Abordagem gestáltica e psicopedagogia : um olhar compreensivo para a totalidade criança-escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/26717 https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200003 |
Resumo: | O presente estudo visa estabelecer interface entre a abordagem gestáltica e a Psicopedagogia. Focalizam-se as teorias de base, a concepção de campo holístico-relacional a teoria do Ciclo do Contato, bem como as contribuições da Gestaltpedagogia para a compreensão do processo de aprendizagem e prática escolar. Da Psicopedagogia destaca-se sua conceituação, abrangência, processo de avaliação e intervenção junto à criança e instituição educativa; a convergência de suas bases teóricas e práticas abrangem os fenômenos aprendizagem, avaliação e intervenção na ótica gestáltica. Tal interface visa nova compreensão e ação interventiva do processo de aprendizagem, de modo a proporcionar o desenvolvimento da criança. |
id |
UNB_71da65fc1b1835fef3cd580e4471ee14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/26717 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Abordagem gestáltica e psicopedagogia : um olhar compreensivo para a totalidade criança-escolaGestalt approach and psychopedagogy : a comprehensive look to the child-school totalityPsicopedagogiaAprendizagemCriançasGestalt-terapiaO presente estudo visa estabelecer interface entre a abordagem gestáltica e a Psicopedagogia. Focalizam-se as teorias de base, a concepção de campo holístico-relacional a teoria do Ciclo do Contato, bem como as contribuições da Gestaltpedagogia para a compreensão do processo de aprendizagem e prática escolar. Da Psicopedagogia destaca-se sua conceituação, abrangência, processo de avaliação e intervenção junto à criança e instituição educativa; a convergência de suas bases teóricas e práticas abrangem os fenômenos aprendizagem, avaliação e intervenção na ótica gestáltica. Tal interface visa nova compreensão e ação interventiva do processo de aprendizagem, de modo a proporcionar o desenvolvimento da criança.The following study aims to establish an interface between gestalt approach and Psychopedagogy. Gestaltpedagogy base theories are focused, its conception of holistic-relational field, the Contact Cycle theory and the contributions for the learning process and school practices comprehension. From Psychopedagogy, its conception, amplitude and processes evaluation and intervention for the child and educative institution are pointed out; the convergence of their theoretical and practical bases enclose the learning phenomenon, the psychopedagogy evaluation and intervention from a gestaltic standpoint. The interface seeks a new comprehension and interventionist action to the learning process and school complaints, to collaborate to the child development.Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto2017-12-07T04:45:19Z2017-12-07T04:45:19Z2006-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDUSI, Miriam Lúcia Herrera Masotti; NEVES, Marisa Maria Brito da Justa; ANTONY, Sheila. Abordagem gestáltica e psicopedagogia: um olhar compreensivo para a totalidade criança-escola. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 16, n. 34, p. 149-159, ago. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200003. Acesso em: 19 mar. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/26717https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200003Paidéia (Ribeirão Preto) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/paideia/a/hcDrz6QCgGwtxvW3s3kpKKc/?lang=pt#. Acesso em: 19 mar. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessDusi, Miriam Lúcia Herrera MasottiNeves, Marisa Maria Brito da JustaAntony, Sheilaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:52Zoai:repositorio.unb.br:10482/26717Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:52Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem gestáltica e psicopedagogia : um olhar compreensivo para a totalidade criança-escola Gestalt approach and psychopedagogy : a comprehensive look to the child-school totality |
title |
Abordagem gestáltica e psicopedagogia : um olhar compreensivo para a totalidade criança-escola |
spellingShingle |
Abordagem gestáltica e psicopedagogia : um olhar compreensivo para a totalidade criança-escola Dusi, Miriam Lúcia Herrera Masotti Psicopedagogia Aprendizagem Crianças Gestalt-terapia |
title_short |
Abordagem gestáltica e psicopedagogia : um olhar compreensivo para a totalidade criança-escola |
title_full |
Abordagem gestáltica e psicopedagogia : um olhar compreensivo para a totalidade criança-escola |
title_fullStr |
Abordagem gestáltica e psicopedagogia : um olhar compreensivo para a totalidade criança-escola |
title_full_unstemmed |
Abordagem gestáltica e psicopedagogia : um olhar compreensivo para a totalidade criança-escola |
title_sort |
Abordagem gestáltica e psicopedagogia : um olhar compreensivo para a totalidade criança-escola |
author |
Dusi, Miriam Lúcia Herrera Masotti |
author_facet |
Dusi, Miriam Lúcia Herrera Masotti Neves, Marisa Maria Brito da Justa Antony, Sheila |
author_role |
author |
author2 |
Neves, Marisa Maria Brito da Justa Antony, Sheila |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dusi, Miriam Lúcia Herrera Masotti Neves, Marisa Maria Brito da Justa Antony, Sheila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicopedagogia Aprendizagem Crianças Gestalt-terapia |
topic |
Psicopedagogia Aprendizagem Crianças Gestalt-terapia |
description |
O presente estudo visa estabelecer interface entre a abordagem gestáltica e a Psicopedagogia. Focalizam-se as teorias de base, a concepção de campo holístico-relacional a teoria do Ciclo do Contato, bem como as contribuições da Gestaltpedagogia para a compreensão do processo de aprendizagem e prática escolar. Da Psicopedagogia destaca-se sua conceituação, abrangência, processo de avaliação e intervenção junto à criança e instituição educativa; a convergência de suas bases teóricas e práticas abrangem os fenômenos aprendizagem, avaliação e intervenção na ótica gestáltica. Tal interface visa nova compreensão e ação interventiva do processo de aprendizagem, de modo a proporcionar o desenvolvimento da criança. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-08 2017-12-07T04:45:19Z 2017-12-07T04:45:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DUSI, Miriam Lúcia Herrera Masotti; NEVES, Marisa Maria Brito da Justa; ANTONY, Sheila. Abordagem gestáltica e psicopedagogia: um olhar compreensivo para a totalidade criança-escola. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 16, n. 34, p. 149-159, ago. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200003. Acesso em: 19 mar. 2021. http://repositorio.unb.br/handle/10482/26717 https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200003 |
identifier_str_mv |
DUSI, Miriam Lúcia Herrera Masotti; NEVES, Marisa Maria Brito da Justa; ANTONY, Sheila. Abordagem gestáltica e psicopedagogia: um olhar compreensivo para a totalidade criança-escola. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 16, n. 34, p. 149-159, ago. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200003. Acesso em: 19 mar. 2021. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/26717 https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508212231077888 |