Políticas transversais (gênero, raça/etnia e deficiência) e educação/qualificação para o trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yannoulas, Silvia Cristina
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Soares, Kelma
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21930
https://dx.doi.org/10.4013/edu.2009.131.03
Resumo: O artigo explora potencialidades e limites da proposta de transversalização de políticas públicas (gênero, raça/etnia e defi ciência), à luz da experiência brasileira recente quanto à formulação e à implementação de políticas públicas de educação/qualifi cação para o trabalho. Se educação e trabalho são dois tópicos importantes nas propostas dos organismos governamentais específi cos que tratam das questões transversais (CORDE, SPM e SEPPIR), a relação entre esses grandes tópicos, isto é, a educação/qualifi cação para o trabalho, não consta entre as principais preocupações contempladas nos planos e relatórios desses organismos governamentais. Em grande medida, essa ausência relativa pode ser explicada pelos entraves na transversalização das problemáticas ao interior das políticas sociais específi cas (ou setoriais, como são as políticas de educação e de trabalho).
id UNB_71b9b7f07d3bc31a2c82854138b788dc
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/21930
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Políticas transversais (gênero, raça/etnia e deficiência) e educação/qualificação para o trabalhoCross-sectional policies (gender, race/ethnicity, disability) and education/qualification to workDeficiênciaEnsino profissionalGêneroPolítica públicaQualificações profissionaisO artigo explora potencialidades e limites da proposta de transversalização de políticas públicas (gênero, raça/etnia e defi ciência), à luz da experiência brasileira recente quanto à formulação e à implementação de políticas públicas de educação/qualifi cação para o trabalho. Se educação e trabalho são dois tópicos importantes nas propostas dos organismos governamentais específi cos que tratam das questões transversais (CORDE, SPM e SEPPIR), a relação entre esses grandes tópicos, isto é, a educação/qualifi cação para o trabalho, não consta entre as principais preocupações contempladas nos planos e relatórios desses organismos governamentais. Em grande medida, essa ausência relativa pode ser explicada pelos entraves na transversalização das problemáticas ao interior das políticas sociais específi cas (ou setoriais, como são as políticas de educação e de trabalho).This article explores potentialities and limits of cross-sectionalizing public policies (gender, race/ethnicity, disability) in the light of the recent Brazilian experience in defi ning and implementing public policies designed to train people for the labor market. Although education and labor are two important topics in the proposals of government agencies (CORDE, SPM, SEPPIR) that specifi cally deal with cross-sectional issues, the relation between those major topics, i.e. professional training, is not included in the main concerns contained in the plans and reports of those agencies. This absence is due, to a great extent, to hindrances to the cross-sectionalizing of those issues within the scope of specifi c public policies (or sectorial policies, such as education and labor policy).Unisinos2016-12-13T14:18:15Z2016-12-13T14:18:15Z2009-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfYANNOULAS, Silvia; SOARES, Kelma J. Políticas transversais (gênero, raça/etnia e deficiência) e educação/qualificação para o trabalho. Educação Unisinos, v. 13, p. 31-42, jan./abr. 2009. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/4926>. Acesso em: 08 jun. 2016. doi: 10.4013/edu.2009.131.03.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21930https://dx.doi.org/10.4013/edu.2009.131.03Educação Unisinos - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0). Fonte: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/4926. Acesso em: 08 jun. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessYannoulas, Silvia CristinaSoares, Kelmaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:40:56Zoai:repositorio.unb.br:10482/21930Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:40:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas transversais (gênero, raça/etnia e deficiência) e educação/qualificação para o trabalho
Cross-sectional policies (gender, race/ethnicity, disability) and education/qualification to work
title Políticas transversais (gênero, raça/etnia e deficiência) e educação/qualificação para o trabalho
spellingShingle Políticas transversais (gênero, raça/etnia e deficiência) e educação/qualificação para o trabalho
Yannoulas, Silvia Cristina
Deficiência
Ensino profissional
Gênero
Política pública
Qualificações profissionais
title_short Políticas transversais (gênero, raça/etnia e deficiência) e educação/qualificação para o trabalho
title_full Políticas transversais (gênero, raça/etnia e deficiência) e educação/qualificação para o trabalho
title_fullStr Políticas transversais (gênero, raça/etnia e deficiência) e educação/qualificação para o trabalho
title_full_unstemmed Políticas transversais (gênero, raça/etnia e deficiência) e educação/qualificação para o trabalho
title_sort Políticas transversais (gênero, raça/etnia e deficiência) e educação/qualificação para o trabalho
author Yannoulas, Silvia Cristina
author_facet Yannoulas, Silvia Cristina
Soares, Kelma
author_role author
author2 Soares, Kelma
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Yannoulas, Silvia Cristina
Soares, Kelma
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência
Ensino profissional
Gênero
Política pública
Qualificações profissionais
topic Deficiência
Ensino profissional
Gênero
Política pública
Qualificações profissionais
description O artigo explora potencialidades e limites da proposta de transversalização de políticas públicas (gênero, raça/etnia e defi ciência), à luz da experiência brasileira recente quanto à formulação e à implementação de políticas públicas de educação/qualifi cação para o trabalho. Se educação e trabalho são dois tópicos importantes nas propostas dos organismos governamentais específi cos que tratam das questões transversais (CORDE, SPM e SEPPIR), a relação entre esses grandes tópicos, isto é, a educação/qualifi cação para o trabalho, não consta entre as principais preocupações contempladas nos planos e relatórios desses organismos governamentais. Em grande medida, essa ausência relativa pode ser explicada pelos entraves na transversalização das problemáticas ao interior das políticas sociais específi cas (ou setoriais, como são as políticas de educação e de trabalho).
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01
2016-12-13T14:18:15Z
2016-12-13T14:18:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv YANNOULAS, Silvia; SOARES, Kelma J. Políticas transversais (gênero, raça/etnia e deficiência) e educação/qualificação para o trabalho. Educação Unisinos, v. 13, p. 31-42, jan./abr. 2009. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/4926>. Acesso em: 08 jun. 2016. doi: 10.4013/edu.2009.131.03.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/21930
https://dx.doi.org/10.4013/edu.2009.131.03
identifier_str_mv YANNOULAS, Silvia; SOARES, Kelma J. Políticas transversais (gênero, raça/etnia e deficiência) e educação/qualificação para o trabalho. Educação Unisinos, v. 13, p. 31-42, jan./abr. 2009. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/4926>. Acesso em: 08 jun. 2016. doi: 10.4013/edu.2009.131.03.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/21930
https://dx.doi.org/10.4013/edu.2009.131.03
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1824043768380129280