O samba é santo : escrevivências sobre a Mãe Dora de Oyá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Maíra de Deus
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48020
Resumo: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2023.
id UNB_6a43d68337065f0055800fc95bf901bc
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/48020
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Brito, Maíra de DeusNascimento, Wanderson Flor doCastro, Vanessa Maria de2024-03-21T15:48:13Z2024-03-21T15:48:13Z2024-03-212023-12-06BRITO, Maíra de Deus. O samba é santo : escrevivências sobre a Mãe Dora de Oyá. 2023. 191 f., il. Tese (Doutorado em Direitos Humanos e Cidadania) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48020Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2023.A presente tese em Direitos Humanos se propõe a mergulhar nas intricadas trajetórias de vida da notável figura de Mãe Dora de Oyá, mulher negra multifacetada que desempenha papéis significativos como Ialorixá, cantora, compositora de sambas, integrante da Irmandade da Boa Morte, ex-militante do Partido Comunista Brasileiro e fisioterapeuta. A narrativa, pautada pelas metodologias de Escrevivência e Escrita Afetiva, visa não apenas contar, mas também tecer uma trama sensível e engajada, proporcionando uma compreensão mais profunda da riqueza cultural e sociopolítica que Mãe Dora personifica. Doralina Fernandes Barreto Regis, ao adotar a identidade de Mãe Dora de Oyá, transcendeu as fronteiras geográficas do Distrito Federal, consolidando-se como uma referência central não apenas para sua comunidade imediata, mas para terreiros, rodas de samba e confrarias em todo o Brasil. A despeito do apagamento histórico que as mulheres negras enfrentam na historiografia da cultura brasileira, esta tese emerge como um esforço inicial para resgatar a vitalidade dessas vozes, utilizando a história de Mãe Dora como um ponto de partida para reflexões mais amplas. A abordagem interdisciplinar proposta busca estimular estudos que entrelacem de maneira profunda e reflexiva as dimensões de gênero, raça, religião e cultura afro-brasileira. Ao explorar as interseções desses elementos na vida de Mãe Dora, a pesquisa almeja contribuir para o preenchimento das lacunas persistentes na compreensão das narrativas das mulheres negras, desafiando assim a invisibilidade que permeia a construção do conhecimento histórico. Por fim, a tese busca transcender as fronteiras convencionais ao explorar a dimensão espiritual do samba, através da qual as mulheres de axé, o Candomblé e o samba se entrelaçam de maneira indissociável. Mais do que um gênero musical, o Samba é apresentado como um Orixá que não apenas embala as manifestações culturais, mas também regula a noção de pertencimento e propicia ações comunitárias essenciais para a (sobre)vivência das comunidades envolvidas. Nessa perspectiva, a tese propõe uma reinterpretação do Samba como um elemento espiritual e cultural que transcende seu aspecto musical, enriquecendo assim o entendimento das práticas culturais afro-brasileiras.The present thesis in Human Rights aims to delve into the intricate life trajectories of the notable figure of Mãe Dora de Oyá (Mother Dora de Oyá), a multifaceted black woman who plays significant roles as Ialorixá (High Priestess of the Candomblé), singer, composer of sambas, member of the Irmandade da Boa Morte (Sisterhood of the Good Death by Candoblé), former militant of the Brazilian Communist Party, and physiotherapist. The narrative, guided by the methodologies of Escrevivência (coined by Conceição Evaristo, merges "to write" and "experience") and Affectionate Writing, seeks not only to recount but also to weave a sensitive and engaged plot, providing a deeper understanding of the cultural and socio-political richness that Mãe Dora personifies. Doralina Fernandes Barreto Regis, by adopting the identity of Mãe Dora de Oyá, transcended the geographical boundaries of the Federal District, establishing herself as a central reference not only for her immediate community but also for terreiros (candomblé temples), samba circles, and fraternities throughout Brazil. Despite the historical erasure that black women face in the historiography of Brazilian culture, this thesis emerges as an initial effort to recover the vitality of these voices, using Mãe Dora's story as a starting point for broader reflections. The proposed interdisciplinary approach aims to stimulate studies that intricately and reflectively interconnect the dimensions of gender, race, religion, and Afro-Brazilian culture. By exploring the intersections of these elements in Mãe Dora's life, the research aims to contribute to filling persistent gaps in the understanding of the narratives of black women, thereby challenging the invisibility that permeates the construction of historical knowledge. Finally, the thesis aims to transcend conventional boundaries by exploring the spiritual dimension of samba, through which the women of axé, Candomblé, and samba are indissociably intertwined. More than a musical genre, Samba is presented as an Orixá that not only accompanies cultural expressions but also regulates the sense of belonging and enables essential communal actions for the survival of the involved communities. In this perspective, the thesis proposes a reinterpretation of Samba as a spiritual and cultural element that transcends its musical aspect, enriching the understanding of Afro-Brazilian cultural practices.Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e CidadaniaporO samba é santo : escrevivências sobre a Mãe Dora de Oyáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCandombléSambaMulheres negrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2023_MairaDeDeusBrito.pdf2023_MairaDeDeusBrito.pdfapplication/pdf6749511http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/48020/1/2023_MairaDeDeusBrito.pdfefdb7dccc4606a75485ecf1959464208MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain102http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/48020/2/license.txtaed4704d04bb260d4decd80db311aaa5MD52open access10482/480202024-03-21 12:48:13.566open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/48020U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-03-21T15:48:13Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O samba é santo : escrevivências sobre a Mãe Dora de Oyá
title O samba é santo : escrevivências sobre a Mãe Dora de Oyá
spellingShingle O samba é santo : escrevivências sobre a Mãe Dora de Oyá
Brito, Maíra de Deus
Candomblé
Samba
Mulheres negras
title_short O samba é santo : escrevivências sobre a Mãe Dora de Oyá
title_full O samba é santo : escrevivências sobre a Mãe Dora de Oyá
title_fullStr O samba é santo : escrevivências sobre a Mãe Dora de Oyá
title_full_unstemmed O samba é santo : escrevivências sobre a Mãe Dora de Oyá
title_sort O samba é santo : escrevivências sobre a Mãe Dora de Oyá
author Brito, Maíra de Deus
author_facet Brito, Maíra de Deus
author_role author
dc.contributor.advisorco.none.fl_str_mv Nascimento, Wanderson Flor do
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Maíra de Deus
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castro, Vanessa Maria de
contributor_str_mv Castro, Vanessa Maria de
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Candomblé
Samba
Mulheres negras
topic Candomblé
Samba
Mulheres negras
description Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2023.
publishDate 2023
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2023-12-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-21T15:48:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-03-21T15:48:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-03-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BRITO, Maíra de Deus. O samba é santo : escrevivências sobre a Mãe Dora de Oyá. 2023. 191 f., il. Tese (Doutorado em Direitos Humanos e Cidadania) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48020
identifier_str_mv BRITO, Maíra de Deus. O samba é santo : escrevivências sobre a Mãe Dora de Oyá. 2023. 191 f., il. Tese (Doutorado em Direitos Humanos e Cidadania) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/48020/1/2023_MairaDeDeusBrito.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/48020/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv efdb7dccc4606a75485ecf1959464208
aed4704d04bb260d4decd80db311aaa5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573659820883968