A clínica psicanalítica com crianças em situação de vulnerabilidade acolhidas institucionalmente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49425 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2023. |
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A clínica psicanalítica com crianças em situação de vulnerabilidade acolhidas institucionalmenteAcolhimento institucionalCriançasSofrimento psíquicoPsicanáliseDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2023.O presente estudo procura a partir da experiência clínica em uma instituição de acolhimento para crianças realizar um percurso que atravessa as questões relativas à constituição psíquica do sujeito, as questões específicas do trabalho clínico com as crianças objeto desta dissertação e os conceitos que dão suporte à clínica psicanalítica, sempre pensando nas particularidades da clínica com as crianças acolhidas institucionalmente. Ele teve como ponto de partida as questões vivenciadas no cotidiano do serviço, as dificuldades para o desenvolvimento das intervenções e os impasses frente à escuta psicanalítica nessa instituição. Um dos pontos que provocou o desejo de analisar essas dificuldades relaciona-se à escassez de pesquisas sobre o tema, principalmente no que se refere ao trabalho do psicanalista inserido nos serviços de acolhimento. O objetivo geral da pesquisa é investigar a clínica psicanalítica nas instituições de acolhimento para crianças, sustentada pela metodologia da psicanálise, e seus efeitos, levando-se em conta as diversas manifestações do sofrimento psíquico das crianças e a singularidade de cada sujeito. Os objetivos específicos são os de conceituar teoricamente a clínica psicanalítica nestas instituições, analisar o sofrimento das referidas crianças, os não-ditos e seus efeitos psíquicos e a condição de estrangeiridade que comparece no discurso de algumas crianças atendidas, bem como propor uma articulação teórico-prática do trabalho do psicanalista inserido nas instituições de acolhimento. Para tal, fez-se necessária uma pesquisa bibliográfica sobre a clínica psicanalítica em instituições de acolhimento, procurando analisar as especificidades das intervenções nesse contexto. A fim de articular o trabalho psicanalítico em uma instituição de acolhimento, recorreu-se às teorias de Freud, Lacan e de autores contemporâneos, uma vez que se trata de uma conceitualização capaz de abrir o campo da intervenção psicanalítica fora do consultório tradicional. A partir dessa conceitualização, foi possível pensar a técnica psicanalítica apoiada na ética da falta-a-ser e no desejo do psicanalista. No texto sobre a direção do tratamento, Lacan (1958/1998) nos fala que “tudo aquilo que escuto é por ouvir” (p. 622), ou seja, é na radicalidade da escuta que o psicanalista pode operar onde quer que ele esteja. As intervenções se desenvolveram a partir da construção de um dispositivo clínico de escuta, no qual colocar o corpo como empréstimo para que os fenômenos transferenciais pudessem acontecer se mostrou imprescindível, pois o que estava em jogo era a escuta de um sujeito que muitas vezes se encontrava silenciado diante do sofrimento. A clínica psicanalítica em uma instituição de acolhimento se mostrou possível apoiada na ética da psicanálise, já que se sabe que, se o psicanalista renuncia a ela, as ações viram apenas ações, as palavras permanecem palavras e se perde a especificidade do saber do psicanalista.The present study seeks based on clinical experience in a shelter institution for children to carry out a course that crosses the specific issues related to the subject’s psychic constitution, specific issues of clinical work with the children who are the object of this dissertation, and the concepts that support the psychoanalytic clinic, always considering the particularities of the clinic with children institutionally. It had as a starting point the issues experienced in the daily life of the service, the difficulties for the development of interventions and the impasses in the face of psychoanalytic listening in this institution. One of the points that provoked the desire to analyze these difficulties is related to the scarcity of research on the subject, especially with regard to the work of the psychoanalyst inserted in the reception services. The general objective of the research is to investigate the psychoanalytic clinic in the shelter institutions for children, supported by methodology of psychoanalysis, and its effects, considering the various manifestations of the psychological suffering of children and the singularity of each subject. The specific objectives are to theoretically conceptualize the psychoanalytic clinic in these institutions, to analyze the suffering of these children, the unsaid and their psychic effects and the condition of foreignness that appears in the discourse of some children assisted, as well as to propose a theoretical-practical articulation of the work of the psychoanalyst inserted in the shelter institutions. For this, bibliographical research on psychoanalytic clinic in shelter institutions was necessary, seeking to analyze the specificities of interventions in this context. In order to articulate the psychoanalytic work in a shelter institution, the theories of Freud, Lacan and contemporary authors were used, since it is a conceptualization capable of opening the field of psychoanalytic intervention outside the traditional office. From this conceptualization, it was possible to think about the psychoanalytic technique based on the ethics of lack-to-be and the desire of the psychoanalyst. In the text about the direction of treatment, Lacan (1958/1998) tells us that “everything I hear is for the sake of hearing” (p. 622), that is, it is in the radicality of listening that the psychoanalyst can operate wherever he is. The interventions developed from the construction of a clinical listening device, in which placing the body as a loan so that the transference phenomena could happen proved indispensable, since what was at stake was the listening of a subject who was often silenced in the face of suffering. The psychoanalytical clinic in a shelter institution proved to be possible based on the ethics of psychoanalysis, since it is known that, if the psychoanalyst renounces it, actions become only actions, words remain words and the specificity of the psychoanalyst's knowledge is lostInstituto de Psicologia (IP)Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL)Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e CulturaChatelard, Daniela ScheinkmanPacheco, Patrícia da Cunha2024-08-01T16:10:24Z2024-08-01T16:10:24Z2024-08-012023-01-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPACHECO, Patrícia da Cunha. A clínica psicanalítica com crianças em situação de vulnerabilidade acolhidas institucionalmente. 2023. 110 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49425porA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-01T16:10:24Zoai:repositorio.unb.br:10482/49425Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-01T16:10:24Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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