Educação profissional distrital em Ceilândia à luz da relação entre educação e trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Klever Corrente
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/45543
https://doi.org/10.19123/eixo.v8i1.570
Resumo: O Centro de Educação Profissional – Escola Técnica de Ceilândia é uma instituição pública distrital ofertante de educação profissional, inaugura- da em 1982 e tem uma função social importante para a região atendida. Este artigo tem como objetivo principal a compreensão da evolução da educação profissional distrital desenvolvida em Ceilândia/Distrito Federal, especifica- mente na instituição supracitada, à luz da relação entre educação e trabalho. Com o propósito de alcançar a finalidade proposta, a metodologia utilizada foi a pesquisa documental, para constituir os principais acontecimentos da referida instituição e a pesquisa bibliográfica, recorrendo a bases conceituais no âmbito de educação e trabalho para discuti-los diante do contexto da ins- tituição. Por meio do estudo, compara-se as concepções e perspectivas que conduziram e conduzem a instituição, percebendo articulações sociais que influenciam nas decisões tomadas. Identifica-se também o desafio de propi- ciar uma formação que rompa com o tecnicismo, a alienação e o mero treina- mento para o trabalho, assegurando uma educação que seja crítica e cons- cientizadora, viabilizando a compreensão e a transformação científica e tec- nológica dos princípios que embasam a produtividade e a vida social
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Com o propósito de alcançar a finalidade proposta, a metodologia utilizada foi a pesquisa documental, para constituir os principais acontecimentos da referida instituição e a pesquisa bibliográfica, recorrendo a bases conceituais no âmbito de educação e trabalho para discuti-los diante do contexto da ins- tituição. Por meio do estudo, compara-se as concepções e perspectivas que conduziram e conduzem a instituição, percebendo articulações sociais que influenciam nas decisões tomadas. Identifica-se também o desafio de propi- ciar uma formação que rompa com o tecnicismo, a alienação e o mero treina- mento para o trabalho, assegurando uma educação que seja crítica e cons- cientizadora, viabilizando a compreensão e a transformação científica e tec- nológica dos princípios que embasam a produtividade e a vida socialThe Center of Professional Education - Technical School of Ceilan- dia is one district public institution offering professional education, inaugura- ted in 1982 and has one important social function to the attended region. This article has as main objective the comprehension of the evolution of district professional education developed in Ceilandia / Federal District, specifically in the abovementioned institution, considering the relation between education and work. In order to achieve the proposed, the methodology used was the documentary research, to constitute the main events of this institution and the bibliographic research, resorting the conceptual bases in the field of edu- cation and work to discuss them in the context of the institution. Through the study, the conceptions and perspectives that lead the institution are compa- red, perceiving social articulations that influence the decisions made. It also identifies the challenge of providing one formation that breaks with technica- lity, alienation and mere training for job, ensuring an education that is critical and conscientious, enabling the comprehension and scientific and technologi- cal transformation of the principles that underpin productivity and social lifeFaculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoInstituto Federal de BrasíliaUniversidade de Brasília, Faculdade de EducaçãoSilva, Klever Corrente2023-01-20T14:44:12Z2023-01-20T14:44:12Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Klever Corrente. Educação profissional distrital em Ceilândia à luz da relação entre educação e trabalho. Revista Eixo, Brasília, v. 8, n. 1, p. 5-12, jan./jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.19123/eixo.v8i1.570. Disponível em: http://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/article/view/570. Acesso em: 20 jan. 2023.https://repositorio.unb.br/handle/10482/45543https://doi.org/10.19123/eixo.v8i1.570Declaração de Direito Autoral Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre). Fonte: http://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/about/submissions#authorGuidelines. Acesso em: 20 jan. 2023.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-01T03:21:53Zoai:repositorio.unb.br:10482/45543Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-01T03:21:53Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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