“Tihik quando bebe Kaxmuk não tem pai, nem mãe, nem irmão” : percepções sociais das consequências do uso da cachaça no povo indígena Maxakali/MG/Brasil
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Data de Publicação: | 2019 |
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Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36434 https://doi.org/10.1590/1413-81232018248.16992017 http://orcid.org/0000-0003-2407-8905 http://orcid.org/0000-0003-2833-2317 http://orcid.org/0000-0001-6076-8546 http://orcid.org/0000-0002-1879-5433 http://orcid.org/0000-0003-4150-5120 http://orcid.org/0000-0002-4371-9862 http://orcid.org/0000-0002-0665-211X |
Resumo: | Este artigo explora um dos aspectos mais interessantes e menos estudados no Brasil: as consequências das experiências complexas e contraditórias da substituição total de bebidas tradicionais indígenas pela cachaça, introduzida pelo contato interétnico. Contribui com a carência de ampliação de estudos na temática, analisando as consequências negativas do uso de álcool Maxakali. Enquanto estudos antropológicos enfatizam funções do beber tradicional e contemporâneo como “lubrificantes” sociais, as percepções sociais Maxakali ressaltam consequências negativas do uso da cachaça vendida ou trocada no contato interétnico. Interpretou-se no cotidiano, símbolos e significados dessas consequências, narradas por 21 lideranças em grupos focais. Com a substituição da Kaxmuk pelos Maxakali, ocorreram adaptações surgidas pelo contato interétnico, com relações negativas para quem bebe, suas família, aldeia e comunidade. No mundo-da-vida, as consequências negativas apresentaram-se em forma de acidentes, desarmonias conjugais, negligências, além de comportamentos violentos, doenças e mortes. Este estudo reforça a importância de produção de conhecimentos aprofundados e abrangentes visando a identificação de grupos vulneráveis em busca de soluções participantes. |
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“Tihik quando bebe Kaxmuk não tem pai, nem mãe, nem irmão” : percepções sociais das consequências do uso da cachaça no povo indígena Maxakali/MG/Brasil“When a Tihik drinks kaxmuk he neither has a father, nor a mother, or a brother” : perceptions of Maxakali on the effects of sugarcane liquor consumptionÍndios da América do Sul - BrasilBebidas alcoólicas - consumoProblemas sociaisPesquisa qualitativaEste artigo explora um dos aspectos mais interessantes e menos estudados no Brasil: as consequências das experiências complexas e contraditórias da substituição total de bebidas tradicionais indígenas pela cachaça, introduzida pelo contato interétnico. Contribui com a carência de ampliação de estudos na temática, analisando as consequências negativas do uso de álcool Maxakali. Enquanto estudos antropológicos enfatizam funções do beber tradicional e contemporâneo como “lubrificantes” sociais, as percepções sociais Maxakali ressaltam consequências negativas do uso da cachaça vendida ou trocada no contato interétnico. Interpretou-se no cotidiano, símbolos e significados dessas consequências, narradas por 21 lideranças em grupos focais. Com a substituição da Kaxmuk pelos Maxakali, ocorreram adaptações surgidas pelo contato interétnico, com relações negativas para quem bebe, suas família, aldeia e comunidade. No mundo-da-vida, as consequências negativas apresentaram-se em forma de acidentes, desarmonias conjugais, negligências, além de comportamentos violentos, doenças e mortes. Este estudo reforça a importância de produção de conhecimentos aprofundados e abrangentes visando a identificação de grupos vulneráveis em busca de soluções participantes.This study explores one of the most interesting and least studied issues in Brazil: the consequences of complex and contradictory experiences by replacing the traditional drinks by cachaça, introduced through interethnic contact. Given the rarity of the study of Maxakali alcohol consumption in research, this study aims to understand, from the native’s point of view, the negative aftereffect of alcohol consumption. Although anthropological studies emphasize functions of traditional and contemporary drinking as social “lubricants”, social perceptions of the Maxakali highlight the problems of cachaça bought through interethnic contact. Symbols and meanings of these consequences were interpreted through their daily life histories, recorded by 21 leaders in focus group. Through the interethnic contact, some adaptations have occurred in the Maxakali alcohol use, with negative consequences for those who drink, their families, their villages and their community. In the world-of-life, these changes these changes can be seen through accidents, insults, marital disharmony, neglects, violent behavior, illness and death. This study’s findings highlight the importance of producing comprehensive and in-depth knowledge in search of to identify vulnerable groups and to develop participatory solutions.Faculdade de Ciências da Saúde (FS)Departamento de Saúde Coletiva (FS DSC)ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2020-01-24T10:30:52Z2020-01-24T10:30:52Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfOLIVEIRA, Roberto Carlos de et al. “Tihik quando bebe Kaxmuk não tem pai, nem mãe, nem irmão”: Percepções sociais das consequências do uso da cachaça no povo indígena Maxakali/MG/Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, n. 8, p. 2883-2894, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232018248.16992017. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232019000802883. Acesso em: 27 maio 2020. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________OLIVEIRA, Roberto Carlos de et al. “When a Tihik drinks kaxmuk he neither has a father, nor a mother, or a brother”: perceptions of Maxakali on the effects of sugarcane liquor consumption. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, n. 8, p. 2883-2894, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232018248.16992017. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232019000802883. Acesso em: 27 maio 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36434https://doi.org/10.1590/1413-81232018248.16992017http://orcid.org/0000-0003-2407-8905http://orcid.org/0000-0003-2833-2317http://orcid.org/0000-0001-6076-8546http://orcid.org/0000-0002-1879-5433http://orcid.org/0000-0003-4150-5120http://orcid.org/0000-0002-4371-9862http://orcid.org/0000-0002-0665-211Xporeng(CC BY) - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commonsinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Roberto Carlos deNicolau, Belinda F.Levine, AlissaMendonça, Ana Valéria MachadoVideira, VictoriaVargas, Andréa Maria DuarteFerreira, Efigênia Ferreira ereponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-09-14T20:31:24Zoai:repositorio.unb.br:10482/36434Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-09-14T20:31:24Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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“Tihik quando bebe Kaxmuk não tem pai, nem mãe, nem irmão” : percepções sociais das consequências do uso da cachaça no povo indígena Maxakali/MG/Brasil Oliveira, Roberto Carlos de Índios da América do Sul - Brasil Bebidas alcoólicas - consumo Problemas sociais Pesquisa qualitativa |
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Este artigo explora um dos aspectos mais interessantes e menos estudados no Brasil: as consequências das experiências complexas e contraditórias da substituição total de bebidas tradicionais indígenas pela cachaça, introduzida pelo contato interétnico. Contribui com a carência de ampliação de estudos na temática, analisando as consequências negativas do uso de álcool Maxakali. Enquanto estudos antropológicos enfatizam funções do beber tradicional e contemporâneo como “lubrificantes” sociais, as percepções sociais Maxakali ressaltam consequências negativas do uso da cachaça vendida ou trocada no contato interétnico. Interpretou-se no cotidiano, símbolos e significados dessas consequências, narradas por 21 lideranças em grupos focais. Com a substituição da Kaxmuk pelos Maxakali, ocorreram adaptações surgidas pelo contato interétnico, com relações negativas para quem bebe, suas família, aldeia e comunidade. No mundo-da-vida, as consequências negativas apresentaram-se em forma de acidentes, desarmonias conjugais, negligências, além de comportamentos violentos, doenças e mortes. Este estudo reforça a importância de produção de conhecimentos aprofundados e abrangentes visando a identificação de grupos vulneráveis em busca de soluções participantes. |
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OLIVEIRA, Roberto Carlos de et al. “Tihik quando bebe Kaxmuk não tem pai, nem mãe, nem irmão”: Percepções sociais das consequências do uso da cachaça no povo indígena Maxakali/MG/Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, n. 8, p. 2883-2894, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232018248.16992017. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232019000802883. Acesso em: 27 maio 2020. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ OLIVEIRA, Roberto Carlos de et al. “When a Tihik drinks kaxmuk he neither has a father, nor a mother, or a brother”: perceptions of Maxakali on the effects of sugarcane liquor consumption. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, n. 8, p. 2883-2894, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232018248.16992017. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232019000802883. Acesso em: 27 maio 2020. https://repositorio.unb.br/handle/10482/36434 https://doi.org/10.1590/1413-81232018248.16992017 http://orcid.org/0000-0003-2407-8905 http://orcid.org/0000-0003-2833-2317 http://orcid.org/0000-0001-6076-8546 http://orcid.org/0000-0002-1879-5433 http://orcid.org/0000-0003-4150-5120 http://orcid.org/0000-0002-4371-9862 http://orcid.org/0000-0002-0665-211X |
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