Ensino de música em Escolas Parque de tempo integral : uma proposta pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Isabelle Marques
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39788
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.
id UNB_6ade292414342caf2255d15d55a7a89c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/39788
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ensino de música em Escolas Parque de tempo integral : uma proposta pedagógicaMúsica - instrução e estudoEducação básicaEscolas Parque - Brasília (DF)Trabalho pedagógicoEducação integralDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.Este trabalho tem por objetivo discutir a função da música na educação básica, a partir dos marcos legais e da literatura, e apresentar o esboço de uma proposta pedagógica para aulas de música aos anos iniciais da educação básica (do 1o ao 5o ano), adequada ao meu contexto atual de ensino, que é a educação em tempo integral na Escola Parque. O tema surgiu devido aos meus questionamentos como professora na Escola Parque 313/314 Sul sobre o que deveria ser ensinado nas aulas de música no ambiente escolar, como e por quê. A implantação da educação em tempo integral na Escola Parque, em 2017, agravou a situação em que eu me encontrava, ao mudar o perfil de alunos, a minha função como professora e o tempo de aula para cada turma. A legislação consultada e a literatura sobre o tema indicam que o ensino de música na educação básica tem múltiplas funções: democratização do conhecimento musical, formação integral do indivíduo e aquisição de conteúdos musicais. A revisão de literatura indica, também, vários modelos de propostas e de aulas, com amplas possibilidades de escolhas para desenvolver uma proposta de ensino. Minha proposta pedagógica terá como base as referências para o ensino de música da Base Nacional Comum Curricular de 2017 e os princípios das metodologias ativas de educação musical adaptados para o ensino de música a crianças e para o ensino de música nas escolas.This work aims to discuss the role of music in basic education, based on legal frameworks and literature, and to present the outline of a pedagogical proposal for music classes for the initial years of basic education (1st to 5th years), appropriate to my current teaching context, which is full-time education at Escola Parque. This theme originated from my questions as a teacher at Escola Parque 313/314 Sul about what should be taught in music classes in the school environment, how and why. The implementation of full-time education at Escola Parque, in 2017, worsened the situation in which I found myself, by changing the profile of students, my role as a teacher, and the class time for each class. The consulted legislation and the literature on the subject indicate that the role of music in basic education has multiple functions (democratization of musical knowledge, social function, integral training of the individual and acquisition of musical content). The literature review also indicates several models of proposals and classes, with wide possibilities of choices to develop a teaching proposal. My pedagogical proposal will be based on the references for teaching music from the Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) and the principles of active music education methodologies adapted for teaching music to children and for teaching music in schools.Instituto de Artes (IdA)Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado ProfissionalMontandon, Maria Isabelisabellecd@gmail.comGonçalves, Isabelle Marques2020-12-24T12:34:27Z2020-12-24T12:34:27Z2020-12-242020-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGONÇALVES, Isabelle Marques. Ensino de música em Escolas Parque de tempo integral: uma proposta pedagógica. 2020. 85 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39788info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-02T19:21:04Zoai:repositorio.unb.br:10482/39788Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-02T19:21:04Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de música em Escolas Parque de tempo integral : uma proposta pedagógica
title Ensino de música em Escolas Parque de tempo integral : uma proposta pedagógica
spellingShingle Ensino de música em Escolas Parque de tempo integral : uma proposta pedagógica
Gonçalves, Isabelle Marques
Música - instrução e estudo
Educação básica
Escolas Parque - Brasília (DF)
Trabalho pedagógico
Educação integral
title_short Ensino de música em Escolas Parque de tempo integral : uma proposta pedagógica
title_full Ensino de música em Escolas Parque de tempo integral : uma proposta pedagógica
title_fullStr Ensino de música em Escolas Parque de tempo integral : uma proposta pedagógica
title_full_unstemmed Ensino de música em Escolas Parque de tempo integral : uma proposta pedagógica
title_sort Ensino de música em Escolas Parque de tempo integral : uma proposta pedagógica
author Gonçalves, Isabelle Marques
author_facet Gonçalves, Isabelle Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Montandon, Maria Isabel
isabellecd@gmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Isabelle Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Música - instrução e estudo
Educação básica
Escolas Parque - Brasília (DF)
Trabalho pedagógico
Educação integral
topic Música - instrução e estudo
Educação básica
Escolas Parque - Brasília (DF)
Trabalho pedagógico
Educação integral
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-24T12:34:27Z
2020-12-24T12:34:27Z
2020-12-24
2020-07-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONÇALVES, Isabelle Marques. Ensino de música em Escolas Parque de tempo integral: uma proposta pedagógica. 2020. 85 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/39788
identifier_str_mv GONÇALVES, Isabelle Marques. Ensino de música em Escolas Parque de tempo integral: uma proposta pedagógica. 2020. 85 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/39788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580718697316352