As políticas curriculares da educação profissional e o trabalho docente
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Data de Publicação: | 2021 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41576 https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147222664 http://orcid.org/0000-0001-7841-2097 http://orcid.org/0000-0002-4956-0522 |
Resumo: | Este artigo analisa o processo de implantação das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Parecer CNE/CEB n. 11/2012 e Resolução CNE/CEB n. 06/2012) em uma instituição de educação profissional no estado de Goiás. Para tanto, foi realizada uma pesquisa do tipo estudo de caso, que teve como procedimentos de levantamento de dados a análise documental, a observação, a entrevista semiestruturada e a instrução ao sósia. Os documentos analisados foram referentes às políticas curriculares e aos níveis de decisão curricular no âmbito da instituição escolar e os sujeitos da pesquisa foram gestores e professores. A implantação das diretrizes curriculares vem sendo feita a partir de ações da Reitoria, tais como: alteração dos projetos pedagógicos e das matrizes curriculares dos cursos técnicos; realização de um programa de formação continuada de docentes e técnicos-administrativos; organização e desenvolvimento de eventos de caráter científico; realização de um trabalho piloto de reformulação curricular e diálogos entre representantes da gestão e professores dos diferentes campi. Entretanto, essas ações têm apresentado pouco efeito nas práticas dos professores, uma vez que, no desenvolvimento do seu trabalho, são influenciados por fatores como a dimensão pessoal e o caráter socioeconômico do trabalho, a organização do trabalho pedagógico, os estudantes, o campo disciplinar e a área de atuação, a experiência profissional e os valores dos próprios professores, entre outros. |
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Soares Júnior, Néri EmílioBorges, Lívia Freitas Fonseca2021-08-05T18:14:36Z2021-08-05T18:14:36Z2021SOARES JUNIOR, Néri Emílio; BORGES, Lívia Freitas Fonseca. As políticas curriculares da educação profissional e o trabalho docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, e222664, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147222664. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022021000100721&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 maio 2021. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________SOARES JUNIOR, Néri Emílio; BORGES, Lívia Freitas Fonseca. Curriculum policies for vocational education and teaching work*. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, e222664, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147222664. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022021000100721&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 maio 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/41576https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147222664http://orcid.org/0000-0001-7841-2097http://orcid.org/0000-0002-4956-0522Este artigo analisa o processo de implantação das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Parecer CNE/CEB n. 11/2012 e Resolução CNE/CEB n. 06/2012) em uma instituição de educação profissional no estado de Goiás. Para tanto, foi realizada uma pesquisa do tipo estudo de caso, que teve como procedimentos de levantamento de dados a análise documental, a observação, a entrevista semiestruturada e a instrução ao sósia. Os documentos analisados foram referentes às políticas curriculares e aos níveis de decisão curricular no âmbito da instituição escolar e os sujeitos da pesquisa foram gestores e professores. A implantação das diretrizes curriculares vem sendo feita a partir de ações da Reitoria, tais como: alteração dos projetos pedagógicos e das matrizes curriculares dos cursos técnicos; realização de um programa de formação continuada de docentes e técnicos-administrativos; organização e desenvolvimento de eventos de caráter científico; realização de um trabalho piloto de reformulação curricular e diálogos entre representantes da gestão e professores dos diferentes campi. Entretanto, essas ações têm apresentado pouco efeito nas práticas dos professores, uma vez que, no desenvolvimento do seu trabalho, são influenciados por fatores como a dimensão pessoal e o caráter socioeconômico do trabalho, a organização do trabalho pedagógico, os estudantes, o campo disciplinar e a área de atuação, a experiência profissional e os valores dos próprios professores, entre outros.This article investigates the process of implementation of the current National Curricular Guidelines for Technical and Vocational Education of High School Level (Statement NCE/CBE n. 11/2012 and Resolution NCE/CBE n. 06/2012) in a vocational education institution in the state of Goiás. For this, a case study was carried out, which data survey procedures were documental analysis, observation, semi-structured interview, and instruction to the double. The documents analyzed were related to the curricular policies and the levels of the curricular decision in the school institution. The managers and teachers participated as investigation subjects. The implementation of the curricular guidelines has been made from actions of the Dean, such as remodeling of pedagogical projects and curricular matrices of technical courses; building a program of continuing education for teachers and administrative staff; organizing and developing scientific events; conducting a pilot work of curricular reformulation and dialogues between management representatives and teachers of different campuses. However, these actions have had little effect on teachers’ practices. Since the development of their work, they are influenced by factors such as personal and socioeconomic dimension of the work, pedagogical work organization, students, disciplinary field, action area, teachers’ values, and professional experience, among others.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)InglêsporFaculdade de Educação da Universidade de São Paulo(CC BY NC) - This content is licensed under a Creative Commons attribution-type BY-NC.info:eu-repo/semantics/openAccessAs políticas curriculares da educação profissional e o trabalho docenteCurriculum policies for vocational education and teaching workinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleDiretrizes curricularesEducação profissionalTrabalho docentereponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain163http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/41576/3/license.txtba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701MD53open accessORIGINALARTIGO_PoliticasCurricularesEducacao.pdfARTIGO_PoliticasCurricularesEducacao.pdfapplication/pdf246846http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/41576/1/ARTIGO_PoliticasCurricularesEducacao.pdf8910d1eaf485edbde405c13f1e7bd185MD51open accessARTIGO_CurriculumPoliciesVocacional.pdfARTIGO_CurriculumPoliciesVocacional.pdfapplication/pdf238567http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/41576/2/ARTIGO_CurriculumPoliciesVocacional.pdfba922d5a1677646064462e20dd1ccc73MD52open access10482/415762023-10-17 15:34:19.994open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/41576U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgcG9yIGludGVncmFudGUgZGEgZXF1aXBlIGRvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuQiBkZSBhY29yZG8gY29tIGxpY2Vuw6dhIGNvbmNlZGlkYSBwZWxvIGF1dG9yIGUvb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLg==Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-17T18:34:19Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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Este artigo analisa o processo de implantação das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Parecer CNE/CEB n. 11/2012 e Resolução CNE/CEB n. 06/2012) em uma instituição de educação profissional no estado de Goiás. Para tanto, foi realizada uma pesquisa do tipo estudo de caso, que teve como procedimentos de levantamento de dados a análise documental, a observação, a entrevista semiestruturada e a instrução ao sósia. Os documentos analisados foram referentes às políticas curriculares e aos níveis de decisão curricular no âmbito da instituição escolar e os sujeitos da pesquisa foram gestores e professores. A implantação das diretrizes curriculares vem sendo feita a partir de ações da Reitoria, tais como: alteração dos projetos pedagógicos e das matrizes curriculares dos cursos técnicos; realização de um programa de formação continuada de docentes e técnicos-administrativos; organização e desenvolvimento de eventos de caráter científico; realização de um trabalho piloto de reformulação curricular e diálogos entre representantes da gestão e professores dos diferentes campi. Entretanto, essas ações têm apresentado pouco efeito nas práticas dos professores, uma vez que, no desenvolvimento do seu trabalho, são influenciados por fatores como a dimensão pessoal e o caráter socioeconômico do trabalho, a organização do trabalho pedagógico, os estudantes, o campo disciplinar e a área de atuação, a experiência profissional e os valores dos próprios professores, entre outros. |
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