Gol de letra : estilos de aprendizagem em ambiente formal de ensino de inglês como língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mandarino, Georgina dos Santos Amazonas
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10756
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2012.
id UNB_6d2e96940f94def50b6473ea64843531
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/10756
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Gol de letra : estilos de aprendizagem em ambiente formal de ensino de inglês como língua estrangeiraEnsino de línguasLíngua inglesaPrática de ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2012.Considerando que os aprendizes adquirem competência acadêmica de maneiras diversas, vendo, ouvindo, fazendo, refletindo por meio de memorização, visualização e fazendo analogias, a forma de ensinar também deve variar para que realmente ocorra a aquisição do conteúdo pelo aluno. Alguns professores utilizam técnicas e métodos diversos, demonstrando, discutindo, enfatizando a memória e levando à compreensão mediante instrumentos variados. O quanto o aprendiz adquire em sala de aula é regulado em parte por esse aluno mediante sua preparação anterior, sua história de vida, seus interesses, vontades, motivações, sua capacidade inata e por outro lado, pela compatibilidade de seu estilo de aprendizagem e o estilo de ensinar do professor. Este trabalho traz os resultados de uma pesquisa de caráter etnográfico realizada em sala de aula de inglês como Língua Estrangeira. Ancorado, principalmente, nas narrativas de aprendizagem de alunos de escolas noturnas da periferia de Brasília, foi possível perceber como tais aprendizes vêem o ensino de inglês como algo desvinculado de seu contexto. Isso nos levou a estudar os diversos estilos de aprendizagem desses alunos, de forma a apoiá-los em seu processo de aquisição de Língua Estrangeira (LE), bem como sugerir insumos aos professores para melhor compreensão das características inerentes a seus alunos e, com isso, utilizar instrumentos voltados para os diversos estilos de aprendizagem. Os resultados mostraram que existe um estilo preponderante em cada aluno e que é possível utilizar instrumentos e técnicas diversos para atender ao processo de aquisição de LE. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT. Whereas learners acquire academic competence in different ways, seeing, hearing, doing, reflecting through memorization, visualization, and making analogies the “how to teach” must also change on what truly occur to acquire the content by the learner. Some teachers use various techniques and methods, demonstrating, discussing, emphasizing memory leading to understanding by using various instruments. How the student learns in class is regulated in part by this same student based on his previous preparation, life history, interests, desires, motivations, his innate ability and on the other hand the compatibility of his learning style and the style of teaching by the teacher. This paper presents the results of an ethnographic research conducted in classrooms of English as a foreign language. Through narratives of students from elementary night public schools of Brasilia, Brazil, it was possible to see how such students are seeing English as something far from them. This led to a research of the different learning styles of students in order to support them in their process of acquiring a foreign language, as well as to provide teachers a feedback to better understand the characteristics of their students and therefore use instruments designed for different learning styles. The results showed that there is a predominant style of each learner and can be used various tools and techniques to meet the acquisition of foreign languages.2012-06-19T14:29:35Z2012-06-19T14:29:35Z2012-06-192012-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMANDARINO, Georgina dos Santos Amazonas. Gol de letra: estilos de aprendizagem em ambiente formal de ensino de inglês como língua estrangeira. 2012. xiv, 145 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/10756Mandarino, Georgina dos Santos Amazonasinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:32:15Zoai:repositorio.unb.br:10482/10756Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:32:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Gol de letra : estilos de aprendizagem em ambiente formal de ensino de inglês como língua estrangeira
title Gol de letra : estilos de aprendizagem em ambiente formal de ensino de inglês como língua estrangeira
spellingShingle Gol de letra : estilos de aprendizagem em ambiente formal de ensino de inglês como língua estrangeira
Mandarino, Georgina dos Santos Amazonas
Ensino de línguas
Língua inglesa
Prática de ensino
title_short Gol de letra : estilos de aprendizagem em ambiente formal de ensino de inglês como língua estrangeira
title_full Gol de letra : estilos de aprendizagem em ambiente formal de ensino de inglês como língua estrangeira
title_fullStr Gol de letra : estilos de aprendizagem em ambiente formal de ensino de inglês como língua estrangeira
title_full_unstemmed Gol de letra : estilos de aprendizagem em ambiente formal de ensino de inglês como língua estrangeira
title_sort Gol de letra : estilos de aprendizagem em ambiente formal de ensino de inglês como língua estrangeira
author Mandarino, Georgina dos Santos Amazonas
author_facet Mandarino, Georgina dos Santos Amazonas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mandarino, Georgina dos Santos Amazonas
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de línguas
Língua inglesa
Prática de ensino
topic Ensino de línguas
Língua inglesa
Prática de ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-19T14:29:35Z
2012-06-19T14:29:35Z
2012-06-19
2012-03-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MANDARINO, Georgina dos Santos Amazonas. Gol de letra: estilos de aprendizagem em ambiente formal de ensino de inglês como língua estrangeira. 2012. xiv, 145 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/10756
identifier_str_mv MANDARINO, Georgina dos Santos Amazonas. Gol de letra: estilos de aprendizagem em ambiente formal de ensino de inglês como língua estrangeira. 2012. xiv, 145 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/10756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580893090185216