A pedagogia do ciclo da água urbano : formas de abordagem para promover cidades sensíveis à água

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nobrega, Gabriel Dutra Ponte
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Andrade, Liza Maria Souza de, Lemos, Natália da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40124
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n23.2019.10
Resumo: Este trabalho apresenta pedagogias da água para conscientização da importância do ciclo da água urbano que contribuem na construção do “Manual pedagógico do ciclo da água urbano com padrões de infraestrutura ecológica para promover o engajamento social frente à escassez hídrica” inserido no projeto Brasília Sensível à Água. Como fundamentos, adota alguns projetos pedagógicos existentes, relacionados com a promoção de cidades sensíveis à água e os produtos de pesquisas anteriores do projeto Brasília Sensível à Água, que abordaram padrões espaciais e técnicas de infraestrutura ecológica (ProIC 2014/2015, ProIC 2015/2016 e ProIC 2016/2017), atentos às novas formas de ocupações urbanas ou reabilitação de áreas integradas ao restabelecimento do ciclo da água urbano. Os estudos focam o livro “Água como matriz ecopedagógica: um projeto a muitas mãos” de Catalão e Socorro (2006), a página no Facebook chamada “Água, sua linda”, administrada pela Aliança pela Água, o programa australiano Cidades Sensíveis à Água e o evento ocorrido dentro do FAMA organizado pelo grupo de pesquisa Água e Ambiente Construído - FAU/UnB. Este trabalho obteve o prêmio de Melhor Trabalho na Área de Artes e Humanidades do 24° Congresso de Iniciação Científica da UnB e do 15° Congresso de Iniciação Científica do DF, ambos em 2018.
id UNB_6a157d67bc6bd4a369fca8b07cdafc13
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/40124
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A pedagogia do ciclo da água urbano : formas de abordagem para promover cidades sensíveis à águaCidades sensíveis a águasCiclo da água urbanoPedagogia das águasEcopedagogiaHidroalfabetizaçãoManual pedagógico do ciclo da água urbanoEste trabalho apresenta pedagogias da água para conscientização da importância do ciclo da água urbano que contribuem na construção do “Manual pedagógico do ciclo da água urbano com padrões de infraestrutura ecológica para promover o engajamento social frente à escassez hídrica” inserido no projeto Brasília Sensível à Água. Como fundamentos, adota alguns projetos pedagógicos existentes, relacionados com a promoção de cidades sensíveis à água e os produtos de pesquisas anteriores do projeto Brasília Sensível à Água, que abordaram padrões espaciais e técnicas de infraestrutura ecológica (ProIC 2014/2015, ProIC 2015/2016 e ProIC 2016/2017), atentos às novas formas de ocupações urbanas ou reabilitação de áreas integradas ao restabelecimento do ciclo da água urbano. Os estudos focam o livro “Água como matriz ecopedagógica: um projeto a muitas mãos” de Catalão e Socorro (2006), a página no Facebook chamada “Água, sua linda”, administrada pela Aliança pela Água, o programa australiano Cidades Sensíveis à Água e o evento ocorrido dentro do FAMA organizado pelo grupo de pesquisa Água e Ambiente Construído - FAU/UnB. Este trabalho obteve o prêmio de Melhor Trabalho na Área de Artes e Humanidades do 24° Congresso de Iniciação Científica da UnB e do 15° Congresso de Iniciação Científica do DF, ambos em 2018.Paper propounds water pedagogies to raise awareness the importance of the urban water cycle that contribute to build up the “Manual pedagógico do ciclo da água urbano com padrões de infraestrutura ecológica para promover o engajamento social frente à escassez hídrica” worked in “Projeto Brasília Sensível à Água”. As foundation, adopts some existing pedagogical projects correlated to the foment of water sensitive cities and the results of previous researches of “Projeto Brasília Sensível à Águra”, wich broached spatial patterns and technical of ecological infrastructure (ProIC 2014/2015, ProIC 2015/2016 and ProIC 2016/2017), conscious to new form of urban occupancy or rehabilitation of areas embedded with the reinstatement of urban water cycle. The studies concentrate on the book "Água como matriz ecopedagógica: um projeto a muitas mãos” by Catalão and Socorro (2006), the Facebook page called "Água, sua linda", administered by the Water Alliance, the Australian Water Sensitive Cities program and the event held within the FAMA organized by the “Grupo de Pesquisa Água e Ambiente Construído” - FAU / UnB. The paper highlighted as Best Work in the Arts and Humanities Area of the ”24° Congresso de Iniciação Científica da UnB e do 15° Congresso de Iniciação Científica do DF”, both in 2018.Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)Departamento de Projeto, Expressão e Representação (FAU PRO)Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília2021-02-24T11:50:50Z2021-02-24T11:50:50Z2019-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNOBREGA, Gabriel Dutra Ponte; ANDRADE, Liza Maria Souza de; LEMOS, Natália da Silva. A pedagogia do ciclo da água urbano: formas de abordagem para promover cidades sensíveis à água. Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo, n. 23, p. 112-126, 8 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n23.2019.10. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/25923. Acesso em: 24 fev. 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/40124https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n23.2019.10(CC BY) - Licensed under a Creative Commons Attribution International License.info:eu-repo/semantics/openAccessNobrega, Gabriel Dutra PonteAndrade, Liza Maria Souza deLemos, Natália da Silvaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-09-13T13:31:27Zoai:repositorio.unb.br:10482/40124Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-09-13T13:31:27Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A pedagogia do ciclo da água urbano : formas de abordagem para promover cidades sensíveis à água
title A pedagogia do ciclo da água urbano : formas de abordagem para promover cidades sensíveis à água
spellingShingle A pedagogia do ciclo da água urbano : formas de abordagem para promover cidades sensíveis à água
Nobrega, Gabriel Dutra Ponte
Cidades sensíveis a águas
Ciclo da água urbano
Pedagogia das águas
Ecopedagogia
Hidroalfabetização
Manual pedagógico do ciclo da água urbano
title_short A pedagogia do ciclo da água urbano : formas de abordagem para promover cidades sensíveis à água
title_full A pedagogia do ciclo da água urbano : formas de abordagem para promover cidades sensíveis à água
title_fullStr A pedagogia do ciclo da água urbano : formas de abordagem para promover cidades sensíveis à água
title_full_unstemmed A pedagogia do ciclo da água urbano : formas de abordagem para promover cidades sensíveis à água
title_sort A pedagogia do ciclo da água urbano : formas de abordagem para promover cidades sensíveis à água
author Nobrega, Gabriel Dutra Ponte
author_facet Nobrega, Gabriel Dutra Ponte
Andrade, Liza Maria Souza de
Lemos, Natália da Silva
author_role author
author2 Andrade, Liza Maria Souza de
Lemos, Natália da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nobrega, Gabriel Dutra Ponte
Andrade, Liza Maria Souza de
Lemos, Natália da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Cidades sensíveis a águas
Ciclo da água urbano
Pedagogia das águas
Ecopedagogia
Hidroalfabetização
Manual pedagógico do ciclo da água urbano
topic Cidades sensíveis a águas
Ciclo da água urbano
Pedagogia das águas
Ecopedagogia
Hidroalfabetização
Manual pedagógico do ciclo da água urbano
description Este trabalho apresenta pedagogias da água para conscientização da importância do ciclo da água urbano que contribuem na construção do “Manual pedagógico do ciclo da água urbano com padrões de infraestrutura ecológica para promover o engajamento social frente à escassez hídrica” inserido no projeto Brasília Sensível à Água. Como fundamentos, adota alguns projetos pedagógicos existentes, relacionados com a promoção de cidades sensíveis à água e os produtos de pesquisas anteriores do projeto Brasília Sensível à Água, que abordaram padrões espaciais e técnicas de infraestrutura ecológica (ProIC 2014/2015, ProIC 2015/2016 e ProIC 2016/2017), atentos às novas formas de ocupações urbanas ou reabilitação de áreas integradas ao restabelecimento do ciclo da água urbano. Os estudos focam o livro “Água como matriz ecopedagógica: um projeto a muitas mãos” de Catalão e Socorro (2006), a página no Facebook chamada “Água, sua linda”, administrada pela Aliança pela Água, o programa australiano Cidades Sensíveis à Água e o evento ocorrido dentro do FAMA organizado pelo grupo de pesquisa Água e Ambiente Construído - FAU/UnB. Este trabalho obteve o prêmio de Melhor Trabalho na Área de Artes e Humanidades do 24° Congresso de Iniciação Científica da UnB e do 15° Congresso de Iniciação Científica do DF, ambos em 2018.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-08
2021-02-24T11:50:50Z
2021-02-24T11:50:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NOBREGA, Gabriel Dutra Ponte; ANDRADE, Liza Maria Souza de; LEMOS, Natália da Silva. A pedagogia do ciclo da água urbano: formas de abordagem para promover cidades sensíveis à água. Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo, n. 23, p. 112-126, 8 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n23.2019.10. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/25923. Acesso em: 24 fev. 2021.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/40124
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n23.2019.10
identifier_str_mv NOBREGA, Gabriel Dutra Ponte; ANDRADE, Liza Maria Souza de; LEMOS, Natália da Silva. A pedagogia do ciclo da água urbano: formas de abordagem para promover cidades sensíveis à água. Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo, n. 23, p. 112-126, 8 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n23.2019.10. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/25923. Acesso em: 24 fev. 2021.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/40124
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n23.2019.10
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv (CC BY) - Licensed under a Creative Commons Attribution International License.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv (CC BY) - Licensed under a Creative Commons Attribution International License.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508279741546496