Ensino de golpes e sequências de ataque sobre o desempenho em luta simulada de Karate-do

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Tiago Porto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14867
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2013.
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Na aquisição eram ensinados golpes ou sequências de Karate-do por meio de instrução, modelagem e modelação. Na etapa de foco fixo o participante exercitava os golpes previamente aprendidos em um alvo fixo. Na fase de foco móvel o participante repetia os golpes previamente aprendidos um alvo em movimento. Todos os participantes aprenderam rapidamente e com poucos erros os golpes e sequências. No início e no final de cada condição era realizado um teste com o instrutor como adversário desferindo ataques espaçados e repetidos. Os treinos aumentaram os movimentos de ataque nos testes. A Condição Elemento aumentou os golpes unitários e a Condição Sequência, aumentou a emissão de sequências. Cada condição experimental terminava com um teste de generalização, semelhante a uma luta de Karate-do. Nesses testes os movimentos de defesa foram mais frequentes e os ataques diminuíram quando comparados ao teste anterior, mas não houve efeito sistemático das condições experimentais. Nas lutas os participantes utilizaram os golpes e sequências ensinadas, mas também sequências que não foram ensinadas, com combinação de golpes. Os resultados foram discutidos com base em estudos sobre aprendizagem recombinativa e refinamentos metodológicos foram sugeridos. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe present study investigated the effect of the training of strike units and strike sequences over the performance in a simulated Karate-do fight and offers a new methodology to study learning in martial arts. Four university students from 18 to 30 years old, with no previous experience in martial arts, performed two experimental conditions. In Element Condition, 6 strike units of punches and kicks were taught and, in Sequence Condition, 4 sequences built with three strike units were trained. Each condition was composed of three stages of training (acquisition, standing focus and moving focus). During acquisition Karate-do strike units or strike sequences were taught by instruction, shaping and modeling. In standing focus stage the participant practiced the previously learned strikes on a stationary target. In moving focus stage the participant repeated the previously learned strikes on a moving target. All participants learned quickly and with fewer errors all the strikes and sequences. Before and after each condition a test with a real adversary was held. In the tests the adversary punched and kicked slowly and repeatedly. The training increased the movement rates of strikes in subsequent tests. The Element Condition increased the rates of strike units and the Sequence Condition increased the rates in strike sequences. Each experimental condition ended with generalization test, just like a Karate-do fight. In these tests the movements of defense were more frequent and attacks decreased compared to the previous test, but there was no systematic effect of the experimental conditions. During the fights the participants used the strikes and sequences previously taught, but also sequences that were not taught with strike combination. The results were discussed based on studies of recombinative learning and methodological refinements were suggested.Hanna, Elenice SeixasFrança, Tiago Porto2013-12-18T11:29:22Z2013-12-18T11:29:22Z2013-12-182013-08-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFRANÇA, Tiago Porto. Ensino de golpes e sequências de ataque sobre o desempenho em luta simulada de Karate-do. 2013. viii, 59 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/14867A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T19:18:23Zoai:repositorio.unb.br:10482/14867Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T19:18:23Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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