Eleições, opinião pública e mídia : reflexões a partir das eleições brasileiras de 2002
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/7128 |
Resumo: | Os meios eletrônicos de comunicação ocupam um papel central nos processos eleitorais contemporâneos. Eles fornecem a maior parte das informações a partir das quais os eleitores fazem suas escolhas - e também são, cada vez mais, o meio através do qual os candidatos se dirigem ao público. No caso brasileiro, a importância da mídia de massa é ainda maior, dados a enorme penetração do rádio e da televisão, a fraca taxa de escolarização e o baixo enraizamento dos partidos políticos. As eleições gerais de 2002 revelaram modificações no padrão de relacionamento entre a mídia e os candidatos. Em vez do alinhamento das principais emissoras, sobretudo da Rede Globo, com um candidato, houve o esforço para extrair, de todos, compromissos com políticas conservadoras. |
id |
UNB_8a34c9668bddc1cfa25ba0a9bdff3c29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/7128 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Miguel, Luis Felipe2011-03-15T15:01:15Z2011-03-15T15:01:15Z2003-04MIGUEL, Luis Felipe. Eleições, opinião pública e mídia: reflexões a partir das eleições brasileiras de 2002. Política & Sociedade, v. 2, n. 2, p. 41-66, abr. 2003. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/4954>. Acesso em: 21 fev. 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/7128Os meios eletrônicos de comunicação ocupam um papel central nos processos eleitorais contemporâneos. Eles fornecem a maior parte das informações a partir das quais os eleitores fazem suas escolhas - e também são, cada vez mais, o meio através do qual os candidatos se dirigem ao público. No caso brasileiro, a importância da mídia de massa é ainda maior, dados a enorme penetração do rádio e da televisão, a fraca taxa de escolarização e o baixo enraizamento dos partidos políticos. As eleições gerais de 2002 revelaram modificações no padrão de relacionamento entre a mídia e os candidatos. Em vez do alinhamento das principais emissoras, sobretudo da Rede Globo, com um candidato, houve o esforço para extrair, de todos, compromissos com políticas conservadoras.Eleições, opinião pública e mídia : reflexões a partir das eleições brasileiras de 2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleComunicação de massaEleiçõesPolítica - BrasilOpinião públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_EleicoesOpiniaoPublicaMidia.pdfARTIGO_EleicoesOpiniaoPublicaMidia.pdfapplication/pdf1183452http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/7128/1/ARTIGO_EleicoesOpiniaoPublicaMidia.pdffba7fa43b058cded89eacc518caa668dMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1863http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/7128/5/license.txt1117cd9b326393bb5f6965d4c8951c3aMD55open accessCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/octet-stream22876http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/7128/6/license_rdf0a4e855daae7a181424315bc63e71991MD56open accesslicense_textlicense_textapplication/octet-stream21405http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/7128/7/license_text80b0a0da312305dc7fc6f38e141db87bMD57open accesslicense_urllicense_urltext/plain52http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/7128/8/license_url3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9MD58open accessTEXTARTIGO_EleicoesOpiniaoPublicaMidia.pdf.txtARTIGO_EleicoesOpiniaoPublicaMidia.pdf.txtExtracted texttext/plain56394http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/7128/9/ARTIGO_EleicoesOpiniaoPublicaMidia.pdf.txt1151774b83eb0ec94347f8a59611d5b7MD59open access10482/71282023-06-04 19:15:35.86open accessoai:repositorio2.unb.br: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 Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-04T22:15:35Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Eleições, opinião pública e mídia : reflexões a partir das eleições brasileiras de 2002 |
title |
Eleições, opinião pública e mídia : reflexões a partir das eleições brasileiras de 2002 |
spellingShingle |
Eleições, opinião pública e mídia : reflexões a partir das eleições brasileiras de 2002 Miguel, Luis Felipe Comunicação de massa Eleições Política - Brasil Opinião pública |
title_short |
Eleições, opinião pública e mídia : reflexões a partir das eleições brasileiras de 2002 |
title_full |
Eleições, opinião pública e mídia : reflexões a partir das eleições brasileiras de 2002 |
title_fullStr |
Eleições, opinião pública e mídia : reflexões a partir das eleições brasileiras de 2002 |
title_full_unstemmed |
Eleições, opinião pública e mídia : reflexões a partir das eleições brasileiras de 2002 |
title_sort |
Eleições, opinião pública e mídia : reflexões a partir das eleições brasileiras de 2002 |
author |
Miguel, Luis Felipe |
author_facet |
Miguel, Luis Felipe |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miguel, Luis Felipe |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Comunicação de massa Eleições Política - Brasil Opinião pública |
topic |
Comunicação de massa Eleições Política - Brasil Opinião pública |
description |
Os meios eletrônicos de comunicação ocupam um papel central nos processos eleitorais contemporâneos. Eles fornecem a maior parte das informações a partir das quais os eleitores fazem suas escolhas - e também são, cada vez mais, o meio através do qual os candidatos se dirigem ao público. No caso brasileiro, a importância da mídia de massa é ainda maior, dados a enorme penetração do rádio e da televisão, a fraca taxa de escolarização e o baixo enraizamento dos partidos políticos. As eleições gerais de 2002 revelaram modificações no padrão de relacionamento entre a mídia e os candidatos. Em vez do alinhamento das principais emissoras, sobretudo da Rede Globo, com um candidato, houve o esforço para extrair, de todos, compromissos com políticas conservadoras. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-03-15T15:01:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-03-15T15:01:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MIGUEL, Luis Felipe. Eleições, opinião pública e mídia: reflexões a partir das eleições brasileiras de 2002. Política & Sociedade, v. 2, n. 2, p. 41-66, abr. 2003. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/4954>. Acesso em: 21 fev. 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/7128 |
identifier_str_mv |
MIGUEL, Luis Felipe. Eleições, opinião pública e mídia: reflexões a partir das eleições brasileiras de 2002. Política & Sociedade, v. 2, n. 2, p. 41-66, abr. 2003. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/4954>. Acesso em: 21 fev. 2011. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/7128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/7128/1/ARTIGO_EleicoesOpiniaoPublicaMidia.pdf http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/7128/5/license.txt http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/7128/6/license_rdf http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/7128/7/license_text http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/7128/8/license_url http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/7128/9/ARTIGO_EleicoesOpiniaoPublicaMidia.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fba7fa43b058cded89eacc518caa668d 1117cd9b326393bb5f6965d4c8951c3a 0a4e855daae7a181424315bc63e71991 80b0a0da312305dc7fc6f38e141db87b 3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9 1151774b83eb0ec94347f8a59611d5b7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801864094252269568 |