Valsa com Bashir : subjetividade, memória e geopolítica no documentário contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arrais, César Henrique da Rocha
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10867
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Gradução em Comunicação, 2012.
id UNB_72c52eaccaa82dd486328bb5a5cf6569
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/10867
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Valsa com Bashir : subjetividade, memória e geopolítica no documentário contemporâneoDocumentário (Cinema) - IsraelAnimação (Cinematografia)Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Gradução em Comunicação, 2012.Uma reflexão acerca da linguagem e das estratégias narrativas no cinema documentário contemporâneo é o objetivo deste projeto de pesquisa. A investigação é realizada a partir da análise do filme israelense Valsa com Bashir (2008), que se tornou um marco na história da não-ficção ao radicalizar tendências que há décadas vinham se constituindo de forma marginal aos postulados clássicos dessa cinematografia, encarnados, sobretudo, no estilo cinema direto e cinéma vérité. A obra do diretor Ari Folman propõe um mergulho na memória de seus personagens, construindo-se a partir de suas subjetividades. Consegue, assim, trazer para o discurso realista característico do documentário elementos pouco usuais como sonhos, alucinações e reminiscências carregadas de traumas e culpas. Mais que isso, Valsa com Bashir dá vida a tais elementos intangíveis, representando-os na realidade imagética por meio da técnica da animação, estruturando uma história em que o mundo fático e o mundo da imaginação misturam-se e revezam-se de forma caótica. Tudo isso tendo como pano de fundo um dos mais infames episódios das seis décadas de embate entre israelenses e palestinos na Terra Santa: o massacre de Sabra e Chatila durante a Guerra do Líbano em 1982. Ao expor a dor dos ex-combatentes e ao reconhecer a tragédia palestina, Valsa com Bashir aproxima-se de parte expressiva da cinematografia produzida atualmente em Israel, que caracteriza-se por apresentar visões alternativas acerca do conflito. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTA reflection about the language and the narrative strategies of the contemporary documentary cinema is the purpose of this project. The research is carried out from the analysis of the Israeli full-length film Waltz with Bashir (2008), which became a milestone in the nonfiction history by radicalizing tendencies which had been constituted on the borderline of the classical postulates of the nonfiction cinematography for decades, embodied, especially, in styles like the direct cinema and the cinéma vérité. The film directed by Ari Folman comes up with an excursion throughout the depths of character’s memories, building up its storyline through their subjectivities. Thereby, it brings unusual elements like dreams, hallucinations and recollections replete of trauma and guilt to the documentary’s realistic discourse. More than that, Waltz with Bashir gives life to these intangible elements, depicting it on the imagery reality through animation techniques, structuring a story where the factual world and the imaginary one mix and switch among themselves chaotically. All this considering as background one of the most infamous episodes of the six decades of clashes between Israelis and Palestinians in the Holy Land: the massacre of Sabra and Chatila during the Lebanon War in 1982. By exposing the former soldiers pain and recognizing the Palestinian tragedy, Waltz with Bashir approaches to significant part of the current cinematography produced in Israel, characterized by presenting alternative points of view about the Israel-Palestine conflict.Faculdade de Comunicação (FAC)Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoOliveira, Selma Regina NunesArrais, César Henrique da Rocha2012-07-04T12:13:30Z2012-07-04T12:13:30Z2012-07-042012-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARRAIS, César Henrique R. Valsa com Bashir: subjetividade, memória e geopolítica no documentário contemporâneo. 2012. 144 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/10867info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-26T17:38:11Zoai:repositorio.unb.br:10482/10867Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-26T17:38:11Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Valsa com Bashir : subjetividade, memória e geopolítica no documentário contemporâneo
title Valsa com Bashir : subjetividade, memória e geopolítica no documentário contemporâneo
spellingShingle Valsa com Bashir : subjetividade, memória e geopolítica no documentário contemporâneo
Arrais, César Henrique da Rocha
Documentário (Cinema) - Israel
Animação (Cinematografia)
title_short Valsa com Bashir : subjetividade, memória e geopolítica no documentário contemporâneo
title_full Valsa com Bashir : subjetividade, memória e geopolítica no documentário contemporâneo
title_fullStr Valsa com Bashir : subjetividade, memória e geopolítica no documentário contemporâneo
title_full_unstemmed Valsa com Bashir : subjetividade, memória e geopolítica no documentário contemporâneo
title_sort Valsa com Bashir : subjetividade, memória e geopolítica no documentário contemporâneo
author Arrais, César Henrique da Rocha
author_facet Arrais, César Henrique da Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Selma Regina Nunes
dc.contributor.author.fl_str_mv Arrais, César Henrique da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Documentário (Cinema) - Israel
Animação (Cinematografia)
topic Documentário (Cinema) - Israel
Animação (Cinematografia)
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Gradução em Comunicação, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-04T12:13:30Z
2012-07-04T12:13:30Z
2012-07-04
2012-03-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARRAIS, César Henrique R. Valsa com Bashir: subjetividade, memória e geopolítica no documentário contemporâneo. 2012. 144 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/10867
identifier_str_mv ARRAIS, César Henrique R. Valsa com Bashir: subjetividade, memória e geopolítica no documentário contemporâneo. 2012. 144 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/10867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508243037192192