Mídia, eleições e pesquisa de opinião no Brasil (1989-2010) : um mapeamento da presença das pesquisas na cobertura eleitoral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/21467 |
Resumo: | Neste artigo, analisamos a presença das pesquisas de opinião na mídia brasileira, em períodos eleitorais. Para tanto, produzimos um mapeamento da publicação das pesquisas na mídia impressa entre 1989 e 2010, nos períodos correspondentes à campanha nas seis eleições presidenciais que ocorreram nesse intervalo. A análise observa padrões e especificidades na divulgação das pesquisas pelos principais jornais diários e revistas semanais de informação brasileiros no período indicado, com atenção para o destaque assumido pelas pesquisas nos veículos, a forma de apresentação (estratificação, informações metodológicas etc.) e seu peso na definição da cobertura e das formas de atuação da mídia nas disputas. |
id |
UNB_6db65f4ef61dfcec45c34038e676d4e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/21467 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Miguel, Luis FelipeTokarski, Flávia Millena BiroliMota, Fernanda Ferreira2016-09-27T15:44:07Z2016-09-27T15:44:07Z2011-03BIROLI, Flávia; MIGUEL, Luis Felipe; MOTA, Fernanda Ferreira. Mídia, eleições e pesquisa de opinião no Brasil (1989-2010): um mapeamento da presença das pesquisas na cobertura eleitoral. Revista Compolítica, n. 1, vol. 1, p. 68-89, mar./abr., 2011. Disponível em: <http://compolitica.org/revista/index.php/revista/article/view/6/4>. Acesso em: 23 ago. 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21467Neste artigo, analisamos a presença das pesquisas de opinião na mídia brasileira, em períodos eleitorais. Para tanto, produzimos um mapeamento da publicação das pesquisas na mídia impressa entre 1989 e 2010, nos períodos correspondentes à campanha nas seis eleições presidenciais que ocorreram nesse intervalo. A análise observa padrões e especificidades na divulgação das pesquisas pelos principais jornais diários e revistas semanais de informação brasileiros no período indicado, com atenção para o destaque assumido pelas pesquisas nos veículos, a forma de apresentação (estratificação, informações metodológicas etc.) e seu peso na definição da cobertura e das formas de atuação da mídia nas disputas.Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e PolíticaRevista Compolítica - Declaração de Direito Autoral Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Fonte: http://compolitica.org/revista/index.php/revista/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 23 ago. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessMídia, eleições e pesquisa de opinião no Brasil (1989-2010) : um mapeamento da presença das pesquisas na cobertura eleitoralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleMídia digital - políticaPesquisaEleiçõesOpinião públicaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_MidiaEleicoesPesquisaOpiniao.pdfARTIGO_MidiaEleicoesPesquisaOpiniao.pdfapplication/pdf361663http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/21467/1/ARTIGO_MidiaEleicoesPesquisaOpiniao.pdfba4812b415038b41900562e124ef4c10MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain192http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/21467/2/license.txtb5b1a857120c9899631ceae8b736bcf4MD52open access10482/214672023-06-04 19:15:37.062open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/21467TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IENhbWlsYSAgRHVhcnRlIChjYW1pbGFkaWFzQGJjZS51bmIuYnIpIG9uIDIwMTYtMDgtMjNUMTU6MDc6MDVaIChHTVQpOgoKU3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-04T22:15:37Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Mídia, eleições e pesquisa de opinião no Brasil (1989-2010) : um mapeamento da presença das pesquisas na cobertura eleitoral |
title |
Mídia, eleições e pesquisa de opinião no Brasil (1989-2010) : um mapeamento da presença das pesquisas na cobertura eleitoral |
spellingShingle |
Mídia, eleições e pesquisa de opinião no Brasil (1989-2010) : um mapeamento da presença das pesquisas na cobertura eleitoral Miguel, Luis Felipe Mídia digital - política Pesquisa Eleições Opinião pública |
title_short |
Mídia, eleições e pesquisa de opinião no Brasil (1989-2010) : um mapeamento da presença das pesquisas na cobertura eleitoral |
title_full |
Mídia, eleições e pesquisa de opinião no Brasil (1989-2010) : um mapeamento da presença das pesquisas na cobertura eleitoral |
title_fullStr |
Mídia, eleições e pesquisa de opinião no Brasil (1989-2010) : um mapeamento da presença das pesquisas na cobertura eleitoral |
title_full_unstemmed |
Mídia, eleições e pesquisa de opinião no Brasil (1989-2010) : um mapeamento da presença das pesquisas na cobertura eleitoral |
title_sort |
Mídia, eleições e pesquisa de opinião no Brasil (1989-2010) : um mapeamento da presença das pesquisas na cobertura eleitoral |
author |
Miguel, Luis Felipe |
author_facet |
Miguel, Luis Felipe Tokarski, Flávia Millena Biroli Mota, Fernanda Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Tokarski, Flávia Millena Biroli Mota, Fernanda Ferreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miguel, Luis Felipe Tokarski, Flávia Millena Biroli Mota, Fernanda Ferreira |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Mídia digital - política Pesquisa Eleições Opinião pública |
topic |
Mídia digital - política Pesquisa Eleições Opinião pública |
description |
Neste artigo, analisamos a presença das pesquisas de opinião na mídia brasileira, em períodos eleitorais. Para tanto, produzimos um mapeamento da publicação das pesquisas na mídia impressa entre 1989 e 2010, nos períodos correspondentes à campanha nas seis eleições presidenciais que ocorreram nesse intervalo. A análise observa padrões e especificidades na divulgação das pesquisas pelos principais jornais diários e revistas semanais de informação brasileiros no período indicado, com atenção para o destaque assumido pelas pesquisas nos veículos, a forma de apresentação (estratificação, informações metodológicas etc.) e seu peso na definição da cobertura e das formas de atuação da mídia nas disputas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-27T15:44:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-09-27T15:44:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BIROLI, Flávia; MIGUEL, Luis Felipe; MOTA, Fernanda Ferreira. Mídia, eleições e pesquisa de opinião no Brasil (1989-2010): um mapeamento da presença das pesquisas na cobertura eleitoral. Revista Compolítica, n. 1, vol. 1, p. 68-89, mar./abr., 2011. Disponível em: <http://compolitica.org/revista/index.php/revista/article/view/6/4>. Acesso em: 23 ago. 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/21467 |
identifier_str_mv |
BIROLI, Flávia; MIGUEL, Luis Felipe; MOTA, Fernanda Ferreira. Mídia, eleições e pesquisa de opinião no Brasil (1989-2010): um mapeamento da presença das pesquisas na cobertura eleitoral. Revista Compolítica, n. 1, vol. 1, p. 68-89, mar./abr., 2011. Disponível em: <http://compolitica.org/revista/index.php/revista/article/view/6/4>. Acesso em: 23 ago. 2016. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/21467 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/21467/1/ARTIGO_MidiaEleicoesPesquisaOpiniao.pdf http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/21467/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ba4812b415038b41900562e124ef4c10 b5b1a857120c9899631ceae8b736bcf4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801864232682127360 |