Proposta de construção de uma sequência didática abordando tópicos de cosmologia no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Marcos de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34595
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.
id UNB_69f6c8296169a8c4e1324358c4abc958
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/34595
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Proposta de construção de uma sequência didática abordando tópicos de cosmologia no ensino médioCosmologiaFísica - estudo e ensino - práticaDidática - ensino médioAprendizagem significativaFísica - estudo e ensino - ensino médioEnsino médio - métodos de ensinoTecnologia educacionalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de se introduzir tópicos de Cosmologia para estudantes do Ensino Médio. A escolha para se realizar esse trabalho foi pela elaboração e aplicação de uma Sequência Didática inspirada na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e, também, no modelo de UEPS - Unidades de Ensino Potencialmente Significativas, proposto por Moreira (2015). Nessa Sequência foram utilizados, como materiais potencialmente significativos, TDIC - Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, artigos científicos, e textos a respeito do tema Cosmologia. Na oportunidade o professor/pesquisador produziu um texto sobre o tema com o intuito de tornar a linguagem mais acessível para estudantes e professores de Educação Básica. A Sequência foi aplicada em uma turma regular de Ensino Médio e os resultados obtidos foram satisfatórios pelas análises realizadas a respeito da Sequência Didática e do texto autoral sobre Cosmologia. Os estudantes demonstraram interesse e indícios de aprendizagem significativa através da abordagem utilizada.The present work was developed with the aim of introducing topics of Cosmology for high school students. The choice to perform this work was for the elaboration and application of a Didactic Sequence inspired by the theory of Significant Learning of David Ausubel and also in the model of UEPS - Units of Education Potentially Significant, proposed by Moreira (2015). In this sequence were used, as potentially significant materials, TDIC – Digital Technologies of Information and Communication, scientific articles, and texts regarding the theme Cosmology. In the opportunity the teacher / researcher produced a text on the subject with the intention of making the language more accessible for students and teachers of Basic Education. The sequence was applied in a regular high school class and the results obtained were satisfactory by the analyzes carried out regarding the Didactic Sequence and the author's text on Cosmology. Students demonstrated interest and significant learning cues through the approach used.Andrade, Vanessa Carvalho deMendonça, Marcos de Oliveira2019-05-09T17:55:08Z2019-05-09T17:55:08Z2019-05-092018-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMENDONÇA, Marcos de Oliveira. Proposta de construção de uma sequência didática abordando tópicos de cosmologia no ensino médio. 2018. 180 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/34595A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T20:03:13Zoai:repositorio.unb.br:10482/34595Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T20:03:13Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de construção de uma sequência didática abordando tópicos de cosmologia no ensino médio
title Proposta de construção de uma sequência didática abordando tópicos de cosmologia no ensino médio
spellingShingle Proposta de construção de uma sequência didática abordando tópicos de cosmologia no ensino médio
Mendonça, Marcos de Oliveira
Cosmologia
Física - estudo e ensino - prática
Didática - ensino médio
Aprendizagem significativa
Física - estudo e ensino - ensino médio
Ensino médio - métodos de ensino
Tecnologia educacional
title_short Proposta de construção de uma sequência didática abordando tópicos de cosmologia no ensino médio
title_full Proposta de construção de uma sequência didática abordando tópicos de cosmologia no ensino médio
title_fullStr Proposta de construção de uma sequência didática abordando tópicos de cosmologia no ensino médio
title_full_unstemmed Proposta de construção de uma sequência didática abordando tópicos de cosmologia no ensino médio
title_sort Proposta de construção de uma sequência didática abordando tópicos de cosmologia no ensino médio
author Mendonça, Marcos de Oliveira
author_facet Mendonça, Marcos de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Vanessa Carvalho de
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Marcos de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Cosmologia
Física - estudo e ensino - prática
Didática - ensino médio
Aprendizagem significativa
Física - estudo e ensino - ensino médio
Ensino médio - métodos de ensino
Tecnologia educacional
topic Cosmologia
Física - estudo e ensino - prática
Didática - ensino médio
Aprendizagem significativa
Física - estudo e ensino - ensino médio
Ensino médio - métodos de ensino
Tecnologia educacional
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-11
2019-05-09T17:55:08Z
2019-05-09T17:55:08Z
2019-05-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENDONÇA, Marcos de Oliveira. Proposta de construção de uma sequência didática abordando tópicos de cosmologia no ensino médio. 2018. 180 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/34595
identifier_str_mv MENDONÇA, Marcos de Oliveira. Proposta de construção de uma sequência didática abordando tópicos de cosmologia no ensino médio. 2018. 180 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/34595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508304637886464