Educação estética e educação dos sentidos nas aulas de educação física : possibilidades para uma formação crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piantino, Thaís Coury
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49359
Resumo: Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2023.
id UNB_70b56c5fbeba0a54d31a9b665b946da1
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/49359
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educação estética e educação dos sentidos nas aulas de educação física : possibilidades para uma formação críticaEducação física - formação profissionalEstética marxistaEducação críticaDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2023.A presente dissertação apresenta possibilidades de aplicação da educação estética e da educação dos sentidos como recursos para o desenvolvimento de uma formação omnilateral e de uma consciência crítica. Em Marx, o conceito de omnilateralidade aparece nos manuscritos de Paris como uma oposição à unilateralidade imposta pelo modelo de produção capitalista ao desenvolvimento do ser humano. O termo deriva do adjetivo alemão allseitig e pode ser traduzido como “polimórfico”, “universal”, “completo”, “geral”, também pode associar-se à palavra allseits que significa de todos os lados, plenamente. A estética, numa perspectiva marxista, é apresentada como uma categoria fundamental para o desenvolvimento humano e, por conseguinte, da sensibilidade, do senso crítico e da compreensão da realidade. Nesse sentido, buscamos aqui correlacionar o desenvolvimento da sensibilidade artística com o processo de formação para a emancipação humana. As aulas de educação física – que tem sua especificidade ancorada na cultura corporal – podem ser um importante estímulo à formação humana sensível, crítica, humanista e socialmente orientada para a construção de uma sociedade justa e igualitária, uma vez que têm a possibilidade de contribuírem para uma educação dos sentidos humanos.The present dissertation presents possibilities for applying aesthetic education and the education of the senses as resources for the development of omnilateral training and critical awareness. In Marx, the concept of omnilaterality appears in the Paris manuscripts as an opposition to the unilaterality imposed by the capitalist production model on human development. The term derives from the German adjective allseitig and can be translated as “polymorphic”, “universal”, “complete”, “general”, it can also be associated with the word allseits which means from all sides, fully. Aesthetics, from a Marxist perspective, is presented as the fundamental category for human development and, therefore, for sensitivity, critical sense and understanding of reality. In this sense, we seek here to correlate the development of artistic sensitivity with the training process for human emancipation. Physical education classes – which have their specificity anchored in body culture – can be an important stimulus to sensitive, critical, humanistic and socially oriented human formation for the construction of a just and egalitarian society, since they have the possibility of contributing to an education of the human senses.Faculdade de Educação Física (FEF)Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaHungaro, Edson MarceloPiantino, Thaís Coury2024-07-30T19:33:21Z2024-07-30T19:33:21Z2024-07-302023-01-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPIANTINO, Thaís Coury. Educação estética e educação dos sentidos nas aulas de educação física: possibilidades para uma formação crítica. 2023. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49359A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-07-30T19:37:10Zoai:repositorio.unb.br:10482/49359Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-07-30T19:37:10Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação estética e educação dos sentidos nas aulas de educação física : possibilidades para uma formação crítica
title Educação estética e educação dos sentidos nas aulas de educação física : possibilidades para uma formação crítica
spellingShingle Educação estética e educação dos sentidos nas aulas de educação física : possibilidades para uma formação crítica
Piantino, Thaís Coury
Educação física - formação profissional
Estética marxista
Educação crítica
title_short Educação estética e educação dos sentidos nas aulas de educação física : possibilidades para uma formação crítica
title_full Educação estética e educação dos sentidos nas aulas de educação física : possibilidades para uma formação crítica
title_fullStr Educação estética e educação dos sentidos nas aulas de educação física : possibilidades para uma formação crítica
title_full_unstemmed Educação estética e educação dos sentidos nas aulas de educação física : possibilidades para uma formação crítica
title_sort Educação estética e educação dos sentidos nas aulas de educação física : possibilidades para uma formação crítica
author Piantino, Thaís Coury
author_facet Piantino, Thaís Coury
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hungaro, Edson Marcelo
dc.contributor.author.fl_str_mv Piantino, Thaís Coury
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física - formação profissional
Estética marxista
Educação crítica
topic Educação física - formação profissional
Estética marxista
Educação crítica
description Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-16
2024-07-30T19:33:21Z
2024-07-30T19:33:21Z
2024-07-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PIANTINO, Thaís Coury. Educação estética e educação dos sentidos nas aulas de educação física: possibilidades para uma formação crítica. 2023. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49359
identifier_str_mv PIANTINO, Thaís Coury. Educação estética e educação dos sentidos nas aulas de educação física: possibilidades para uma formação crítica. 2023. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508285803364352