Lei dos cossenos : uma visão plural e enriquecedora para o Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Douglas Gomes de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47452
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2023.
id UNB_670774ba53c3d7220d738bf882132f08
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/47452
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Lei dos cossenos : uma visão plural e enriquecedora para o Ensino MédioTrigonometriaLei dos cossenosGeometria planaMatemática (Ensino médio)Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2023.Esta dissertação trata de uma apresentação didática com foco nas diferentes formas de demonstração e na versatilidade das aplicações da lei dos cossenos na arquitetura de Brasília. Usando a teoria sócio-histórica de Vygotsky e a construção do processo de aprendizagem da matemática temos como um dos focos promover a compreensão, interação e utilização por meio de diferentes abordagens de representação matemática (algébrica, geométrica e computacional) por meio da geometria analítica, plana e dinâmica, proporcionando por meio desses instrumentos e linguagens adequadas o enriquecimento da aprendizagem. Será abordado também, a aplicação da lei dos cossenos, na arquitetura de Brasília, levando em consideração alguns monumentos e contribuições deixadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Assim como, a aplicação no GeoGebra de forma inovadora, onde os estudantes explorem de forma tecnológica outros recursos para resolução dos modelos matemáticos.This dissertation presents a didactic presentation that focuses on the various forms of demonstration and the versatile applications of the law of cosines in the architecture of Brasilia. Drawing upon Vygotsky’s sociohistorical theory and the construction of the mathematics learning process, our objective is to foster understanding, interaction, and utilization through different approaches to mathematical representation (algebraic, geometric, and computational) using analytical geometry, both static and dynamic. By employing these tools and appropriate languages, we aim to enhance the learning experience. Furthermore, we will explore the application of the law of cosines in the context of Brasilia’s architecture, considering notable monuments and contributions by the architect Oscar Niemeyer. Additionally, we will leverage GeoGebra in an innovative manner, allowing students to explore alternative resources for solving mathematical models in a technological way.Instituto de Ciências Exatas (IE)Departamento de Matemática (IE MAT)Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado ProfissionalLopes, Andre Von BorriesAlmeida, Douglas Gomes de2024-01-23T19:04:36Z2024-01-23T19:04:36Z2024-01-232023-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALMEIDA, Douglas Gomes de. Lei dos cossenos: uma visão plural e enriquecedora para o Ensino Médio. 2023. 95 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47452A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-23T19:04:36Zoai:repositorio.unb.br:10482/47452Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-23T19:04:36Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Lei dos cossenos : uma visão plural e enriquecedora para o Ensino Médio
title Lei dos cossenos : uma visão plural e enriquecedora para o Ensino Médio
spellingShingle Lei dos cossenos : uma visão plural e enriquecedora para o Ensino Médio
Almeida, Douglas Gomes de
Trigonometria
Lei dos cossenos
Geometria plana
Matemática (Ensino médio)
title_short Lei dos cossenos : uma visão plural e enriquecedora para o Ensino Médio
title_full Lei dos cossenos : uma visão plural e enriquecedora para o Ensino Médio
title_fullStr Lei dos cossenos : uma visão plural e enriquecedora para o Ensino Médio
title_full_unstemmed Lei dos cossenos : uma visão plural e enriquecedora para o Ensino Médio
title_sort Lei dos cossenos : uma visão plural e enriquecedora para o Ensino Médio
author Almeida, Douglas Gomes de
author_facet Almeida, Douglas Gomes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Andre Von Borries
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Douglas Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Trigonometria
Lei dos cossenos
Geometria plana
Matemática (Ensino médio)
topic Trigonometria
Lei dos cossenos
Geometria plana
Matemática (Ensino médio)
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-27
2024-01-23T19:04:36Z
2024-01-23T19:04:36Z
2024-01-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Douglas Gomes de. Lei dos cossenos: uma visão plural e enriquecedora para o Ensino Médio. 2023. 95 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47452
identifier_str_mv ALMEIDA, Douglas Gomes de. Lei dos cossenos: uma visão plural e enriquecedora para o Ensino Médio. 2023. 95 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580697755156480