TRABALHO DOCENTE E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/326 |
Resumo: | O artigo a seguir tem por objetivo possibilitar reflexões sobre as obras de Marx, Saviani e Enguita, apontando as contribuições da relação entre a escola e o capitalismo do(no) mundo do trabalho. Diante disso, destacamos a efetivação do trabalho docente, das condições materiais da sua existência, considerando que a sala de aula é a primeira bancada de trabalho do futuro trabalhador. Estas questões foram analisadas a partir de uma pesquisa bibliográfica, em que, enfatizamos os seguintes elementos: trabalho e a escola, formação continuada de professores e educação básica. O papel da formação continuada é uma estratégia de melhoria permanente da qualidade da educação e esse tipo de formação deverá visar à abertura de novos horizontes na atuação profissional e terá como finalidade a reflexão sobre a prática educacional e a busca de seu aperfeiçoamento técnico, ético e político. Dessa forma, diante de tantas exigências cada vez mais impositivas no mundo do trabalho, é preciso ressaltar que a formação dos docentes exige que estes profissionais desenvolvam conhecimentos cada vez mais complexos para fazer frente a situações, às vezes, paradoxais. Nessa perspectiva, a formação continuada de professores na educação básica deve permitir que se viva, na profissão, uma experiência prazerosa, valorizada por permitir tanto desvendar novas formas de ser, pensar e sentir, como a construção de projetos coletivos éticos para o mundo em que se vive. |
id |
FAMA-0_f9dbb9dc82f644bec9b75763ffa6c1ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/326 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
TRABALHO DOCENTE E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICAEducação. Formação Docente.Educação básica. Formação continuada. Trabalho docente.O artigo a seguir tem por objetivo possibilitar reflexões sobre as obras de Marx, Saviani e Enguita, apontando as contribuições da relação entre a escola e o capitalismo do(no) mundo do trabalho. Diante disso, destacamos a efetivação do trabalho docente, das condições materiais da sua existência, considerando que a sala de aula é a primeira bancada de trabalho do futuro trabalhador. Estas questões foram analisadas a partir de uma pesquisa bibliográfica, em que, enfatizamos os seguintes elementos: trabalho e a escola, formação continuada de professores e educação básica. O papel da formação continuada é uma estratégia de melhoria permanente da qualidade da educação e esse tipo de formação deverá visar à abertura de novos horizontes na atuação profissional e terá como finalidade a reflexão sobre a prática educacional e a busca de seu aperfeiçoamento técnico, ético e político. Dessa forma, diante de tantas exigências cada vez mais impositivas no mundo do trabalho, é preciso ressaltar que a formação dos docentes exige que estes profissionais desenvolvam conhecimentos cada vez mais complexos para fazer frente a situações, às vezes, paradoxais. Nessa perspectiva, a formação continuada de professores na educação básica deve permitir que se viva, na profissão, uma experiência prazerosa, valorizada por permitir tanto desvendar novas formas de ser, pensar e sentir, como a construção de projetos coletivos éticos para o mundo em que se vive.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASantos, Diego MarlonDemizu, Fabiana Silva BottaAraújo, Renan Bandeirante deMendes, Claudinei Magno Magre2018-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/32610.29031/pedf.v13i10.326Pedagogia em Foco; v. 13, n. 10 (2018): Pedagogia em Foco; 46-622178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/326/310Direitos autorais 2018 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/326Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.972Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRABALHO DOCENTE E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title |
TRABALHO DOCENTE E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
spellingShingle |
TRABALHO DOCENTE E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Santos, Diego Marlon Educação. Formação Docente. Educação básica. Formação continuada. Trabalho docente. |
title_short |
TRABALHO DOCENTE E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full |
TRABALHO DOCENTE E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_fullStr |
TRABALHO DOCENTE E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full_unstemmed |
TRABALHO DOCENTE E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_sort |
TRABALHO DOCENTE E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
author |
Santos, Diego Marlon |
author_facet |
Santos, Diego Marlon Demizu, Fabiana Silva Botta Araújo, Renan Bandeirante de Mendes, Claudinei Magno Magre |
author_role |
author |
author2 |
Demizu, Fabiana Silva Botta Araújo, Renan Bandeirante de Mendes, Claudinei Magno Magre |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Diego Marlon Demizu, Fabiana Silva Botta Araújo, Renan Bandeirante de Mendes, Claudinei Magno Magre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Formação Docente. Educação básica. Formação continuada. Trabalho docente. |
topic |
Educação. Formação Docente. Educação básica. Formação continuada. Trabalho docente. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O artigo a seguir tem por objetivo possibilitar reflexões sobre as obras de Marx, Saviani e Enguita, apontando as contribuições da relação entre a escola e o capitalismo do(no) mundo do trabalho. Diante disso, destacamos a efetivação do trabalho docente, das condições materiais da sua existência, considerando que a sala de aula é a primeira bancada de trabalho do futuro trabalhador. Estas questões foram analisadas a partir de uma pesquisa bibliográfica, em que, enfatizamos os seguintes elementos: trabalho e a escola, formação continuada de professores e educação básica. O papel da formação continuada é uma estratégia de melhoria permanente da qualidade da educação e esse tipo de formação deverá visar à abertura de novos horizontes na atuação profissional e terá como finalidade a reflexão sobre a prática educacional e a busca de seu aperfeiçoamento técnico, ético e político. Dessa forma, diante de tantas exigências cada vez mais impositivas no mundo do trabalho, é preciso ressaltar que a formação dos docentes exige que estes profissionais desenvolvam conhecimentos cada vez mais complexos para fazer frente a situações, às vezes, paradoxais. Nessa perspectiva, a formação continuada de professores na educação básica deve permitir que se viva, na profissão, uma experiência prazerosa, valorizada por permitir tanto desvendar novas formas de ser, pensar e sentir, como a construção de projetos coletivos éticos para o mundo em que se vive. |
description |
O artigo a seguir tem por objetivo possibilitar reflexões sobre as obras de Marx, Saviani e Enguita, apontando as contribuições da relação entre a escola e o capitalismo do(no) mundo do trabalho. Diante disso, destacamos a efetivação do trabalho docente, das condições materiais da sua existência, considerando que a sala de aula é a primeira bancada de trabalho do futuro trabalhador. Estas questões foram analisadas a partir de uma pesquisa bibliográfica, em que, enfatizamos os seguintes elementos: trabalho e a escola, formação continuada de professores e educação básica. O papel da formação continuada é uma estratégia de melhoria permanente da qualidade da educação e esse tipo de formação deverá visar à abertura de novos horizontes na atuação profissional e terá como finalidade a reflexão sobre a prática educacional e a busca de seu aperfeiçoamento técnico, ético e político. Dessa forma, diante de tantas exigências cada vez mais impositivas no mundo do trabalho, é preciso ressaltar que a formação dos docentes exige que estes profissionais desenvolvam conhecimentos cada vez mais complexos para fazer frente a situações, às vezes, paradoxais. Nessa perspectiva, a formação continuada de professores na educação básica deve permitir que se viva, na profissão, uma experiência prazerosa, valorizada por permitir tanto desvendar novas formas de ser, pensar e sentir, como a construção de projetos coletivos éticos para o mundo em que se vive. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/326 10.29031/pedf.v13i10.326 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/326 |
identifier_str_mv |
10.29031/pedf.v13i10.326 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/326/310 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 13, n. 10 (2018): Pedagogia em Foco; 46-62 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926381613056 |