Avaliação de um programa psicoeducativo de transição para a parentalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Murta, Sheila Giardini
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Rodrigues, Andréia Crispim, Rosa, Isabela de Oliveira, Paulo, Silvia Guimarães de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32038
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2012000300012
Resumo: Este estudo teve por objetivo avaliar um programa longitudinal de apoio à transição para a parentalidade por meio da avaliação de necessidades e de processo. Um casal participou de uma intervenção longitudinal, com nove visitas domiciliares, focadas no desenvolvimento de habilidades parentais e empoderamento da dupla. As interações pais-bebê e reações do casal à intervenção foram gravadas em vídeo e posteriormente registradas no Protocolo de Avaliação de Processo. A análise dos dados evidencia que o casal sentiu-se satisfeito com o programa e fez uso das informações e estratégias recebidas, com impacto positivo nas dimensões da conjugalidade, com melhor comunicação e solução de problemas interpessoais e da parentalidade, com a construção de conhecimentos sobre o desenvolvimento do bebê, mudanças em crenças sobre práticas educativas parentais violentas, responsividade na relação com o bebê e menor estresse parental. São recomendadas replicações deste estudo em amostras maiores e avaliação de follow-up.
id UNB_6e31db138b1b838468838ae03ce93357
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/32038
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Avaliação de um programa psicoeducativo de transição para a parentalidadeEvaluation of a psycho-educational parenthood transition programEvaluación de un programa psicoeducativo de transición para la parentalidadPrevençãoAtendimento domiciliarAvaliação de programasApegoViolência familiarEste estudo teve por objetivo avaliar um programa longitudinal de apoio à transição para a parentalidade por meio da avaliação de necessidades e de processo. Um casal participou de uma intervenção longitudinal, com nove visitas domiciliares, focadas no desenvolvimento de habilidades parentais e empoderamento da dupla. As interações pais-bebê e reações do casal à intervenção foram gravadas em vídeo e posteriormente registradas no Protocolo de Avaliação de Processo. A análise dos dados evidencia que o casal sentiu-se satisfeito com o programa e fez uso das informações e estratégias recebidas, com impacto positivo nas dimensões da conjugalidade, com melhor comunicação e solução de problemas interpessoais e da parentalidade, com a construção de conhecimentos sobre o desenvolvimento do bebê, mudanças em crenças sobre práticas educativas parentais violentas, responsividade na relação com o bebê e menor estresse parental. São recomendadas replicações deste estudo em amostras maiores e avaliação de follow-up.This paper describes a needs assessment and a process evaluation of a longitudinal support program to first-time parents. A couple participated in a longitudinal intervention, with nine home visits, focused on the development of parental skills and couple empowerment. The baby-parents interaction and the couple's reactions to the intervention were video recorded and afterwards registered into the Process Evaluation Protocol. Data analysis showed that the couple felt satisfied with the program and used the information and strategies received, with a positive impact on the dimensions of conjugality, better communication and interpersonal problem solving and parenthood, development of knowledge on the infant's development, change in beliefs related to violent parental educational practices and responsiveness in the relationship between the baby and the parents, besides lower parental stress. Replications of this study in bigger samples with follow-up evaluations are recommended.La finalidad de este artículo fue evaluar un programa longitudinal de apoyo a la transición hacia la parentalidad mediante la evaluación de necesidades y proceso. Una pareja participó en una intervención longitudinal que constituye una serie de nueve visitas domiciliares, focalizadas en el desarrollo de habilidades parentales y empoderamiento de la pareja. Las interacciones padres-bebé y las reacciones de la pareja a la intervención fueron grabadas en video y posteriormente registradas en el protocolo de evaluación de proceso. El análisis de los datos demostró satisfacción de la pareja con el programa y la utilización de las informaciones y estrategias recibidas, con impacto positivo en las dimensiones de la conyugalidad, con mejor comunicación y solución de problemas interpersonales; y de la parentalidad, con la construcción de conocimientos sobre el desarrollo del bebé, cambios en creencias sobre las prácticas educativas parentales violentas, sensibilidad en la relación con el bebé y menor estrese parental. Se recomienda que el estudio sea reaplicado en muestras con más participantes y con evaluaciones de seguimiento.Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto2018-06-04T15:08:52Z2018-06-04T15:08:52Z2012-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfMURTA, Sheila Giardini et al. Avaliação de um programa psicoeducativo de transição para a parentalidade. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 22, n. 53, p. 403-412, dez. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2012000300012&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 27 out. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2012000300012. ________________________________________________________________________________________MURTA, Sheila Giardini et al. Evaluation of a psycho-educational parenthood transition program. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 22, n. 53, p. 403-412, dez. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2012000300012&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 27 out. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2012000300012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/32038http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2012000300012InglêsporPaidéia (Ribeirão Preto) - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY NC). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2012000300012. Acesso em: 27 out. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessMurta, Sheila GiardiniRodrigues, Andréia CrispimRosa, Isabela de OliveiraPaulo, Silvia Guimarães dereponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:39:55Zoai:repositorio.unb.br:10482/32038Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:39:55Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de um programa psicoeducativo de transição para a parentalidade
Evaluation of a psycho-educational parenthood transition program
Evaluación de un programa psicoeducativo de transición para la parentalidad
title Avaliação de um programa psicoeducativo de transição para a parentalidade
spellingShingle Avaliação de um programa psicoeducativo de transição para a parentalidade
Murta, Sheila Giardini
Prevenção
Atendimento domiciliar
Avaliação de programas
Apego
Violência familiar
title_short Avaliação de um programa psicoeducativo de transição para a parentalidade
title_full Avaliação de um programa psicoeducativo de transição para a parentalidade
title_fullStr Avaliação de um programa psicoeducativo de transição para a parentalidade
title_full_unstemmed Avaliação de um programa psicoeducativo de transição para a parentalidade
title_sort Avaliação de um programa psicoeducativo de transição para a parentalidade
author Murta, Sheila Giardini
author_facet Murta, Sheila Giardini
Rodrigues, Andréia Crispim
Rosa, Isabela de Oliveira
Paulo, Silvia Guimarães de
author_role author
author2 Rodrigues, Andréia Crispim
Rosa, Isabela de Oliveira
Paulo, Silvia Guimarães de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Murta, Sheila Giardini
Rodrigues, Andréia Crispim
Rosa, Isabela de Oliveira
Paulo, Silvia Guimarães de
dc.subject.por.fl_str_mv Prevenção
Atendimento domiciliar
Avaliação de programas
Apego
Violência familiar
topic Prevenção
Atendimento domiciliar
Avaliação de programas
Apego
Violência familiar
description Este estudo teve por objetivo avaliar um programa longitudinal de apoio à transição para a parentalidade por meio da avaliação de necessidades e de processo. Um casal participou de uma intervenção longitudinal, com nove visitas domiciliares, focadas no desenvolvimento de habilidades parentais e empoderamento da dupla. As interações pais-bebê e reações do casal à intervenção foram gravadas em vídeo e posteriormente registradas no Protocolo de Avaliação de Processo. A análise dos dados evidencia que o casal sentiu-se satisfeito com o programa e fez uso das informações e estratégias recebidas, com impacto positivo nas dimensões da conjugalidade, com melhor comunicação e solução de problemas interpessoais e da parentalidade, com a construção de conhecimentos sobre o desenvolvimento do bebê, mudanças em crenças sobre práticas educativas parentais violentas, responsividade na relação com o bebê e menor estresse parental. São recomendadas replicações deste estudo em amostras maiores e avaliação de follow-up.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12
2018-06-04T15:08:52Z
2018-06-04T15:08:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MURTA, Sheila Giardini et al. Avaliação de um programa psicoeducativo de transição para a parentalidade. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 22, n. 53, p. 403-412, dez. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2012000300012&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 27 out. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2012000300012. ________________________________________________________________________________________
MURTA, Sheila Giardini et al. Evaluation of a psycho-educational parenthood transition program. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 22, n. 53, p. 403-412, dez. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2012000300012&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 27 out. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2012000300012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/32038
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2012000300012
identifier_str_mv MURTA, Sheila Giardini et al. Avaliação de um programa psicoeducativo de transição para a parentalidade. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 22, n. 53, p. 403-412, dez. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2012000300012&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 27 out. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2012000300012. ________________________________________________________________________________________
MURTA, Sheila Giardini et al. Evaluation of a psycho-educational parenthood transition program. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 22, n. 53, p. 403-412, dez. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2012000300012&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 27 out. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2012000300012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/32038
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2012000300012
dc.language.iso.fl_str_mv Inglês
por
language_invalid_str_mv Inglês
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508191415795712