O programa de expansão da educação profissional na Escola de Música de Brasília : a perspectiva de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rodrigo Hoffmann Velloso da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13697
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2012.
id UNB_6d37788b1be88d69bd12f3a3e434d687
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/13697
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O programa de expansão da educação profissional na Escola de Música de Brasília : a perspectiva de professoresEducação profissional em músicaMúsica - instrução e estudoProfessores de músicaMúsicosDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2012.Esta pesquisa investigou a percepção de professores acerca do processo de implementação do Programa de Expansão da Educação Profissional – PROEP no Centro de Educação Profissional Escola de Música de Brasília – CEP/EMB. O PROEP foi um programa de investimento financeiro que teve por objetivo colocar em prática os novos dispositivos legais da reforma da educação profissional – Lei de Diretrizes e Bases 9.394/1996, Decreto 2.208/1997 e Portaria MEC 646/1997 – por meio do financiamento na infraestrutura das escolas, na gestão da educação profissional e no desenvolvimento técnico-pedagógico das instituições. As questões de pesquisa que nortearam este trabalho foram: qual a percepção dos professores acerca do processo de implementação do PROEP no CEP/EMB? Quais eram suas expectativas? O que eles percebem como mudanças? O que eles atribuem como consequências desse processo? Como eles avaliam os resultados? Por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com professores da instituição e análise de documentos escolares, foi possível identificar que cada professor apresentou diferentes perspectivas acerca da efetividade do PROEP na escola, conforme suas expectativas e função desempenhada à época. Se por um lado, os professores em cargos de direção percebem grandes mudanças em relação à infraestrutura da escola, por outro, para os professores em sala de aula a percepção sobre o coletivo é de poucas mudanças pedagógicas. No entanto, eles atribuem mudanças pessoais em suas práticas a partir da reflexão desencadeada no processo de implementação do PROEP e posteriormente. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis research investigated teacher's perceptions about the process of implementation of the Professional Education Expansion Program (PROEP) at the Center of Professional Education of the Music School of Brasília – CEP/EMB. PROEP was a program of financial investment that aimed at implementing some new legal provisions of the professional education reform by financing improvements in the infrastructure of schools, in education's management and in developing teacher's technical and educational skills, according to Law 9.394/1996, Decree 2.208/1997 and Ordinance MEC 646/1997. This study was guided by the following questions: How teachers perceived the process of PROEP CEP/EMB implementation? What were their expectations for the reform? What changes they noticed? What results were caused by such process? How they evaluate the results? Through semi-structured interviews with teachers and by analyzing school documents, the study identified that each teacher had different perspectives about PROEP's effectiveness in the school, according to their role and their expectations during the researched period. Teachers in leadership positions saw major changes in infrastructure, and teachers in classroom perceived little pedagogical changes. Nevertheless, they attribute personal changes in their practices caused by the reflection triggered by PROEP's implementation process.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Música (IdA MUS)Programa de Pós-Graduação em MúsicaMontandon, Maria IsabelSilva, Rodrigo Hoffmann Velloso da2013-07-25T19:57:08Z2013-07-25T19:57:08Z2013-07-252012-10-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Rodrigo Hoffmann Velloso da. O programa de expansão da educação profissional na escola de música de Brasília: a perspectiva de professores. 2012. 134 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/13697A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-02T18:58:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/13697Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-02T18:58:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O programa de expansão da educação profissional na Escola de Música de Brasília : a perspectiva de professores
title O programa de expansão da educação profissional na Escola de Música de Brasília : a perspectiva de professores
spellingShingle O programa de expansão da educação profissional na Escola de Música de Brasília : a perspectiva de professores
Silva, Rodrigo Hoffmann Velloso da
Educação profissional em música
Música - instrução e estudo
Professores de música
Músicos
title_short O programa de expansão da educação profissional na Escola de Música de Brasília : a perspectiva de professores
title_full O programa de expansão da educação profissional na Escola de Música de Brasília : a perspectiva de professores
title_fullStr O programa de expansão da educação profissional na Escola de Música de Brasília : a perspectiva de professores
title_full_unstemmed O programa de expansão da educação profissional na Escola de Música de Brasília : a perspectiva de professores
title_sort O programa de expansão da educação profissional na Escola de Música de Brasília : a perspectiva de professores
author Silva, Rodrigo Hoffmann Velloso da
author_facet Silva, Rodrigo Hoffmann Velloso da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Montandon, Maria Isabel
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rodrigo Hoffmann Velloso da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação profissional em música
Música - instrução e estudo
Professores de música
Músicos
topic Educação profissional em música
Música - instrução e estudo
Professores de música
Músicos
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-04
2013-07-25T19:57:08Z
2013-07-25T19:57:08Z
2013-07-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Rodrigo Hoffmann Velloso da. O programa de expansão da educação profissional na escola de música de Brasília: a perspectiva de professores. 2012. 134 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/13697
identifier_str_mv SILVA, Rodrigo Hoffmann Velloso da. O programa de expansão da educação profissional na escola de música de Brasília: a perspectiva de professores. 2012. 134 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/13697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580812684328960