As políticas curriculares da educação profissional e o trabalho docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares Júnior, Néri Emílio
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Borges, Lívia Freitas Fonseca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/41576
https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147222664
http://orcid.org/0000-0001-7841-2097
http://orcid.org/0000-0002-4956-0522
Resumo: Este artigo analisa o processo de implantação das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Parecer CNE/CEB n. 11/2012 e Resolução CNE/CEB n. 06/2012) em uma instituição de educação profissional no estado de Goiás. Para tanto, foi realizada uma pesquisa do tipo estudo de caso, que teve como procedimentos de levantamento de dados a análise documental, a observação, a entrevista semiestruturada e a instrução ao sósia. Os documentos analisados foram referentes às políticas curriculares e aos níveis de decisão curricular no âmbito da instituição escolar e os sujeitos da pesquisa foram gestores e professores. A implantação das diretrizes curriculares vem sendo feita a partir de ações da Reitoria, tais como: alteração dos projetos pedagógicos e das matrizes curriculares dos cursos técnicos; realização de um programa de formação continuada de docentes e técnicos-administrativos; organização e desenvolvimento de eventos de caráter científico; realização de um trabalho piloto de reformulação curricular e diálogos entre representantes da gestão e professores dos diferentes campi. Entretanto, essas ações têm apresentado pouco efeito nas práticas dos professores, uma vez que, no desenvolvimento do seu trabalho, são influenciados por fatores como a dimensão pessoal e o caráter socioeconômico do trabalho, a organização do trabalho pedagógico, os estudantes, o campo disciplinar e a área de atuação, a experiência profissional e os valores dos próprios professores, entre outros.
id UNB_6c20c93c649afd46c86e4cc54b9e3063
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/41576
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Soares Júnior, Néri EmílioBorges, Lívia Freitas Fonseca2021-08-05T18:14:36Z2021-08-05T18:14:36Z2021SOARES JUNIOR, Néri Emílio; BORGES, Lívia Freitas Fonseca. As políticas curriculares da educação profissional e o trabalho docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, e222664, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147222664. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022021000100721&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 maio 2021. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________SOARES JUNIOR, Néri Emílio; BORGES, Lívia Freitas Fonseca. Curriculum policies for vocational education and teaching work*. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, e222664, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147222664. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022021000100721&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 maio 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/41576https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147222664http://orcid.org/0000-0001-7841-2097http://orcid.org/0000-0002-4956-0522Este artigo analisa o processo de implantação das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Parecer CNE/CEB n. 11/2012 e Resolução CNE/CEB n. 06/2012) em uma instituição de educação profissional no estado de Goiás. Para tanto, foi realizada uma pesquisa do tipo estudo de caso, que teve como procedimentos de levantamento de dados a análise documental, a observação, a entrevista semiestruturada e a instrução ao sósia. Os documentos analisados foram referentes às políticas curriculares e aos níveis de decisão curricular no âmbito da instituição escolar e os sujeitos da pesquisa foram gestores e professores. A implantação das diretrizes curriculares vem sendo feita a partir de ações da Reitoria, tais como: alteração dos projetos pedagógicos e das matrizes curriculares dos cursos técnicos; realização de um programa de formação continuada de docentes e técnicos-administrativos; organização e desenvolvimento de eventos de caráter científico; realização de um trabalho piloto de reformulação curricular e diálogos entre representantes da gestão e professores dos diferentes campi. Entretanto, essas ações têm apresentado pouco efeito nas práticas dos professores, uma vez que, no desenvolvimento do seu trabalho, são influenciados por fatores como a dimensão pessoal e o caráter socioeconômico do trabalho, a organização do trabalho pedagógico, os estudantes, o campo disciplinar e a área de atuação, a experiência profissional e os valores dos próprios professores, entre outros.This article investigates the process of implementation of the current National Curricular Guidelines for Technical and Vocational Education of High School Level (Statement NCE/CBE n. 11/2012 and Resolution NCE/CBE n. 06/2012) in a vocational education institution in the state of Goiás. For this, a case study was carried out, which data survey procedures were documental analysis, observation, semi-structured interview, and instruction to the double. The documents analyzed were related to the curricular policies and the levels of the curricular decision in the school institution. The managers and teachers participated as investigation subjects. The implementation of the curricular guidelines has been made from actions of the Dean, such as remodeling of pedagogical projects and curricular matrices of technical courses; building a program of continuing education for teachers and administrative staff; organizing and developing scientific events; conducting a pilot work of curricular reformulation and dialogues between management representatives and teachers of different campuses. However, these actions have had little effect on teachers’ practices. Since the development of their work, they are influenced by factors such as personal and socioeconomic dimension of the work, pedagogical work organization, students, disciplinary field, action area, teachers’ values, and professional experience, among others.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)InglêsporFaculdade de Educação da Universidade de São Paulo(CC BY NC) - This content is licensed under a Creative Commons attribution-type BY-NC.info:eu-repo/semantics/openAccessAs políticas curriculares da educação profissional e o trabalho docenteCurriculum policies for vocational education and teaching workinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleDiretrizes curricularesEducação profissionalTrabalho docentereponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain163http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/41576/3/license.txtba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701MD53open accessORIGINALARTIGO_PoliticasCurricularesEducacao.pdfARTIGO_PoliticasCurricularesEducacao.pdfapplication/pdf246846http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/41576/1/ARTIGO_PoliticasCurricularesEducacao.pdf8910d1eaf485edbde405c13f1e7bd185MD51open accessARTIGO_CurriculumPoliciesVocacional.pdfARTIGO_CurriculumPoliciesVocacional.pdfapplication/pdf238567http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/41576/2/ARTIGO_CurriculumPoliciesVocacional.pdfba922d5a1677646064462e20dd1ccc73MD52open access10482/415762023-10-17 15:34:19.994open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/41576U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgcG9yIGludGVncmFudGUgZGEgZXF1aXBlIGRvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuQiBkZSBhY29yZG8gY29tIGxpY2Vuw6dhIGNvbmNlZGlkYSBwZWxvIGF1dG9yIGUvb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLg==Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-17T18:34:19Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As políticas curriculares da educação profissional e o trabalho docente
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Curriculum policies for vocational education and teaching work
title As políticas curriculares da educação profissional e o trabalho docente
spellingShingle As políticas curriculares da educação profissional e o trabalho docente
Soares Júnior, Néri Emílio
Diretrizes curriculares
Educação profissional
Trabalho docente
title_short As políticas curriculares da educação profissional e o trabalho docente
title_full As políticas curriculares da educação profissional e o trabalho docente
title_fullStr As políticas curriculares da educação profissional e o trabalho docente
title_full_unstemmed As políticas curriculares da educação profissional e o trabalho docente
title_sort As políticas curriculares da educação profissional e o trabalho docente
author Soares Júnior, Néri Emílio
author_facet Soares Júnior, Néri Emílio
Borges, Lívia Freitas Fonseca
author_role author
author2 Borges, Lívia Freitas Fonseca
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares Júnior, Néri Emílio
Borges, Lívia Freitas Fonseca
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Diretrizes curriculares
Educação profissional
Trabalho docente
topic Diretrizes curriculares
Educação profissional
Trabalho docente
description Este artigo analisa o processo de implantação das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Parecer CNE/CEB n. 11/2012 e Resolução CNE/CEB n. 06/2012) em uma instituição de educação profissional no estado de Goiás. Para tanto, foi realizada uma pesquisa do tipo estudo de caso, que teve como procedimentos de levantamento de dados a análise documental, a observação, a entrevista semiestruturada e a instrução ao sósia. Os documentos analisados foram referentes às políticas curriculares e aos níveis de decisão curricular no âmbito da instituição escolar e os sujeitos da pesquisa foram gestores e professores. A implantação das diretrizes curriculares vem sendo feita a partir de ações da Reitoria, tais como: alteração dos projetos pedagógicos e das matrizes curriculares dos cursos técnicos; realização de um programa de formação continuada de docentes e técnicos-administrativos; organização e desenvolvimento de eventos de caráter científico; realização de um trabalho piloto de reformulação curricular e diálogos entre representantes da gestão e professores dos diferentes campi. Entretanto, essas ações têm apresentado pouco efeito nas práticas dos professores, uma vez que, no desenvolvimento do seu trabalho, são influenciados por fatores como a dimensão pessoal e o caráter socioeconômico do trabalho, a organização do trabalho pedagógico, os estudantes, o campo disciplinar e a área de atuação, a experiência profissional e os valores dos próprios professores, entre outros.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-05T18:14:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-05T18:14:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOARES JUNIOR, Néri Emílio; BORGES, Lívia Freitas Fonseca. As políticas curriculares da educação profissional e o trabalho docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, e222664, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147222664. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022021000100721&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 maio 2021. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
SOARES JUNIOR, Néri Emílio; BORGES, Lívia Freitas Fonseca. Curriculum policies for vocational education and teaching work*. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, e222664, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147222664. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022021000100721&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 maio 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/41576
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147222664
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv http://orcid.org/0000-0001-7841-2097
http://orcid.org/0000-0002-4956-0522
identifier_str_mv SOARES JUNIOR, Néri Emílio; BORGES, Lívia Freitas Fonseca. As políticas curriculares da educação profissional e o trabalho docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, e222664, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147222664. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022021000100721&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 maio 2021. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
SOARES JUNIOR, Néri Emílio; BORGES, Lívia Freitas Fonseca. Curriculum policies for vocational education and teaching work*. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, e222664, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147222664. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022021000100721&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 maio 2021.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/41576
https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147222664
http://orcid.org/0000-0001-7841-2097
http://orcid.org/0000-0002-4956-0522
dc.language.iso.fl_str_mv Inglês
por
language_invalid_str_mv Inglês
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv (CC BY NC) - This content is licensed under a Creative Commons attribution-type BY-NC.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv (CC BY NC) - This content is licensed under a Creative Commons attribution-type BY-NC.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/41576/3/license.txt
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/41576/1/ARTIGO_PoliticasCurricularesEducacao.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/41576/2/ARTIGO_CurriculumPoliciesVocacional.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701
8910d1eaf485edbde405c13f1e7bd185
ba922d5a1677646064462e20dd1ccc73
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864232357068800