Uma proposta de sequência didática no ensino de Microbiologia para alunos do 2º ano do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Elyka Fernanda Pereira de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39580
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020.
id UNB_687f2f4a18dd86d5c66f003647544485
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/39580
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Uma proposta de sequência didática no ensino de Microbiologia para alunos do 2º ano do Ensino MédioEnsino de BiologiaMicroorganismosSequência didáticaMicrobiologiaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020.No Brasil, a Microbiologia está inserida nos ensinos de Ciências e Biologia, normalmente trabalhado por meio do livro didático, que é um importante instrumento de auxílio pedagógico para professores e estudantes. Com o intuito de propiciar um material didático que auxilie o professor no ensino dos micro-organismos, a presente pesquisa elaborou, aplicou e avaliou uma sequência didática, que poderá ser desenvolvida em qualquer ambiente da escola, utilizando materiais de baixo custo e voltada à compreensão dos conteúdos acerca do universo microbiológico. Tal sequencia didática foi constituída por diferentes atividades aplicadas num dado cronograma, como por exemplo, observação por práticas simples de cultivo da ampla distribuição de micro-organismos nos mais diversos ambientes, lavagem das mãos e discussão de sua importância, uso de micro-organismos no processo de fermentação usado na confecção de pães, entre outras. As atividades desta sequência didática foram aplicadas aos estudantes da 2a série do Ensino Médio, no Centro de Ensino Médio de Gurupi-TO, que dispõe de espaço físico de laboratório para o ensino de Ciências da Natureza, mas pouco equipado. Na prática pedagógica, espera-se que esta sequência didática auxilie o professor no planejamento de aulas, que desperte a curiosidade e o interesse pelo conhecimento no estudante, sem perder de vista os objetivos específicos do ensino de Biologia. Conclui-se a partir da percepção dos estudantes, que esta estratégia pedagógica diversificou a rotina de sala de aula, trazendo o cotidiano para dentro do contexto da sala de aula, favorecendo a aprendizagem dos temas ligados a Microbiologia. Tais atividades promoveram o interesse pela leitura e pelo estudo dos micro- organismos, além da possibilidade de aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas do seu dia-a-dia. Verifica-se que esta proposta de SD demostrou ser adequada, visto que a metodologia buscou uma participação ativa dos estudantes na realização das atividades teóricas e práticas, onde através do trabalhado em grupo problematizaram, participaram de discussões e construíram coletivamente novos conhecimentos sobre a Microbiologia.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).In Brazil, Microbiology is a component of Science and Biology teaching, normally by means of textbooks, which is are important tools of for teachers and students pedagogical support. In order to provide a didactic material to help teachers in their microbiology classes, this research developed, applied and evaluated a didactic sequence (DS), which can be applied in any school environment, using low cost materials and focused on the understanding of the microbiological universe. This didactic sequence was constituted by different activities applied in an organized schedule, involving tasks such as, observation of the ubiquitous distribution of microorganisms in diverse environments by simple culture practices, hand washing protocols and their importance, the use of microorganisms in the process of fermentation in panification, among others. The activities of the proposed didactic sequence were applied to students of the 2nd grade of high school, in the High School Center of Gurupi-TO, which has a physical laboratory used in Natural Sciences classes, but scarcely equipped. In the pedagogical practice, it is expected that this DS could help the teacher since it arises students curiosity and interest, not compromising the specific objectives of Biology teaching. Based on the perception of the students, we have concluded that this pedagogical strategy diversified the classroom routine, bringing the quotidian into the context of the classroom, favoring the learning of the topics related to Microbiology. Such activities promoted the interest in reading and studying microorganisms, in addition to the possibility of applying the knowledge acquired in practical situations of their daily lives. We believe that this SD proposal proved to be adequate, since the methodology sought an active participation of students in carrying out theoretical and practical activities. Working in groups the students were able to problematize and participate in discussions, collectively building new knowledges and concepts in the field of Microbiology.Instituto de Ciências Biológicas (IB)Departamento de Biologia Celular (IB CEL)Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado ProfissionalPereira, Ildinete SilvaPedreira, Ana Júlia Lemos AlvesMelo, Elyka Fernanda Pereira de2020-10-22T15:15:59Z2020-10-22T15:15:59Z2020-10-222020-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMELO, Elyka Fernanda Pereira de. Uma proposta de sequência didática no ensino de Microbiologia para alunos do 2º ano do Ensino Médio. 2020. [165] f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39580info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-01T16:17:02Zoai:repositorio.unb.br:10482/39580Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-01T16:17:02Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de sequência didática no ensino de Microbiologia para alunos do 2º ano do Ensino Médio
title Uma proposta de sequência didática no ensino de Microbiologia para alunos do 2º ano do Ensino Médio
spellingShingle Uma proposta de sequência didática no ensino de Microbiologia para alunos do 2º ano do Ensino Médio
Melo, Elyka Fernanda Pereira de
Ensino de Biologia
Microorganismos
Sequência didática
Microbiologia
title_short Uma proposta de sequência didática no ensino de Microbiologia para alunos do 2º ano do Ensino Médio
title_full Uma proposta de sequência didática no ensino de Microbiologia para alunos do 2º ano do Ensino Médio
title_fullStr Uma proposta de sequência didática no ensino de Microbiologia para alunos do 2º ano do Ensino Médio
title_full_unstemmed Uma proposta de sequência didática no ensino de Microbiologia para alunos do 2º ano do Ensino Médio
title_sort Uma proposta de sequência didática no ensino de Microbiologia para alunos do 2º ano do Ensino Médio
author Melo, Elyka Fernanda Pereira de
author_facet Melo, Elyka Fernanda Pereira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Ildinete Silva
Pedreira, Ana Júlia Lemos Alves
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Elyka Fernanda Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Biologia
Microorganismos
Sequência didática
Microbiologia
topic Ensino de Biologia
Microorganismos
Sequência didática
Microbiologia
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-22T15:15:59Z
2020-10-22T15:15:59Z
2020-10-22
2020-07-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELO, Elyka Fernanda Pereira de. Uma proposta de sequência didática no ensino de Microbiologia para alunos do 2º ano do Ensino Médio. 2020. [165] f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/39580
identifier_str_mv MELO, Elyka Fernanda Pereira de. Uma proposta de sequência didática no ensino de Microbiologia para alunos do 2º ano do Ensino Médio. 2020. [165] f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/39580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508397623508992