ENSINO DE MICROBIOLOGIA AO IDOSO ATRAVÉS DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS SOB A ÓTICA METODOLÓGICA DOS 3 MOMENTOS PEDAGÓGICOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/113801 |
Resumo: | A inserção do idoso em ambientes educativos tem sido relatada como de grande importância devido às atividades educativas atuarem como ferramentas de apoio à melhoria da qualidade de vida deste público. Entendendo a importância dessa prerrogativa, este trabalho objetivou experienciar o processo de ensino de Microbiologia junto ao idoso a partir da adaptação, aplicação e análise de sequências didáticas apoiadas na metodologia dos 3 Momentos Pedagógicos (3MPs). Para isso, foram ofertados 5 encontros virtuais para o público idoso, onde foram abordadas diversas temáticas acerca do mundo microbiano seguindo a metodologia dos 3MPs. O número de participantes variou de 12 a 21, em cada um dos encontros ofertados e os integrantes foram caracterizados, em sua maioria, como pertencentes ao sexo feminino (95%), com Ensino Superior Completo (32,5%) e aposentados (95%). Reitera-se a partir da análise dos encontros a importância de adaptar os conteúdos que se pretende trabalhar à realidade dos idosos, possibilitando que eles dialoguem e contribuam com seus saberes e vivências para que os objetivos de aprendizagem propostos sejam alcançados. Pontua-se, também, a importância de melhor elaborar os momentos de Aplicação do Conhecimento, de modo a não serem confundidos com momentos avaliativos, inibindo a participação do público. Por fim, evidenciou-se as potencialidades em se trabalhar a temática microbiana com este público e o sucesso de participação observado a partir da utilização desta metodologia de ensino, abrindo margem para a realização de mais estudos na área se utilizando de outras temáticas dentro da Microbiologia e até de outros conteúdos científicos. |
id |
UFRGS-4_a4fcf1e00607d4408edea0a2c5884db2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/113801 |
network_acronym_str |
UFRGS-4 |
network_name_str |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO DE MICROBIOLOGIA AO IDOSO ATRAVÉS DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS SOB A ÓTICA METODOLÓGICA DOS 3 MOMENTOS PEDAGÓGICOSEducaçãoEnvelhecimentoSequências DidáticasEnsino de Microbiologia ao IdosoA inserção do idoso em ambientes educativos tem sido relatada como de grande importância devido às atividades educativas atuarem como ferramentas de apoio à melhoria da qualidade de vida deste público. Entendendo a importância dessa prerrogativa, este trabalho objetivou experienciar o processo de ensino de Microbiologia junto ao idoso a partir da adaptação, aplicação e análise de sequências didáticas apoiadas na metodologia dos 3 Momentos Pedagógicos (3MPs). Para isso, foram ofertados 5 encontros virtuais para o público idoso, onde foram abordadas diversas temáticas acerca do mundo microbiano seguindo a metodologia dos 3MPs. O número de participantes variou de 12 a 21, em cada um dos encontros ofertados e os integrantes foram caracterizados, em sua maioria, como pertencentes ao sexo feminino (95%), com Ensino Superior Completo (32,5%) e aposentados (95%). Reitera-se a partir da análise dos encontros a importância de adaptar os conteúdos que se pretende trabalhar à realidade dos idosos, possibilitando que eles dialoguem e contribuam com seus saberes e vivências para que os objetivos de aprendizagem propostos sejam alcançados. Pontua-se, também, a importância de melhor elaborar os momentos de Aplicação do Conhecimento, de modo a não serem confundidos com momentos avaliativos, inibindo a participação do público. Por fim, evidenciou-se as potencialidades em se trabalhar a temática microbiana com este público e o sucesso de participação observado a partir da utilização desta metodologia de ensino, abrindo margem para a realização de mais estudos na área se utilizando de outras temáticas dentro da Microbiologia e até de outros conteúdos científicos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2023-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresEducaçãoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/11380110.22456/2316-2171.113801Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 28 (2023)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/113801/89064Copyright (c) 2023 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Vinicius CarvalhoRabelo, Gabriela BrilhanteSilva, Issac Neto Goes daPaixão, Germana CostaPantoja, Lydia Dayanne Maia2024-01-02T01:42:35Zoai:seer.ufrgs.br:article/113801Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2024-01-02T01:42:35Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO DE MICROBIOLOGIA AO IDOSO ATRAVÉS DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS SOB A ÓTICA METODOLÓGICA DOS 3 MOMENTOS PEDAGÓGICOS |
title |
ENSINO DE MICROBIOLOGIA AO IDOSO ATRAVÉS DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS SOB A ÓTICA METODOLÓGICA DOS 3 MOMENTOS PEDAGÓGICOS |
spellingShingle |
ENSINO DE MICROBIOLOGIA AO IDOSO ATRAVÉS DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS SOB A ÓTICA METODOLÓGICA DOS 3 MOMENTOS PEDAGÓGICOS Pereira, Vinicius Carvalho Educação Envelhecimento Sequências Didáticas Ensino de Microbiologia ao Idoso |
title_short |
ENSINO DE MICROBIOLOGIA AO IDOSO ATRAVÉS DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS SOB A ÓTICA METODOLÓGICA DOS 3 MOMENTOS PEDAGÓGICOS |
title_full |
ENSINO DE MICROBIOLOGIA AO IDOSO ATRAVÉS DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS SOB A ÓTICA METODOLÓGICA DOS 3 MOMENTOS PEDAGÓGICOS |
title_fullStr |
ENSINO DE MICROBIOLOGIA AO IDOSO ATRAVÉS DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS SOB A ÓTICA METODOLÓGICA DOS 3 MOMENTOS PEDAGÓGICOS |
title_full_unstemmed |
ENSINO DE MICROBIOLOGIA AO IDOSO ATRAVÉS DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS SOB A ÓTICA METODOLÓGICA DOS 3 MOMENTOS PEDAGÓGICOS |
title_sort |
ENSINO DE MICROBIOLOGIA AO IDOSO ATRAVÉS DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS SOB A ÓTICA METODOLÓGICA DOS 3 MOMENTOS PEDAGÓGICOS |
author |
Pereira, Vinicius Carvalho |
author_facet |
Pereira, Vinicius Carvalho Rabelo, Gabriela Brilhante Silva, Issac Neto Goes da Paixão, Germana Costa Pantoja, Lydia Dayanne Maia |
author_role |
author |
author2 |
Rabelo, Gabriela Brilhante Silva, Issac Neto Goes da Paixão, Germana Costa Pantoja, Lydia Dayanne Maia |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Vinicius Carvalho Rabelo, Gabriela Brilhante Silva, Issac Neto Goes da Paixão, Germana Costa Pantoja, Lydia Dayanne Maia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Envelhecimento Sequências Didáticas Ensino de Microbiologia ao Idoso |
topic |
Educação Envelhecimento Sequências Didáticas Ensino de Microbiologia ao Idoso |
description |
A inserção do idoso em ambientes educativos tem sido relatada como de grande importância devido às atividades educativas atuarem como ferramentas de apoio à melhoria da qualidade de vida deste público. Entendendo a importância dessa prerrogativa, este trabalho objetivou experienciar o processo de ensino de Microbiologia junto ao idoso a partir da adaptação, aplicação e análise de sequências didáticas apoiadas na metodologia dos 3 Momentos Pedagógicos (3MPs). Para isso, foram ofertados 5 encontros virtuais para o público idoso, onde foram abordadas diversas temáticas acerca do mundo microbiano seguindo a metodologia dos 3MPs. O número de participantes variou de 12 a 21, em cada um dos encontros ofertados e os integrantes foram caracterizados, em sua maioria, como pertencentes ao sexo feminino (95%), com Ensino Superior Completo (32,5%) e aposentados (95%). Reitera-se a partir da análise dos encontros a importância de adaptar os conteúdos que se pretende trabalhar à realidade dos idosos, possibilitando que eles dialoguem e contribuam com seus saberes e vivências para que os objetivos de aprendizagem propostos sejam alcançados. Pontua-se, também, a importância de melhor elaborar os momentos de Aplicação do Conhecimento, de modo a não serem confundidos com momentos avaliativos, inibindo a participação do público. Por fim, evidenciou-se as potencialidades em se trabalhar a temática microbiana com este público e o sucesso de participação observado a partir da utilização desta metodologia de ensino, abrindo margem para a realização de mais estudos na área se utilizando de outras temáticas dentro da Microbiologia e até de outros conteúdos científicos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Educação |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/113801 10.22456/2316-2171.113801 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/113801 |
identifier_str_mv |
10.22456/2316-2171.113801 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/113801/89064 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 28 (2023) 2316-2171 1517-2473 reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
collection |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com |
_version_ |
1799766096064020480 |