Educação patrimonial e a formação do turista cidadão : um estudo de caso sobre o projeto re(vi)vendo êxodos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sant’Anna, Fernanda da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18362
http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.18362
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Programa de Mestrado Profissional, 2015.
id UNB_69992f49a13baf2d47bfd0797f673500
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/18362
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educação patrimonial e a formação do turista cidadão : um estudo de caso sobre o projeto re(vi)vendo êxodosEducação patrimonialTurismoCidadaniaPatrimônio cultural - proteçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Programa de Mestrado Profissional, 2015.O Projeto Re(vi)vendo Êxodos se caracteriza pelo ensino e orientação de jovens no contexto de três áreas específicas que são: Cidadania, Patrimônio e Qualidade de Vida. O presente projeto de pesquisa se propõe a analisar o Projeto Re(vi)vendo Êxodos a partir da Educação Patrimonial como conscientizador do educando quanto à importância da valorização de sua cultura e, ainda, como incentivo à prática responsável de preservação do Patrimônio permitindo que o cidadão aprenda a enxergar a sua cidade de maneira diferenciada, levando à construção e prática de um novo olhar e, consequentemente, ao surgimento do Turista Cidadão. Com o intuito de esclarecer esta perspectiva a presente dissertação traz uma análise dos conceitos do Fenômeno Turístico que podem ser utilizados para compreender a importância da Educação Patrimonial para este fenômeno. As acepções acerca das categorias Experiência e Educação propostas por autores específicos, também serão analisadas em relação à vivência sociocultural dos alunos participantes do Projeto Re(vi)vendo Êxodos.The Re(vi)vendo Êxodos Project is characterized by the teaching and guidance of young people in three specific areas that are: Citizenship, Heritage and Life Quality. This research project aims to analyze the Re(vi)vendo Êxodos Project based on heritage education as conscientizing of educating on the importance of valuing their culture and also as an incentive to practice responsible conservation Heritage allowing citizens learn to understand their city differently, leading to the construction and practice of a new perspective and, consequently, the appearance of Tourist Citizen. Craving clarify this perspective this dissertation presents an analysis of the concepts of the Tourism Phenomenon that can be used to understand the importance of heritage education for this phenomenon. The meanings of the categories Experience and Education proposals for specific authors, will also be analyzed in relation to socio-cultural experience of students participating at the Re(vi)vendo Êxodos Project.Centro de Excelência em TurismoPrograma de Pós-Graduação em Turismo, Mestrado ProfissionalBarroso, Eloisa PereiraSant’Anna, Fernanda da Silva2015-06-22T18:50:05Z2015-06-22T18:50:05Z2015-06-222015-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANT’ANNA, Fernanda da Silva. Educação patrimonial e a formação do turista cidadão: um estudo de caso sobre o projeto re(vi)vendo êxodos. 2015. 131 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/18362http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.18362A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-12T18:19:29Zoai:repositorio.unb.br:10482/18362Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-12T18:19:29Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação patrimonial e a formação do turista cidadão : um estudo de caso sobre o projeto re(vi)vendo êxodos
title Educação patrimonial e a formação do turista cidadão : um estudo de caso sobre o projeto re(vi)vendo êxodos
spellingShingle Educação patrimonial e a formação do turista cidadão : um estudo de caso sobre o projeto re(vi)vendo êxodos
Sant’Anna, Fernanda da Silva
Educação patrimonial
Turismo
Cidadania
Patrimônio cultural - proteção
title_short Educação patrimonial e a formação do turista cidadão : um estudo de caso sobre o projeto re(vi)vendo êxodos
title_full Educação patrimonial e a formação do turista cidadão : um estudo de caso sobre o projeto re(vi)vendo êxodos
title_fullStr Educação patrimonial e a formação do turista cidadão : um estudo de caso sobre o projeto re(vi)vendo êxodos
title_full_unstemmed Educação patrimonial e a formação do turista cidadão : um estudo de caso sobre o projeto re(vi)vendo êxodos
title_sort Educação patrimonial e a formação do turista cidadão : um estudo de caso sobre o projeto re(vi)vendo êxodos
author Sant’Anna, Fernanda da Silva
author_facet Sant’Anna, Fernanda da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barroso, Eloisa Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Sant’Anna, Fernanda da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação patrimonial
Turismo
Cidadania
Patrimônio cultural - proteção
topic Educação patrimonial
Turismo
Cidadania
Patrimônio cultural - proteção
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Programa de Mestrado Profissional, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-22T18:50:05Z
2015-06-22T18:50:05Z
2015-06-22
2015-03-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANT’ANNA, Fernanda da Silva. Educação patrimonial e a formação do turista cidadão: um estudo de caso sobre o projeto re(vi)vendo êxodos. 2015. 131 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/18362
http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.18362
identifier_str_mv SANT’ANNA, Fernanda da Silva. Educação patrimonial e a formação do turista cidadão: um estudo de caso sobre o projeto re(vi)vendo êxodos. 2015. 131 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/18362
http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.18362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580689369694208