Crenças sobre o ensino-aprendizagem de inglês (LE) em contexto de formação profissional : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Eduardo Ferreira dos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8360
Resumo: Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2010.
id UNB_6d4433e1445bd3eec3cd18f955f7ed35
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/8360
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Crenças sobre o ensino-aprendizagem de inglês (LE) em contexto de formação profissional : um estudo de casoLíngua inglesa - estudo e ensinoAprendizagemFormação profissionalDissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2010.O estudo relatado nesta dissertação investigou as crenças sobre o ensino-aprendizagem de inglês (LE) de uma aluna do curso técnico-profissionalizante de Guia de Turismo de uma unidade da rede federal de ensino, situada no Distrito Federal. Buscou-se acessar suas crenças, compreender as possíveis relações entre crenças, experiências e ações de aprendizagem, além de analisar o efeito de tais crenças na formação técnico-profissionalizante da participante. A metodologia de pesquisa adotada foi o estudo de caso, de natureza qualitativo-interpretativista, visando à compreensão deste caso específico em seu contexto particular. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram questionários escritos, narrativa, observação participante e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados obtidos revelou vinte crenças que foram categorizadas em cinco aglomerados, conforme os laços coesivos que as conectam. Evidenciou-se uma estreita relação entre as crenças da participante e suas experiências de aprendizagem formal anteriores, e foram identificadas algumas incoerências entre o que ela acredita e como ela age. Destacou-se uma atitude positiva da participante frente ao aprendizado de inglês, reforçada pelo processo de ressignificação de crenças desencadeado pelo seu ingresso no curso técnico. Com isso, a participante ampliou suas perspectivas de atuação profissional, de forma que sua nova visão de mercado de trabalho reforçou sua crença na relevância do aprendizado de inglês para o sucesso profissional. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study investigated the beliefs about English teaching and learning of a student from the technical-professional course „Tourist Guide‟ from a school of the federal educational public system, located in Distrito Federal. Besides accessing her beliefs, we sought to understand the possible relationships between beliefs and learning experiences and actions, and analyze the effect of such beliefs on the participant‟s technical and vocational education. It was adopted the qualitative-interpretative case study as the research methodology, in order to understand this specific case on its particular context. The instruments used for data collection were written questionnaires, narrative, participant observation and semi-structured interviews. The data analysis has revealed twenty beliefs which were classified into five clusters, according to the cohesive ties that connect them. It was evidenced a close relationship between the participant‟s beliefs and her previous formal learning experiences, and identified some inconsistencies between what she believes and how she acts. It was highlighted the participant‟s positive attitude towards English, reinforced by the ressignification process of her beliefs triggered by her entry in the technical course. Because of that, she broadened her professional perspectives, so that her new vision of the labor market has strengthened her belief in the importance of learning English for professional success.Moura Filho, Augusto César LuitgardsSantos, Eduardo Ferreira dos2011-06-14T16:12:41Z2011-06-14T16:12:41Z2011-06-142010-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Eduardo Ferreira dos. Crenças sobre o ensino-aprendizagem de inglês (LE) em contexto de formação profissional: um estudo de caso. 2010. 196 f., il. Dissertação (Mestrado em Línguistica Aplicada)-Unoversidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/8360info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:32:09Zoai:repositorio.unb.br:10482/8360Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:32:09Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Crenças sobre o ensino-aprendizagem de inglês (LE) em contexto de formação profissional : um estudo de caso
title Crenças sobre o ensino-aprendizagem de inglês (LE) em contexto de formação profissional : um estudo de caso
spellingShingle Crenças sobre o ensino-aprendizagem de inglês (LE) em contexto de formação profissional : um estudo de caso
Santos, Eduardo Ferreira dos
Língua inglesa - estudo e ensino
Aprendizagem
Formação profissional
title_short Crenças sobre o ensino-aprendizagem de inglês (LE) em contexto de formação profissional : um estudo de caso
title_full Crenças sobre o ensino-aprendizagem de inglês (LE) em contexto de formação profissional : um estudo de caso
title_fullStr Crenças sobre o ensino-aprendizagem de inglês (LE) em contexto de formação profissional : um estudo de caso
title_full_unstemmed Crenças sobre o ensino-aprendizagem de inglês (LE) em contexto de formação profissional : um estudo de caso
title_sort Crenças sobre o ensino-aprendizagem de inglês (LE) em contexto de formação profissional : um estudo de caso
author Santos, Eduardo Ferreira dos
author_facet Santos, Eduardo Ferreira dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moura Filho, Augusto César Luitgards
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Eduardo Ferreira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - estudo e ensino
Aprendizagem
Formação profissional
topic Língua inglesa - estudo e ensino
Aprendizagem
Formação profissional
description Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-22
2011-06-14T16:12:41Z
2011-06-14T16:12:41Z
2011-06-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Eduardo Ferreira dos. Crenças sobre o ensino-aprendizagem de inglês (LE) em contexto de formação profissional: um estudo de caso. 2010. 196 f., il. Dissertação (Mestrado em Línguistica Aplicada)-Unoversidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/8360
identifier_str_mv SANTOS, Eduardo Ferreira dos. Crenças sobre o ensino-aprendizagem de inglês (LE) em contexto de formação profissional: um estudo de caso. 2010. 196 f., il. Dissertação (Mestrado em Línguistica Aplicada)-Unoversidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/8360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508284362620928