) Estar professora/professor: trabalho docente e o nó dialético gênero, raça e classe, chegamos à síntese de que o trabalho docente, no contexto das relações capitalistas, expressa a dinâmica de disputa pela hegemonia no interior do Estado, situando as vivências de professoras e professores nas contradições constituídas por relações sociais de gênero, raça e classe. A natureza do trabalho docente atribui a ele grau relativo de autonomia, embora submetido a ações de controle na disputa por um projeto de sociedade, escola e formação. Nesse contexto, e frente aos elementos que compõem a estrutura e a superestrutura, o vir a ser professora e professor se constitui a partir da dinâmica de relações conflituosas no interior da escola, que reproduzem o racismo, o sexismo e as condições de classe, em um processo de esvaziamento da consciência coletiva e conformação da opressão-exploração pela alienação. Com a categoria iii) O vir a ser professora/professor: naturalização e alienação, foi possível compreender que a constituição do vir a ser professora e professor pela alienação se fundamenta a partir de uma orientação fetichizada, reiterada por demandas do cotidiano, que tendem a submeter professoras e professores a sentidos de conformação e imobilismo e, assim, naturalizam diferentes momentos e instâncias de constituição social. São mediações que perpassam as histórias de vida, vivências do e no trabalho docente, situadas na base material de contradição capital-trabalho e mediadas pela dialética do nó gênero, raça e classe, sistematizando um processo de fragmentação que atinge professoras/professores e descola sua constituição e função das mediações que compõem a totalidade social. Em consequência, buscam saídas individuais em atendimento ao pragmático, o que tende a culpabilizá-las (los) por processos de exploração-opressão e esvazia o sentido social, político e ontológico do trabalho docente. Frente aos elementos apreendidos, fortalecemos a tese de que o ponto de partida para a resistência está no caráter emancipador que sintetiza a função da escola, a função docente e sua efetivação por meio da práxis, bem como a formação de professores sob princípios que fortaleçam a unidade teoria-prática. Afirma-se, aqui, a potencialidade da educação em uma dimensão ontológica e revolucionária pela categoria trabalho, enquanto princípio formativo, de constituição do ser social na concretude de base dialética do nó em movimento com as contradições sociais de gênero, raça e classe.The thesis aims to understand the mediations of the dialectic knot of gender, race, and class in the constitution of the meanings attributed to the teaching work of teachers in basic education in the Education Secretariat of the Federal District. To this end, written narratives and narrative interviews were conducted with teachers in the Education Secretariat of the Federal District. In the analysis, based on historical dialectical materialism, three categories emerged: i) Wanting to be a teacher: life history - objectivity and subjectivity, where we learned that there are social functions attributed to the teaching profession in different stages and areas. These are affirmed by specificities of action historically constituted, their justifications and "possibilities" reproduce conditions that go through the dialectic knot of gender, race, class, as well as dichotomies, divisions in the exercise of teaching work and the world of work. There is a predominance of teaching as a possibility of social ascension with a view to meeting the employability needs of working-class students, women, and black people in unique initial and continuing education conditions. Category ii) Being a teacher: teaching work and the dialectic knot of gender, race, and class, we arrived at the synthesis that teaching work, in the context of capitalist relations, expresses the dynamics of the dispute for hegemony within the State. Situating the experiences of teachers in the contradictions constituted by gender, race, and class social relations. The nature of teaching work assigns a relative degree of autonomy to it, although subject to control actions in the dispute for a project of society, school, and education. In this context, and facing the elements that make up the structure and superstructure, becoming a teacher is constituted from the dynamics of conflicting relations within the school, which reproduce racism, sexism, and class conditions, in a process of emptying collective consciousness and conforming to oppression-exploitation through alienation. In category iii) Becoming a teacher: naturalization and alienation, it was possible to understand that the constitution of becoming a teacher through alienation is based on a fetishized orientation, reiterated by daily demands, which tend to submit teachers to senses of conformation and immobility. Thus, they naturalize different moments and instances of social constitution. They are mediations that go through life histories, experiences of and in teaching work, situated in the material base of the capital-labor contradiction and mediated by the dialectic of the knot of gender, race, and class. This systematizes a process of fragmentation that affects teachers and detaches their constitution and function from the mediations that make up social totality. As a result, they seek individual solutions in response to the pragmatic, which tends to blame them for processes of exploitation-oppression and empties the social, political, and ontological sense of teaching work. In view of the elements apprehended, we strengthen the thesis that the starting point for resistance lies in the emancipatory character that synthesizes the function of the school, the teaching function, and its realization through praxis, as well as the formation of teachers under principles that strengthen the theory-practice unity. Here, the potentiality of education is affirmed in an ontological and revolutionary dimension through the category of work, as a formative principle, of the constitution of the social being, in the concreteness of the dialectical base of the knot in motion with the social contradictions of gender, race, and class.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSilva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro daSousa, Fernando Santos2023-06-20T17:40:41Z2023-06-20T17:40:41Z2023-06-202023-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSOUSA, Fernando Santos. O trabalho docente e o nó dialético gênero, raça e classe. 2023. 271 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45974porA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T17:21:35Zoai:repositorio.unb.br:10482/45974Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T17:21:35Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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