Mídia, eleições e pesquisa de opinião no Brasil (1989-2010) : um mapeamento da presença das pesquisas na cobertura eleitoral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel, Luis Felipe
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Tokarski, Flávia Millena Biroli, Mota, Fernanda Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21467
Resumo: Neste artigo, analisamos a presença das pesquisas de opinião na mídia brasileira, em períodos eleitorais. Para tanto, produzimos um mapeamento da publicação das pesquisas na mídia impressa entre 1989 e 2010, nos períodos correspondentes à campanha nas seis eleições presidenciais que ocorreram nesse intervalo. A análise observa padrões e especificidades na divulgação das pesquisas pelos principais jornais diários e revistas semanais de informação brasileiros no período indicado, com atenção para o destaque assumido pelas pesquisas nos veículos, a forma de apresentação (estratificação, informações metodológicas etc.) e seu peso na definição da cobertura e das formas de atuação da mídia nas disputas.
id UNB_6db65f4ef61dfcec45c34038e676d4e1
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/21467
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Miguel, Luis FelipeTokarski, Flávia Millena BiroliMota, Fernanda Ferreira2016-09-27T15:44:07Z2016-09-27T15:44:07Z2011-03BIROLI, Flávia; MIGUEL, Luis Felipe; MOTA, Fernanda Ferreira. Mídia, eleições e pesquisa de opinião no Brasil (1989-2010): um mapeamento da presença das pesquisas na cobertura eleitoral. Revista Compolítica, n. 1, vol. 1, p. 68-89, mar./abr., 2011. Disponível em: <http://compolitica.org/revista/index.php/revista/article/view/6/4>. Acesso em: 23 ago. 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21467Neste artigo, analisamos a presença das pesquisas de opinião na mídia brasileira, em períodos eleitorais. Para tanto, produzimos um mapeamento da publicação das pesquisas na mídia impressa entre 1989 e 2010, nos períodos correspondentes à campanha nas seis eleições presidenciais que ocorreram nesse intervalo. A análise observa padrões e especificidades na divulgação das pesquisas pelos principais jornais diários e revistas semanais de informação brasileiros no período indicado, com atenção para o destaque assumido pelas pesquisas nos veículos, a forma de apresentação (estratificação, informações metodológicas etc.) e seu peso na definição da cobertura e das formas de atuação da mídia nas disputas.Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e PolíticaRevista Compolítica - Declaração de Direito Autoral Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Fonte: http://compolitica.org/revista/index.php/revista/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 23 ago. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessMídia, eleições e pesquisa de opinião no Brasil (1989-2010) : um mapeamento da presença das pesquisas na cobertura eleitoralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleMídia digital - políticaPesquisaEleiçõesOpinião públicaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_MidiaEleicoesPesquisaOpiniao.pdfARTIGO_MidiaEleicoesPesquisaOpiniao.pdfapplication/pdf361663http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/21467/1/ARTIGO_MidiaEleicoesPesquisaOpiniao.pdfba4812b415038b41900562e124ef4c10MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain192http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/21467/2/license.txtb5b1a857120c9899631ceae8b736bcf4MD52open access10482/214672023-06-04 19:15:37.062open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/21467TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IENhbWlsYSAgRHVhcnRlIChjYW1pbGFkaWFzQGJjZS51bmIuYnIpIG9uIDIwMTYtMDgtMjNUMTU6MDc6MDVaIChHTVQpOgoKU3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-04T22:15:37Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Mídia, eleições e pesquisa de opinião no Brasil (1989-2010) : um mapeamento da presença das pesquisas na cobertura eleitoral
title Mídia, eleições e pesquisa de opinião no Brasil (1989-2010) : um mapeamento da presença das pesquisas na cobertura eleitoral
spellingShingle Mídia, eleições e pesquisa de opinião no Brasil (1989-2010) : um mapeamento da presença das pesquisas na cobertura eleitoral
Miguel, Luis Felipe
Mídia digital - política
Pesquisa
Eleições
Opinião pública
title_short Mídia, eleições e pesquisa de opinião no Brasil (1989-2010) : um mapeamento da presença das pesquisas na cobertura eleitoral
title_full Mídia, eleições e pesquisa de opinião no Brasil (1989-2010) : um mapeamento da presença das pesquisas na cobertura eleitoral
title_fullStr Mídia, eleições e pesquisa de opinião no Brasil (1989-2010) : um mapeamento da presença das pesquisas na cobertura eleitoral
title_full_unstemmed Mídia, eleições e pesquisa de opinião no Brasil (1989-2010) : um mapeamento da presença das pesquisas na cobertura eleitoral
title_sort Mídia, eleições e pesquisa de opinião no Brasil (1989-2010) : um mapeamento da presença das pesquisas na cobertura eleitoral
author Miguel, Luis Felipe
author_facet Miguel, Luis Felipe
Tokarski, Flávia Millena Biroli
Mota, Fernanda Ferreira
author_role author
author2 Tokarski, Flávia Millena Biroli
Mota, Fernanda Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miguel, Luis Felipe
Tokarski, Flávia Millena Biroli
Mota, Fernanda Ferreira
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Mídia digital - política
Pesquisa
Eleições
Opinião pública
topic Mídia digital - política
Pesquisa
Eleições
Opinião pública
description Neste artigo, analisamos a presença das pesquisas de opinião na mídia brasileira, em períodos eleitorais. Para tanto, produzimos um mapeamento da publicação das pesquisas na mídia impressa entre 1989 e 2010, nos períodos correspondentes à campanha nas seis eleições presidenciais que ocorreram nesse intervalo. A análise observa padrões e especificidades na divulgação das pesquisas pelos principais jornais diários e revistas semanais de informação brasileiros no período indicado, com atenção para o destaque assumido pelas pesquisas nos veículos, a forma de apresentação (estratificação, informações metodológicas etc.) e seu peso na definição da cobertura e das formas de atuação da mídia nas disputas.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-27T15:44:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-09-27T15:44:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BIROLI, Flávia; MIGUEL, Luis Felipe; MOTA, Fernanda Ferreira. Mídia, eleições e pesquisa de opinião no Brasil (1989-2010): um mapeamento da presença das pesquisas na cobertura eleitoral. Revista Compolítica, n. 1, vol. 1, p. 68-89, mar./abr., 2011. Disponível em: <http://compolitica.org/revista/index.php/revista/article/view/6/4>. Acesso em: 23 ago. 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/21467
identifier_str_mv BIROLI, Flávia; MIGUEL, Luis Felipe; MOTA, Fernanda Ferreira. Mídia, eleições e pesquisa de opinião no Brasil (1989-2010): um mapeamento da presença das pesquisas na cobertura eleitoral. Revista Compolítica, n. 1, vol. 1, p. 68-89, mar./abr., 2011. Disponível em: <http://compolitica.org/revista/index.php/revista/article/view/6/4>. Acesso em: 23 ago. 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/21467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/21467/1/ARTIGO_MidiaEleicoesPesquisaOpiniao.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/21467/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ba4812b415038b41900562e124ef4c10
b5b1a857120c9899631ceae8b736bcf4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864232682127360