Diretrizes Curriculares Nacionais para formação docente: em foco as alterações de 2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Christina Vargas Miranda
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silveira, Hélder Eterno da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8102
Resumo: A presente pesquisa analisa os avanços, divergências ou convergências ocorridas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para formação de professores a partir das Resoluções de 2002 e 2015 do Conselho Nacional de Educação. Evidenciamos por meio da análise dos documentos que estes mais convergem em relação às orientações para formação docente do que divergem e que, as atuais diretrizes transcende a de 2002, sendo mais minuciosa em suas informações. No tocante à formação pedagógica para graduados não licenciados, a Resolução de 2015 diverge da Resolução de 2002 ao propiciar a atuação de bacharéis e tecnólogos como docentes da Educação Básica, contrariando assim os pressupostos defendidos pelos cursos de licenciatura. Destacamos que, essas alterações somente se concretizarão mediante mudanças nas políticas públicas voltadas à educação que priorizem a profissionalização docente.
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