Reinventando a aula : por um contexto cooperativo para a aprendizagem de inglês como língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura Filho, Augusto César Luitgards
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1541
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2000.
id UNB_66b295750d9a7c254f4899080c16bc73
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/1541
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Reinventando a aula : por um contexto cooperativo para a aprendizagem de inglês como língua estrangeiraLíngua inglesa - estudo e ensinoAprendizagem cooperativaMetodologia de ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2000.Esta dissertação é resultante de um trabalho de pesquisa voltado para a análise de estratégias cooperativas empregadas no ensino de língua inglesa como língua estrangeira e advoga a implantação dessas estratégias como uma alternativa às aulas convencionais de idiomas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa (Erickson, 1986) que tem como suporte metodológico, para a coleta e análise de dados, os referenciais da etnografia (Hammersley & Atkinson, 1983; Emerson et al., 1995; Fetterman, 1998; Sanjek, 1990; Cançado, 1994; Chaudron, 1995; Thomas, 1993; André, 1995; Burgess, 1984, 1991; May, 1997 e Watson-Gegeo, 1988, 1997). Os aspectos cooperativos em sala de aula foram abordados tendo como referenciais teóricos os textos de Vygotsky (1978), Nicolopoulou & Cole (1993), Nunan (1993), Gaies (1985), Bortoni (1988, 1997), Cazden (1988), Erickson (1989), Johnson et al. (1991), Niquini (1997), Ehrman & Dörnyei (1998) e High (1993). A pesquisa constata a presença de estratégias cooperativas na sala de aula pesquisada mas evidencia que, não raro, o contexto cooperativo ocorre de forma intuitiva e não como decorrência de ações planejadas pela professora ou aluno(a)s. Ao realçar a importância das estratégias cooperativas, a pesquisa constata que, para que o potencial delas realize-se o mais plenamente possível, é indispensável a capacitação do(a)s docentes a fim de que se habilitem a redimensionar suas práticas pedagógicas e, conseqüentemente, agreguem solidariedade à construção do saber. Pretendemos, ao apresentar esses resultados, promover a reflexão sobre a necessidade de se buscar alternativas que potencializem os resultados dos esforços do(a)s professore(a)s e aluno(a)s em situações de ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis thesis is the result of a research study geared towards the analysis of co-operative strategies used in the teaching of English as a foreign language and it seeks to advocate the implementation of these strategies as an alternative to conventional language classes. It is a qualitative study (Erickson, 1986) and for its methodology in the collection and analysis of data, it adopts ethnographic references (Hammersley & Atkinson, 1983; Emerson et al., 1994; Fetterman, 1998; Sanjek, 1990; Cançado, 1994; Chaudron, 1995; Thomas, 1993; André, 1995; Burgess, 1984, 1991; May, 1997 and Watson-Gegeo, 1988, 1997). Co-operative aspects in the classroom were considered based upon theoretical perspectives found in texts by Vygotsky (1978), Nunan (1993), Gaies (1985), Bortoni (1988, 1997), Cazden (1988), Erickson (1989), Johnson et al. (1991), Niquini (1997), Ehrman & Dörnyei (1998) and High (1993). The study registers the existence of co-operative strategies in the classroom studied. At the same time, however, it observes that, not rarely, the co-operative context occurs intuitively and not as a result of actions planned by the teacher or student(s). The research highlights the importance of co-operative strategies and proves that for these to be maximised, the training of teachers is fundamental in order for the same to remodel pedagogical practices and in turn bring solidarity to the construction of knowledge. By presenting these results, we seek to encourage reflection on the need to find alternatives that give full potential to teachers’ and students’ efforts in English as a foreign language teaching-learning situations.Bortoni-Ricardo, Stella MarisMoura Filho, Augusto César Luitgards2009-07-31T12:19:20Z2009-07-31T12:19:20Z2009-07-312000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOURA FILHO, Augusto César Luitgards. Reinventando a aula: por um contexto cooperativo para a aprendizagem de inglês como língua estrangeira. 2000. 116 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2000.http://repositorio.unb.br/handle/10482/1541info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:32:14Zoai:repositorio.unb.br:10482/1541Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:32:14Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Reinventando a aula : por um contexto cooperativo para a aprendizagem de inglês como língua estrangeira
title Reinventando a aula : por um contexto cooperativo para a aprendizagem de inglês como língua estrangeira
spellingShingle Reinventando a aula : por um contexto cooperativo para a aprendizagem de inglês como língua estrangeira
Moura Filho, Augusto César Luitgards
Língua inglesa - estudo e ensino
Aprendizagem cooperativa
Metodologia de ensino
title_short Reinventando a aula : por um contexto cooperativo para a aprendizagem de inglês como língua estrangeira
title_full Reinventando a aula : por um contexto cooperativo para a aprendizagem de inglês como língua estrangeira
title_fullStr Reinventando a aula : por um contexto cooperativo para a aprendizagem de inglês como língua estrangeira
title_full_unstemmed Reinventando a aula : por um contexto cooperativo para a aprendizagem de inglês como língua estrangeira
title_sort Reinventando a aula : por um contexto cooperativo para a aprendizagem de inglês como língua estrangeira
author Moura Filho, Augusto César Luitgards
author_facet Moura Filho, Augusto César Luitgards
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bortoni-Ricardo, Stella Maris
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura Filho, Augusto César Luitgards
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - estudo e ensino
Aprendizagem cooperativa
Metodologia de ensino
topic Língua inglesa - estudo e ensino
Aprendizagem cooperativa
Metodologia de ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2000.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2009-07-31T12:19:20Z
2009-07-31T12:19:20Z
2009-07-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOURA FILHO, Augusto César Luitgards. Reinventando a aula: por um contexto cooperativo para a aprendizagem de inglês como língua estrangeira. 2000. 116 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2000.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/1541
identifier_str_mv MOURA FILHO, Augusto César Luitgards. Reinventando a aula: por um contexto cooperativo para a aprendizagem de inglês como língua estrangeira. 2000. 116 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2000.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/1541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508369279451136