A pedagogia do ciclo da água urbano : formas de abordagem para promover cidades sensíveis à água
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40124 https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n23.2019.10 |
Resumo: | Este trabalho apresenta pedagogias da água para conscientização da importância do ciclo da água urbano que contribuem na construção do “Manual pedagógico do ciclo da água urbano com padrões de infraestrutura ecológica para promover o engajamento social frente à escassez hídrica” inserido no projeto Brasília Sensível à Água. Como fundamentos, adota alguns projetos pedagógicos existentes, relacionados com a promoção de cidades sensíveis à água e os produtos de pesquisas anteriores do projeto Brasília Sensível à Água, que abordaram padrões espaciais e técnicas de infraestrutura ecológica (ProIC 2014/2015, ProIC 2015/2016 e ProIC 2016/2017), atentos às novas formas de ocupações urbanas ou reabilitação de áreas integradas ao restabelecimento do ciclo da água urbano. Os estudos focam o livro “Água como matriz ecopedagógica: um projeto a muitas mãos” de Catalão e Socorro (2006), a página no Facebook chamada “Água, sua linda”, administrada pela Aliança pela Água, o programa australiano Cidades Sensíveis à Água e o evento ocorrido dentro do FAMA organizado pelo grupo de pesquisa Água e Ambiente Construído - FAU/UnB. Este trabalho obteve o prêmio de Melhor Trabalho na Área de Artes e Humanidades do 24° Congresso de Iniciação Científica da UnB e do 15° Congresso de Iniciação Científica do DF, ambos em 2018. |
id |
UNB_6a157d67bc6bd4a369fca8b07cdafc13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/40124 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
A pedagogia do ciclo da água urbano : formas de abordagem para promover cidades sensíveis à águaCidades sensíveis a águasCiclo da água urbanoPedagogia das águasEcopedagogiaHidroalfabetizaçãoManual pedagógico do ciclo da água urbanoEste trabalho apresenta pedagogias da água para conscientização da importância do ciclo da água urbano que contribuem na construção do “Manual pedagógico do ciclo da água urbano com padrões de infraestrutura ecológica para promover o engajamento social frente à escassez hídrica” inserido no projeto Brasília Sensível à Água. Como fundamentos, adota alguns projetos pedagógicos existentes, relacionados com a promoção de cidades sensíveis à água e os produtos de pesquisas anteriores do projeto Brasília Sensível à Água, que abordaram padrões espaciais e técnicas de infraestrutura ecológica (ProIC 2014/2015, ProIC 2015/2016 e ProIC 2016/2017), atentos às novas formas de ocupações urbanas ou reabilitação de áreas integradas ao restabelecimento do ciclo da água urbano. Os estudos focam o livro “Água como matriz ecopedagógica: um projeto a muitas mãos” de Catalão e Socorro (2006), a página no Facebook chamada “Água, sua linda”, administrada pela Aliança pela Água, o programa australiano Cidades Sensíveis à Água e o evento ocorrido dentro do FAMA organizado pelo grupo de pesquisa Água e Ambiente Construído - FAU/UnB. Este trabalho obteve o prêmio de Melhor Trabalho na Área de Artes e Humanidades do 24° Congresso de Iniciação Científica da UnB e do 15° Congresso de Iniciação Científica do DF, ambos em 2018.Paper propounds water pedagogies to raise awareness the importance of the urban water cycle that contribute to build up the “Manual pedagógico do ciclo da água urbano com padrões de infraestrutura ecológica para promover o engajamento social frente à escassez hídrica” worked in “Projeto Brasília Sensível à Água”. As foundation, adopts some existing pedagogical projects correlated to the foment of water sensitive cities and the results of previous researches of “Projeto Brasília Sensível à Águra”, wich broached spatial patterns and technical of ecological infrastructure (ProIC 2014/2015, ProIC 2015/2016 and ProIC 2016/2017), conscious to new form of urban occupancy or rehabilitation of areas embedded with the reinstatement of urban water cycle. The studies concentrate on the book "Água como matriz ecopedagógica: um projeto a muitas mãos” by Catalão and Socorro (2006), the Facebook page called "Água, sua linda", administered by the Water Alliance, the Australian Water Sensitive Cities program and the event held within the FAMA organized by the “Grupo de Pesquisa Água e Ambiente Construído” - FAU / UnB. The paper highlighted as Best Work in the Arts and Humanities Area of the ”24° Congresso de Iniciação Científica da UnB e do 15° Congresso de Iniciação Científica do DF”, both in 2018.Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)Departamento de Projeto, Expressão e Representação (FAU PRO)Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília2021-02-24T11:50:50Z2021-02-24T11:50:50Z2019-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNOBREGA, Gabriel Dutra Ponte; ANDRADE, Liza Maria Souza de; LEMOS, Natália da Silva. A pedagogia do ciclo da água urbano: formas de abordagem para promover cidades sensíveis à água. Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo, n. 23, p. 112-126, 8 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n23.2019.10. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/25923. Acesso em: 24 fev. 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/40124https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n23.2019.10(CC BY) - Licensed under a Creative Commons Attribution International License.info:eu-repo/semantics/openAccessNobrega, Gabriel Dutra PonteAndrade, Liza Maria Souza deLemos, Natália da Silvaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-09-13T13:31:27Zoai:repositorio.unb.br:10482/40124Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-09-13T13:31:27Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pedagogia do ciclo da água urbano : formas de abordagem para promover cidades sensíveis à água |
title |
A pedagogia do ciclo da água urbano : formas de abordagem para promover cidades sensíveis à água |
spellingShingle |
A pedagogia do ciclo da água urbano : formas de abordagem para promover cidades sensíveis à água Nobrega, Gabriel Dutra Ponte Cidades sensíveis a águas Ciclo da água urbano Pedagogia das águas Ecopedagogia Hidroalfabetização Manual pedagógico do ciclo da água urbano |
title_short |
A pedagogia do ciclo da água urbano : formas de abordagem para promover cidades sensíveis à água |
title_full |
A pedagogia do ciclo da água urbano : formas de abordagem para promover cidades sensíveis à água |
title_fullStr |
A pedagogia do ciclo da água urbano : formas de abordagem para promover cidades sensíveis à água |
title_full_unstemmed |
A pedagogia do ciclo da água urbano : formas de abordagem para promover cidades sensíveis à água |
title_sort |
A pedagogia do ciclo da água urbano : formas de abordagem para promover cidades sensíveis à água |
author |
Nobrega, Gabriel Dutra Ponte |
author_facet |
Nobrega, Gabriel Dutra Ponte Andrade, Liza Maria Souza de Lemos, Natália da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Liza Maria Souza de Lemos, Natália da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nobrega, Gabriel Dutra Ponte Andrade, Liza Maria Souza de Lemos, Natália da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidades sensíveis a águas Ciclo da água urbano Pedagogia das águas Ecopedagogia Hidroalfabetização Manual pedagógico do ciclo da água urbano |
topic |
Cidades sensíveis a águas Ciclo da água urbano Pedagogia das águas Ecopedagogia Hidroalfabetização Manual pedagógico do ciclo da água urbano |
description |
Este trabalho apresenta pedagogias da água para conscientização da importância do ciclo da água urbano que contribuem na construção do “Manual pedagógico do ciclo da água urbano com padrões de infraestrutura ecológica para promover o engajamento social frente à escassez hídrica” inserido no projeto Brasília Sensível à Água. Como fundamentos, adota alguns projetos pedagógicos existentes, relacionados com a promoção de cidades sensíveis à água e os produtos de pesquisas anteriores do projeto Brasília Sensível à Água, que abordaram padrões espaciais e técnicas de infraestrutura ecológica (ProIC 2014/2015, ProIC 2015/2016 e ProIC 2016/2017), atentos às novas formas de ocupações urbanas ou reabilitação de áreas integradas ao restabelecimento do ciclo da água urbano. Os estudos focam o livro “Água como matriz ecopedagógica: um projeto a muitas mãos” de Catalão e Socorro (2006), a página no Facebook chamada “Água, sua linda”, administrada pela Aliança pela Água, o programa australiano Cidades Sensíveis à Água e o evento ocorrido dentro do FAMA organizado pelo grupo de pesquisa Água e Ambiente Construído - FAU/UnB. Este trabalho obteve o prêmio de Melhor Trabalho na Área de Artes e Humanidades do 24° Congresso de Iniciação Científica da UnB e do 15° Congresso de Iniciação Científica do DF, ambos em 2018. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-08 2021-02-24T11:50:50Z 2021-02-24T11:50:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NOBREGA, Gabriel Dutra Ponte; ANDRADE, Liza Maria Souza de; LEMOS, Natália da Silva. A pedagogia do ciclo da água urbano: formas de abordagem para promover cidades sensíveis à água. Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo, n. 23, p. 112-126, 8 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n23.2019.10. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/25923. Acesso em: 24 fev. 2021. https://repositorio.unb.br/handle/10482/40124 https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n23.2019.10 |
identifier_str_mv |
NOBREGA, Gabriel Dutra Ponte; ANDRADE, Liza Maria Souza de; LEMOS, Natália da Silva. A pedagogia do ciclo da água urbano: formas de abordagem para promover cidades sensíveis à água. Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo, n. 23, p. 112-126, 8 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n23.2019.10. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/25923. Acesso em: 24 fev. 2021. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/40124 https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n23.2019.10 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
(CC BY) - Licensed under a Creative Commons Attribution International License. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
(CC BY) - Licensed under a Creative Commons Attribution International License. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508279741546496 |