O processo de construção intersubjetivo do conhecimento em educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bicalho, Rute Nogueira de Morais
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8181
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2010.
id UNB_70a899e57dbaf4cba92363c934d5821d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/8181
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O processo de construção intersubjetivo do conhecimento em educação a distânciaEnsino a distânciaInternet na educaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2010.A modalidade da educação a distância tem crescido e ganhado destaque em decorrência da inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação, particularmente, a Internet. Apoiados nas abordagens Sócio-Histórico-Cultural e Dialógica dos fenômenos psicológicos, defendemos que os processos de construção do conhecimento e o desenvolvimento humano ocorrem em meio a trocas intersubjetivas. Nesse sentido, este trabalho buscou compreender como ocorre o processo público de negociações de significados para a construção do conhecimento a distância. O contexto de pesquisa foi o fórum de discussão de uma disciplina de cunho psicológico ofertada a um curso de Licenciatura da Universidade Aberta do Brasil em parceria com a Universidade de Brasília. Foram participantes duas professoras-tutoras e seus respectivos alunos. Os dados foram construídos por meio de observações etnográficas ao ambiente virtual de aprendizagem da disciplina, sobretudo, as interações conversacionais, por meio das mensagens postadas nos fóruns de discussão; e entrevistas semi-estruturadas individuais, realizadas com as professoras-tutoras. As mensagens intercambiadas foram organizadas em cadeias enunciativas e analisadas tendo por base os critérios da Análise da Conversação. Os resultados apontam que existem indicadores de qualidade nas interações, entre professoras-tutoras/alunos e alunos/alunos, os quais interferem na dinâmica intersubjetiva e na produção do conhecimento. Fundamentalmente, o movimento dialógico dos interlocutores, ou seja, a participação ativa e frequente, com a inserção de argumentos pertinentes às discussões, foram substratos para o aprofundamento e a qualificação dos conteúdos abordados nos fóruns, contribuindo para o fortalecimento da intercognição. O compromisso dos interlocutores em criarem um palco de cognição compartilhada, no qual os significados são negociados, pode converter o fórum em contexto dialógico e comprometido com a produção de conhecimento. As intervenções das professoras-tutoras colocam-se como essenciais para a promoção qualitativa das discussões, o que indica a necessidade de se rever concepções e ressignificar práticas e formas de intervenções pedagógicas, tornando-as mais condizentes com esse novo universo sócio-cognitivo. Indicamos que a Psicologia é uma área que pode efetivamente contribuir para o entendimento das diferentes formas de conhecer, sendo desejáveis maiores pesquisas que visem agregar qualidade aos processos educativos estabelecidos na modalidade a distância. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTDistance education has expanded and gained prominence with the advent of Information and Communication Technologies, particularly the Internet. Drawing on the Socio- Cultural-Historical and Dialogical approaches to psychological phenomena, we hold that the knowledge construction and human development processes take place in the midst of intersubjective exchanges. This study sought to understand how the public process of meaning negotiation for the construction of knowledge at distance occurs. The research setting was the discussion forum of a course in a Teacher Education Program offered by the Brazilian Open University in a partnership with the University of Brasilia. The participants were two course tutors and their students. The data were collected by means of ethnographic observations of the virtual learning environment of the course, particularly the conversational interactions, through the messages posted in the discussion forum, and individual semi-structured interviews carried out with the course tutors. The messages exchanged were organized into enunciative threads and analyzed based on Conversation Analysis criteria. The results show that there are quality indicators both in the tutor-learner and learner-learner interactions affecting the intersubjective dynamics and in the production of knowledge. Fundamentally, the dialogical movement of the interlocutors, that is, the active and frequent participation with the introduction of relevant arguments to the discussions, were underpinnings for the deepening and qualification of the subjects approached in the forum, which contributed to the strengthening of the intercognition. The commitment of the interlocutors to the creation of a shared cognitive space, in which meanings are negotiated, can transform the forum into a dialogical setting committed to the production of knowledge. Tutor interventions were essential for the qualitative enhancement of the discussions, which indicates the need to reexamine concepts and resignify practices and forms of pedagogical intervention, making them more consonant with this new socio-cognitive universe. It is pointed out that psychology is a field that can effectively contribute to the understanding of the different ways of knowing, and that more research seeking to enhance the quality of the educational processes that take place in distance learning is called for.Instituto de Psicologia (IP)Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e SaúdeOliveira, Maria Cláudia Santos Lopes deBicalho, Rute Nogueira de Morais2011-06-03T12:57:00Z2011-06-03T12:57:00Z2011-06-032010-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBICALHO, Rute Nogueira de Morais. O processo de construção intersubjetivo do conhecimento em educação a distância. 2010. 139 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/8181info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-14T14:04:28Zoai:repositorio.unb.br:10482/8181Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-14T14:04:28Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de construção intersubjetivo do conhecimento em educação a distância
title O processo de construção intersubjetivo do conhecimento em educação a distância
spellingShingle O processo de construção intersubjetivo do conhecimento em educação a distância
Bicalho, Rute Nogueira de Morais
Ensino a distância
Internet na educação
title_short O processo de construção intersubjetivo do conhecimento em educação a distância
title_full O processo de construção intersubjetivo do conhecimento em educação a distância
title_fullStr O processo de construção intersubjetivo do conhecimento em educação a distância
title_full_unstemmed O processo de construção intersubjetivo do conhecimento em educação a distância
title_sort O processo de construção intersubjetivo do conhecimento em educação a distância
author Bicalho, Rute Nogueira de Morais
author_facet Bicalho, Rute Nogueira de Morais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Bicalho, Rute Nogueira de Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Internet na educação
topic Ensino a distância
Internet na educação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02
2011-06-03T12:57:00Z
2011-06-03T12:57:00Z
2011-06-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BICALHO, Rute Nogueira de Morais. O processo de construção intersubjetivo do conhecimento em educação a distância. 2010. 139 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/8181
identifier_str_mv BICALHO, Rute Nogueira de Morais. O processo de construção intersubjetivo do conhecimento em educação a distância. 2010. 139 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/8181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508203383193600