O papel do corpo nas práticas de letramento : um estudo sobre as atividades criadoras na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Marina Teixeira Mendes de Souza
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11247
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2012.
id UNB_7234cec7004f20453d9dfa4d8cdbc662
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/11247
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O papel do corpo nas práticas de letramento : um estudo sobre as atividades criadoras na infânciaLetramentoCrianças - desenvolvimentoImagem corporalAlfabetizaçãoEducação de criançasDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2012.O presente trabalho, fundamentado na perspectiva histórico-cultural, busca ampliar a discussão estética e cognoscitiva sobre o papel do corpo nas práticas de letramento, a partir do foco às atividades criadoras na infância: a) não-gráficas (faz de conta e narrativa) e b) gráficas (desenho e primeiras elaborações de escrita). Metodologicamente, a investigação partiu de uma abordagem qualitativa, em que se optou pela análise microgenética de construção dos dados. O estudo foi realizado em uma escola pública de Educação Infantil do Distrito Federal (Plano Piloto), em uma sala de aula com crianças na faixa etária de 4-5 anos. Destarte, pela característica descritiva e cuidadosa da pesquisa, os instrumentos e procedimentos utilizados foram: observações registradas no diário de campo e videogravação de situações que envolveram experiências de letramento articulada aos processos criativos das crianças. Pode-se problematizar, ao longo do trabalho, que a simbolização envolvida na escrita está presente nas atividades criadoras, nos anos iniciais da Educação Infantil, muito antes de se iniciar a alfabetização. Nessas ações, o corpo assume centralidade. É por meio dele que as escritas e leituras sobre o real, configuradas pelas crianças, tornam-se possíveis. Destaca-se, na análise dos dados, entre outros, o modo como os processos criativos (faz de conta, a narrativa, o desenho e a escrita) se misturam, complementam-se e se interpenetram na ontogênese. Ou seja, o corpo narra, brinca, desenha e escreve. Salienta-se, contudo, as diferentes formas que ele assume para realização das diferentes manifestações criadoras. Por fim, o estudo mostra as opiniões das crianças sobre o corpo, a partir do estudo desenvolvido, revelando suas percepções acerca da relação entre o corpo, sujeito e cultura. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis work, based on the cultural-historical perspective, seeks to broaden the discussion about the aesthetic and cognitive role of the body in literacy practices from the focus on creating activities in childhood: a) the non-graphic (pretending and narrative) and b) graphic (drawing and first writing). Methodologically the research started from a qualitative approach, in which we opted for the microgenetic analysis of data construction. The study was carried out in a public school of early childhood education in the Federal District (Plano Piloto) in a classroom with children aged 4-5 years. Hence, because of the research’s descriptive and careful characteristics, the instruments and procedures used were: journaled observations and field video recording of situations involving literacy experiences articulated for children's creative processes. It can be problematized along this paper that symbolization involved in writing is present in the creating activities of early childhood education long before they start to literacy. In these actions the body assumes a central position. It is through it that writing and reading about what is real configured by the children become possible. It is highlighted in data analysis, among other things, how the creative processes (pretending, narrative, drawing and writing) mingle, complement each other and interpenetrate in ontogeny. In other words, the body tells, plays, draws and writes. It should be noted, however, the different forms it takes for implementing the different creative manifestations. Finally, the study shows the opinions of children on the body, from the study carried out, revealing their perceptions about the relationship between body, subject and culture.Instituto de Psicologia (IP)Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e SaúdeSilva, Daniele Nunes HenriqueCosta, Marina Teixeira Mendes de Souza2012-09-20T18:01:39Z2012-09-20T18:01:39Z2012-09-202012-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Teixeira Mendes de Souza. O papel do corpo nas práticas de letramento: um estudo sobre as atividades criadoras na infância. 2012. xii, 117 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/11247info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-14T14:04:27Zoai:repositorio.unb.br:10482/11247Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-14T14:04:27Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel do corpo nas práticas de letramento : um estudo sobre as atividades criadoras na infância
title O papel do corpo nas práticas de letramento : um estudo sobre as atividades criadoras na infância
spellingShingle O papel do corpo nas práticas de letramento : um estudo sobre as atividades criadoras na infância
Costa, Marina Teixeira Mendes de Souza
Letramento
Crianças - desenvolvimento
Imagem corporal
Alfabetização
Educação de crianças
title_short O papel do corpo nas práticas de letramento : um estudo sobre as atividades criadoras na infância
title_full O papel do corpo nas práticas de letramento : um estudo sobre as atividades criadoras na infância
title_fullStr O papel do corpo nas práticas de letramento : um estudo sobre as atividades criadoras na infância
title_full_unstemmed O papel do corpo nas práticas de letramento : um estudo sobre as atividades criadoras na infância
title_sort O papel do corpo nas práticas de letramento : um estudo sobre as atividades criadoras na infância
author Costa, Marina Teixeira Mendes de Souza
author_facet Costa, Marina Teixeira Mendes de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Daniele Nunes Henrique
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Marina Teixeira Mendes de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Crianças - desenvolvimento
Imagem corporal
Alfabetização
Educação de crianças
topic Letramento
Crianças - desenvolvimento
Imagem corporal
Alfabetização
Educação de crianças
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-20T18:01:39Z
2012-09-20T18:01:39Z
2012-09-20
2012-07-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Teixeira Mendes de Souza. O papel do corpo nas práticas de letramento: um estudo sobre as atividades criadoras na infância. 2012. xii, 117 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/11247
identifier_str_mv COSTA, Teixeira Mendes de Souza. O papel do corpo nas práticas de letramento: um estudo sobre as atividades criadoras na infância. 2012. xii, 117 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/11247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580708043784192