A dinâmica geográfica do setor supermercadista em Brasília (DF)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Juscelino Eudâmidas
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Agner, Marcelo Ramalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47345
https://doi.org/10.14393/SN-v33-2021-59769
https://orcid.org/0000-0002-2187-2890
https://orcid.org/0000-0002-2621-1709
Resumo: A comercialização de alimentos nas cidades é cada vez mais influenciada pela presença das redes de supermercado, que são estabelecimentos de varejo de autosserviço com predominância de produtos alimentícios. O modelo de comercialização ágil, eficiente e de baixo custo foi o que mais se fortaleceu no contexto da urbanização da sociedade. No Brasil há uma demanda por estudos que possam contextualizar o panorama nacional da atuação do capital varejista nos demais centros urbanos localizados fora da região sudeste do país. O presente artigo tem como objetivo analisar a dinâmica geográfica do setor supermercadista em Brasília – DF por meio da compreensão da multiescalaridade da atuação das redes no território conforme sua origem de capital, as estratégias de localização e seus perfis de estabelecimento. A metodologia consistiu na produção e na sistematização de informações sobre o setor supermercadista por meio da evolução quantitativa e qualitativa dos estabelecimentos vinculados à Associação de Supermercados de Brasília (ASBRA). Conforme os resultados verificados na pesquisa, foi possível encontrar em Brasília as principais redes varejistas do mundo, o que demonstra a importância da capital federal como espaço de consumo na economia globalizada. A seletividade do uso do território pelas diferentes redes possibilitou a adoção de estratégias diferenciadas a depender do padrão de renda de cada região administrativa. A pesquisa contribuiu para evidenciar a heterogeneidade do setor e a conformação de estratégias comerciais adaptadas à realidade geográfica marcada por uma desigualdade socioespacial estrutural.
id UNB_6f6074f442e5831a97db2725417047b9
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/47345
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A dinâmica geográfica do setor supermercadista em Brasília (DF)Geographic dynamics of the supermarket sector in Brasília (DF)Comércio varejista - alimentos - Distrito Federal (Brasil)Estratégias territoriaisA comercialização de alimentos nas cidades é cada vez mais influenciada pela presença das redes de supermercado, que são estabelecimentos de varejo de autosserviço com predominância de produtos alimentícios. O modelo de comercialização ágil, eficiente e de baixo custo foi o que mais se fortaleceu no contexto da urbanização da sociedade. No Brasil há uma demanda por estudos que possam contextualizar o panorama nacional da atuação do capital varejista nos demais centros urbanos localizados fora da região sudeste do país. O presente artigo tem como objetivo analisar a dinâmica geográfica do setor supermercadista em Brasília – DF por meio da compreensão da multiescalaridade da atuação das redes no território conforme sua origem de capital, as estratégias de localização e seus perfis de estabelecimento. A metodologia consistiu na produção e na sistematização de informações sobre o setor supermercadista por meio da evolução quantitativa e qualitativa dos estabelecimentos vinculados à Associação de Supermercados de Brasília (ASBRA). Conforme os resultados verificados na pesquisa, foi possível encontrar em Brasília as principais redes varejistas do mundo, o que demonstra a importância da capital federal como espaço de consumo na economia globalizada. A seletividade do uso do território pelas diferentes redes possibilitou a adoção de estratégias diferenciadas a depender do padrão de renda de cada região administrativa. A pesquisa contribuiu para evidenciar a heterogeneidade do setor e a conformação de estratégias comerciais adaptadas à realidade geográfica marcada por uma desigualdade socioespacial estrutural.The commercialization of food in cities is increasingly influenced by the presence of supermarket chains, which are self-service retail establishments with a predominance of food products. The agile, efficient, and low-cost marketing model was the one that was most strengthened in the context of the urbanization of society. In Brazil, there are few studies that seek to contextualize the performance of retail capital in other urban centers located outside the southeastern region of the country. This article aims to analyze the geographic dynamics of the supermarket sector in Brasília – DF through the understanding of the multi-scale performance of chains in the territory according to their capital origin, location strategies, and establishment profiles. The methodology consisted inof the production and systematization of information about the supermarket sector through the quantitative and qualitative evolution of establishments linked to the Associação de Supermercados de Brasília (ASBRA). As a result of this research, one can to locate the world’s main retail chains in Brasilia, which demonstrates the importance of the country’s capital as a consumption space in the globalized economy. The selective use of the territory by the different retail chains enabled the adoption of differentiated actions, dependent on the income pattern of each administrative region of the city. The research contributed to evidence the heterogeneity of the sector and the conformation of commercial strategies adapted to the geographic reality marked by structural socio-spatial inequality.Instituto de Ciências Humanas (ICH)Departamento de Geografia (ICH GEA)Editora da Universidade Federal de Uberlândia - EDUFUUniversidade de BrasíliaUniversidade de BrasíliaBezerra, Juscelino EudâmidasAgner, Marcelo Ramalho2024-01-18T11:52:20Z2024-01-18T11:52:20Z2021-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfBEZERRA, Juscelino Eudâmidas; AGNER, Marcelo Ramalho. A dinâmica geográfica do setor supermercadista em Brasília (DF). Sociedade & Natureza, Uberlândia, v. 33, e59769, 2021. DOI: https://doi.org/10.14393/SN-v33-2021-59769. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/59769/32552. Acesso em: 18 jan. 2024. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________BEZERRA, Juscelino Eudâmidas; AGNER, Marcelo Ramalho. Geographic dynamics of the supermarket sector in Brasília (DF)). Sociedade & Natureza, Uberlândia, v. 33, e59769, 2021. DOI: https://doi.org/10.14393/SN-v33-2021-59769. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/59769/32554. Acesso em: 18 jan. 2024.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47345https://doi.org/10.14393/SN-v33-2021-59769https://orcid.org/0000-0002-2187-2890https://orcid.org/0000-0002-2621-1709por(CC BY) Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos da Licença de Atribuição Creative Commons, que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-18T11:52:21Zoai:repositorio.unb.br:10482/47345Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-18T11:52:21Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A dinâmica geográfica do setor supermercadista em Brasília (DF)
Geographic dynamics of the supermarket sector in Brasília (DF)
title A dinâmica geográfica do setor supermercadista em Brasília (DF)
spellingShingle A dinâmica geográfica do setor supermercadista em Brasília (DF)
Bezerra, Juscelino Eudâmidas
Comércio varejista - alimentos - Distrito Federal (Brasil)
Estratégias territoriais
title_short A dinâmica geográfica do setor supermercadista em Brasília (DF)
title_full A dinâmica geográfica do setor supermercadista em Brasília (DF)
title_fullStr A dinâmica geográfica do setor supermercadista em Brasília (DF)
title_full_unstemmed A dinâmica geográfica do setor supermercadista em Brasília (DF)
title_sort A dinâmica geográfica do setor supermercadista em Brasília (DF)
author Bezerra, Juscelino Eudâmidas
author_facet Bezerra, Juscelino Eudâmidas
Agner, Marcelo Ramalho
author_role author
author2 Agner, Marcelo Ramalho
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Juscelino Eudâmidas
Agner, Marcelo Ramalho
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio varejista - alimentos - Distrito Federal (Brasil)
Estratégias territoriais
topic Comércio varejista - alimentos - Distrito Federal (Brasil)
Estratégias territoriais
description A comercialização de alimentos nas cidades é cada vez mais influenciada pela presença das redes de supermercado, que são estabelecimentos de varejo de autosserviço com predominância de produtos alimentícios. O modelo de comercialização ágil, eficiente e de baixo custo foi o que mais se fortaleceu no contexto da urbanização da sociedade. No Brasil há uma demanda por estudos que possam contextualizar o panorama nacional da atuação do capital varejista nos demais centros urbanos localizados fora da região sudeste do país. O presente artigo tem como objetivo analisar a dinâmica geográfica do setor supermercadista em Brasília – DF por meio da compreensão da multiescalaridade da atuação das redes no território conforme sua origem de capital, as estratégias de localização e seus perfis de estabelecimento. A metodologia consistiu na produção e na sistematização de informações sobre o setor supermercadista por meio da evolução quantitativa e qualitativa dos estabelecimentos vinculados à Associação de Supermercados de Brasília (ASBRA). Conforme os resultados verificados na pesquisa, foi possível encontrar em Brasília as principais redes varejistas do mundo, o que demonstra a importância da capital federal como espaço de consumo na economia globalizada. A seletividade do uso do território pelas diferentes redes possibilitou a adoção de estratégias diferenciadas a depender do padrão de renda de cada região administrativa. A pesquisa contribuiu para evidenciar a heterogeneidade do setor e a conformação de estratégias comerciais adaptadas à realidade geográfica marcada por uma desigualdade socioespacial estrutural.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-23
2024-01-18T11:52:20Z
2024-01-18T11:52:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BEZERRA, Juscelino Eudâmidas; AGNER, Marcelo Ramalho. A dinâmica geográfica do setor supermercadista em Brasília (DF). Sociedade & Natureza, Uberlândia, v. 33, e59769, 2021. DOI: https://doi.org/10.14393/SN-v33-2021-59769. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/59769/32552. Acesso em: 18 jan. 2024. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
BEZERRA, Juscelino Eudâmidas; AGNER, Marcelo Ramalho. Geographic dynamics of the supermarket sector in Brasília (DF)). Sociedade & Natureza, Uberlândia, v. 33, e59769, 2021. DOI: https://doi.org/10.14393/SN-v33-2021-59769. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/59769/32554. Acesso em: 18 jan. 2024.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47345
https://doi.org/10.14393/SN-v33-2021-59769
https://orcid.org/0000-0002-2187-2890
https://orcid.org/0000-0002-2621-1709
identifier_str_mv BEZERRA, Juscelino Eudâmidas; AGNER, Marcelo Ramalho. A dinâmica geográfica do setor supermercadista em Brasília (DF). Sociedade & Natureza, Uberlândia, v. 33, e59769, 2021. DOI: https://doi.org/10.14393/SN-v33-2021-59769. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/59769/32552. Acesso em: 18 jan. 2024. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
BEZERRA, Juscelino Eudâmidas; AGNER, Marcelo Ramalho. Geographic dynamics of the supermarket sector in Brasília (DF)). Sociedade & Natureza, Uberlândia, v. 33, e59769, 2021. DOI: https://doi.org/10.14393/SN-v33-2021-59769. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/59769/32554. Acesso em: 18 jan. 2024.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47345
https://doi.org/10.14393/SN-v33-2021-59769
https://orcid.org/0000-0002-2187-2890
https://orcid.org/0000-0002-2621-1709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Uberlândia - EDUFU
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Uberlândia - EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580767083855872