TRABALHO DOCENTE E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Diego Marlon
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Demizu, Fabiana Silva Botta, Araújo, Renan Bandeirante de, Mendes, Claudinei Magno Magre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/326
Resumo: O artigo a seguir tem por objetivo possibilitar reflexões sobre as obras de Marx, Saviani e Enguita, apontando as contribuições da relação entre a escola e o capitalismo do(no) mundo do trabalho. Diante disso, destacamos a efetivação do trabalho docente, das condições materiais da sua existência, considerando que a sala de aula é a primeira bancada de trabalho do futuro trabalhador. Estas questões foram analisadas a partir de uma pesquisa bibliográfica, em que, enfatizamos os seguintes elementos: trabalho e a escola, formação continuada de professores e educação básica. O papel da formação continuada é uma estratégia de melhoria permanente da qualidade da educação e esse tipo de formação deverá visar à abertura de novos horizontes na atuação profissional e terá como finalidade a reflexão sobre a prática educacional e a busca de seu aperfeiçoamento técnico, ético e político. Dessa forma, diante de tantas exigências cada vez mais impositivas no mundo do trabalho, é preciso ressaltar que a formação dos docentes exige que estes profissionais desenvolvam conhecimentos cada vez mais complexos para fazer frente a situações, às vezes, paradoxais. Nessa perspectiva, a formação continuada de professores na educação básica deve permitir que se viva, na profissão, uma experiência prazerosa, valorizada por permitir tanto desvendar novas formas de ser, pensar e sentir, como a construção de projetos coletivos éticos para o mundo em que se vive.
id FAMA-0_f9dbb9dc82f644bec9b75763ffa6c1ae
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/326
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling TRABALHO DOCENTE E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICAEducação. Formação Docente.Educação básica. Formação continuada. Trabalho docente.O artigo a seguir tem por objetivo possibilitar reflexões sobre as obras de Marx, Saviani e Enguita, apontando as contribuições da relação entre a escola e o capitalismo do(no) mundo do trabalho. Diante disso, destacamos a efetivação do trabalho docente, das condições materiais da sua existência, considerando que a sala de aula é a primeira bancada de trabalho do futuro trabalhador. Estas questões foram analisadas a partir de uma pesquisa bibliográfica, em que, enfatizamos os seguintes elementos: trabalho e a escola, formação continuada de professores e educação básica. O papel da formação continuada é uma estratégia de melhoria permanente da qualidade da educação e esse tipo de formação deverá visar à abertura de novos horizontes na atuação profissional e terá como finalidade a reflexão sobre a prática educacional e a busca de seu aperfeiçoamento técnico, ético e político. Dessa forma, diante de tantas exigências cada vez mais impositivas no mundo do trabalho, é preciso ressaltar que a formação dos docentes exige que estes profissionais desenvolvam conhecimentos cada vez mais complexos para fazer frente a situações, às vezes, paradoxais. Nessa perspectiva, a formação continuada de professores na educação básica deve permitir que se viva, na profissão, uma experiência prazerosa, valorizada por permitir tanto desvendar novas formas de ser, pensar e sentir, como a construção de projetos coletivos éticos para o mundo em que se vive.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASantos, Diego MarlonDemizu, Fabiana Silva BottaAraújo, Renan Bandeirante deMendes, Claudinei Magno Magre2018-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/32610.29031/pedf.v13i10.326Pedagogia em Foco; v. 13, n. 10 (2018): Pedagogia em Foco; 46-622178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/326/310Direitos autorais 2018 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/326Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.972Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv TRABALHO DOCENTE E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title TRABALHO DOCENTE E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle TRABALHO DOCENTE E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Santos, Diego Marlon
Educação. Formação Docente.
Educação básica. Formação continuada. Trabalho docente.
title_short TRABALHO DOCENTE E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full TRABALHO DOCENTE E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr TRABALHO DOCENTE E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed TRABALHO DOCENTE E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort TRABALHO DOCENTE E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
author Santos, Diego Marlon
author_facet Santos, Diego Marlon
Demizu, Fabiana Silva Botta
Araújo, Renan Bandeirante de
Mendes, Claudinei Magno Magre
author_role author
author2 Demizu, Fabiana Silva Botta
Araújo, Renan Bandeirante de
Mendes, Claudinei Magno Magre
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Diego Marlon
Demizu, Fabiana Silva Botta
Araújo, Renan Bandeirante de
Mendes, Claudinei Magno Magre
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Formação Docente.
Educação básica. Formação continuada. Trabalho docente.
topic Educação. Formação Docente.
Educação básica. Formação continuada. Trabalho docente.
dc.description.none.fl_txt_mv O artigo a seguir tem por objetivo possibilitar reflexões sobre as obras de Marx, Saviani e Enguita, apontando as contribuições da relação entre a escola e o capitalismo do(no) mundo do trabalho. Diante disso, destacamos a efetivação do trabalho docente, das condições materiais da sua existência, considerando que a sala de aula é a primeira bancada de trabalho do futuro trabalhador. Estas questões foram analisadas a partir de uma pesquisa bibliográfica, em que, enfatizamos os seguintes elementos: trabalho e a escola, formação continuada de professores e educação básica. O papel da formação continuada é uma estratégia de melhoria permanente da qualidade da educação e esse tipo de formação deverá visar à abertura de novos horizontes na atuação profissional e terá como finalidade a reflexão sobre a prática educacional e a busca de seu aperfeiçoamento técnico, ético e político. Dessa forma, diante de tantas exigências cada vez mais impositivas no mundo do trabalho, é preciso ressaltar que a formação dos docentes exige que estes profissionais desenvolvam conhecimentos cada vez mais complexos para fazer frente a situações, às vezes, paradoxais. Nessa perspectiva, a formação continuada de professores na educação básica deve permitir que se viva, na profissão, uma experiência prazerosa, valorizada por permitir tanto desvendar novas formas de ser, pensar e sentir, como a construção de projetos coletivos éticos para o mundo em que se vive.
description O artigo a seguir tem por objetivo possibilitar reflexões sobre as obras de Marx, Saviani e Enguita, apontando as contribuições da relação entre a escola e o capitalismo do(no) mundo do trabalho. Diante disso, destacamos a efetivação do trabalho docente, das condições materiais da sua existência, considerando que a sala de aula é a primeira bancada de trabalho do futuro trabalhador. Estas questões foram analisadas a partir de uma pesquisa bibliográfica, em que, enfatizamos os seguintes elementos: trabalho e a escola, formação continuada de professores e educação básica. O papel da formação continuada é uma estratégia de melhoria permanente da qualidade da educação e esse tipo de formação deverá visar à abertura de novos horizontes na atuação profissional e terá como finalidade a reflexão sobre a prática educacional e a busca de seu aperfeiçoamento técnico, ético e político. Dessa forma, diante de tantas exigências cada vez mais impositivas no mundo do trabalho, é preciso ressaltar que a formação dos docentes exige que estes profissionais desenvolvam conhecimentos cada vez mais complexos para fazer frente a situações, às vezes, paradoxais. Nessa perspectiva, a formação continuada de professores na educação básica deve permitir que se viva, na profissão, uma experiência prazerosa, valorizada por permitir tanto desvendar novas formas de ser, pensar e sentir, como a construção de projetos coletivos éticos para o mundo em que se vive.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/326
10.29031/pedf.v13i10.326
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/326
identifier_str_mv 10.29031/pedf.v13i10.326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/326/310
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 13, n. 10 (2018): Pedagogia em Foco; 46-62
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926381613056