Física médica aplicada ao ensino de física das radiações : um relato de experiência na criação e aplicação de uma sequência didática para o ensino médio utilizando TICs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Renan Pinheiro de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33747
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.
id UNB_26c1468d0e64e4f80b09d7d98469c730
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/33747
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Física médica aplicada ao ensino de física das radiações : um relato de experiência na criação e aplicação de uma sequência didática para o ensino médio utilizando TICsMedical physics applied to the teaching of radiation physics : an experience report on the creation and application of a didactic sequence for high school using TICsDidática - ensino médioFísica - estudo e ensino - ensino médioTeoria da aprendizagem significativaRadiaçãoFísica médicaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.A presente dissertação aborda o desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino de Física das Radiações tomando como base a aplicação na Medicina. Para isso, foi criado um roteiro de atividades utilizando um material de apoio com slides, vídeos e animações. Aplicado em outro contexto social e econômico, esse material nos mostrou falhas que precisaram ser corrigidas. A nova aplicação explorou o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), utilizando simulações computacionais o que culminou na criação de um site desenvolvido pelos alunos, com código aberto, como parte de um Produto Educacional, para ser disponibilizado para professores que quiserem usar a informação contida e até mesmo expandir o que já existe. A exposição das aulas foi baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e auxiliada pelos Mapas Conceituais de Joseph Novak, se mostrando promissoras e com resultados satisfatórios.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).The present dissertation regards the development of a didactic sequence for teaching Radiation Physics based on future applications in Medicine. For this matter, a script of activities was created, which includes guidelines with slides, videos and animations. When applied to other social and economic contexts, this material showed flaws that are yet to be corrected. The new application explored the use of Information and Communication Technologies (TICs), applying computational simulations, culminating in the creation of a website developed by the students, with open source configuration, as part of an Educational Product, to be made available to teachers who choose to use such information and even expand what already exists. The lecture was based on David Ausubel's Theory of Significant Learning and aided by Joseph Novak's Conceptual Maps, showing promise and satisfactory results.Beaklini Filho, José FelippeAraújo, Francisco deOliveira, Renan Pinheiro de2019-01-07T18:10:41Z2019-01-07T18:10:41Z2018-01-072018-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfOLIVEIRA, Renan Pinheiro de. Física médica aplicada ao ensino de física das radiações: um relato de experiência na criação e aplicação de uma sequência didática para o ensino médio utilizando TICs. 2018. x, 105 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33747A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T20:03:13Zoai:repositorio.unb.br:10482/33747Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T20:03:13Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Física médica aplicada ao ensino de física das radiações : um relato de experiência na criação e aplicação de uma sequência didática para o ensino médio utilizando TICs
Medical physics applied to the teaching of radiation physics : an experience report on the creation and application of a didactic sequence for high school using TICs
title Física médica aplicada ao ensino de física das radiações : um relato de experiência na criação e aplicação de uma sequência didática para o ensino médio utilizando TICs
spellingShingle Física médica aplicada ao ensino de física das radiações : um relato de experiência na criação e aplicação de uma sequência didática para o ensino médio utilizando TICs
Oliveira, Renan Pinheiro de
Didática - ensino médio
Física - estudo e ensino - ensino médio
Teoria da aprendizagem significativa
Radiação
Física médica
title_short Física médica aplicada ao ensino de física das radiações : um relato de experiência na criação e aplicação de uma sequência didática para o ensino médio utilizando TICs
title_full Física médica aplicada ao ensino de física das radiações : um relato de experiência na criação e aplicação de uma sequência didática para o ensino médio utilizando TICs
title_fullStr Física médica aplicada ao ensino de física das radiações : um relato de experiência na criação e aplicação de uma sequência didática para o ensino médio utilizando TICs
title_full_unstemmed Física médica aplicada ao ensino de física das radiações : um relato de experiência na criação e aplicação de uma sequência didática para o ensino médio utilizando TICs
title_sort Física médica aplicada ao ensino de física das radiações : um relato de experiência na criação e aplicação de uma sequência didática para o ensino médio utilizando TICs
author Oliveira, Renan Pinheiro de
author_facet Oliveira, Renan Pinheiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Beaklini Filho, José Felippe
Araújo, Francisco de
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Renan Pinheiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Didática - ensino médio
Física - estudo e ensino - ensino médio
Teoria da aprendizagem significativa
Radiação
Física médica
topic Didática - ensino médio
Física - estudo e ensino - ensino médio
Teoria da aprendizagem significativa
Radiação
Física médica
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-07
2018-07
2019-01-07T18:10:41Z
2019-01-07T18:10:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Renan Pinheiro de. Física médica aplicada ao ensino de física das radiações: um relato de experiência na criação e aplicação de uma sequência didática para o ensino médio utilizando TICs. 2018. x, 105 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33747
identifier_str_mv OLIVEIRA, Renan Pinheiro de. Física médica aplicada ao ensino de física das radiações: um relato de experiência na criação e aplicação de uma sequência didática para o ensino médio utilizando TICs. 2018. x, 105 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508343716216832