Contribuições das atividades esportivas e artísticas como forma de investimento nas funções executivas e no desempenho acadêmico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37018 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2019. |
id |
UNB_6caed81a3b7dcd8c08c92bca69c4d9e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/37018 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições das atividades esportivas e artísticas como forma de investimento nas funções executivas e no desempenho acadêmicoAtividade físicaCircosDesempenho acadêmicoNeuropsicologia - avaliaçãoAulas de circoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2019.A prática de exercícios físicos traz benefícios ao funcionamento das funções executivas e ao desempenho acadêmico. Com base na hipótese de que aulas de circo são uma atividade física que exigem maior engajamento cognitivo de seus participantes, o objetivo desta pesquisa foi avaliar se crianças submetidas a uma intervenção física com aulas de circo exibiam melhores padrões de desempenho em tarefas neuropsicológicas e desempenho escolar comparadas ao grupo controle. Através de delineamento pré-teste e pós-teste, foram mensurados o desempenho de alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental de uma escola de Brasília. Participaram 57 estudantes com idades entre 8 e 12 anos, distribuídos em uma das duas condições disponíveis. Os resultados demonstraram que não houve diferença significativa em nenhum dos grupos no pós-teste. A análise do índice de mudança relativa, do tamanho do efeito eta quadrado parcial e do índice d de Cohen revelaram alguns benefícios para o grupo experimental. Conclui-se que as aulas de circo, da forma aqui implementada, não foram suficientes para produzir efeitos nas funções executivas e no desempenho acadêmico.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).The practice of physical activity benefits the functioning of executive functions and academic performance. Based on the hypothesis that circus classes are a physical activity that require cognitive engagement, the objective of this research was to evaluate if children whoo took to a circus classes exhibited better performance standards in neuropsychological tasks and academic achievement compared to the control group. Through a pre-test and post-test design, the performance of 4th and 5th grade students from a school in Brasilia was measured. Fifty seven students aged 8 to 12 years, in one of two conditions. The results showed that there was no significant difference in any of the post-test groups. The analysis of the relative change rate, the size of the partial square eta effect, and the Cohen d index revealed some benefits for the experimental group. It was concluded that circus classes were not enough to produce effects on executive functions and academic performance, but there was a potential for improvement in performance after the intervention, reinforcing the importance and effectiveness of the investment in executive functions with physical activities.Moura, Ricardo José deParanhos, Isabela Levi2020-02-28T20:14:19Z2020-02-28T20:14:19Z2020-02-182019-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPARANHOS, Isabela Levi. Contribuições das atividades esportivas e artísticas como forma de investimento nas funções executivas e no desempenho acadêmico. 2019. 68 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/37018A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T19:18:22Zoai:repositorio.unb.br:10482/37018Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T19:18:22Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições das atividades esportivas e artísticas como forma de investimento nas funções executivas e no desempenho acadêmico |
title |
Contribuições das atividades esportivas e artísticas como forma de investimento nas funções executivas e no desempenho acadêmico |
spellingShingle |
Contribuições das atividades esportivas e artísticas como forma de investimento nas funções executivas e no desempenho acadêmico Paranhos, Isabela Levi Atividade física Circos Desempenho acadêmico Neuropsicologia - avaliação Aulas de circo |
title_short |
Contribuições das atividades esportivas e artísticas como forma de investimento nas funções executivas e no desempenho acadêmico |
title_full |
Contribuições das atividades esportivas e artísticas como forma de investimento nas funções executivas e no desempenho acadêmico |
title_fullStr |
Contribuições das atividades esportivas e artísticas como forma de investimento nas funções executivas e no desempenho acadêmico |
title_full_unstemmed |
Contribuições das atividades esportivas e artísticas como forma de investimento nas funções executivas e no desempenho acadêmico |
title_sort |
Contribuições das atividades esportivas e artísticas como forma de investimento nas funções executivas e no desempenho acadêmico |
author |
Paranhos, Isabela Levi |
author_facet |
Paranhos, Isabela Levi |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moura, Ricardo José de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paranhos, Isabela Levi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividade física Circos Desempenho acadêmico Neuropsicologia - avaliação Aulas de circo |
topic |
Atividade física Circos Desempenho acadêmico Neuropsicologia - avaliação Aulas de circo |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2019. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-27 2020-02-28T20:14:19Z 2020-02-28T20:14:19Z 2020-02-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PARANHOS, Isabela Levi. Contribuições das atividades esportivas e artísticas como forma de investimento nas funções executivas e no desempenho acadêmico. 2019. 68 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. https://repositorio.unb.br/handle/10482/37018 |
identifier_str_mv |
PARANHOS, Isabela Levi. Contribuições das atividades esportivas e artísticas como forma de investimento nas funções executivas e no desempenho acadêmico. 2019. 68 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/37018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508333037518848 |