Do texto ao hipertexto : um estudo de caso dos processos de leitura hipertextual de professores de educação a distância da UNITINS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, André Pugliese da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4821
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.
id UNB_74224506d7474ed2ad91579d36735e98
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/4821
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Do texto ao hipertexto : um estudo de caso dos processos de leitura hipertextual de professores de educação a distância da UNITINSLinguagem e educaçãoSistemas hipertextoEnsino a distânciaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.A presente pesquisa tem por objetivo a análise e discussão das características do hipertexto, seus aspectos históricos e suas perspectivas de utilização nos processos de ensino e aprendizagem. Sob a ótica hipertextual, os hiperlinks configuram-se como os pontos de parada/conversão do leitor na construção de suas próprias narrativas. A partir desse prisma, novas propostas metodológicas podem ser aplicadas, propiciadas pela utilização de múltiplas mídias em seu constructo. Desenvolvido sob a égide de referenciais técnicos e linguísticos, o hipertexto em questão se estabelece como uma forma dinâmica de apresentação de informações articuladas rizomaticamente, permitindo aos sujeitos diferentes formas de leitura e construção de sentidos, de acordo com seus perfis particulares de leitura. Identificar tais idiossincrasias é a condição básica para que as produções hipertextuais possam responder de forma eficiente às intenções e especificidades de seus produtores, mesmo que necessariamente o leitor do hipertexto seja potencialmente um co-autor, a partir das trajetórias que indica e dos caminhos que estabelece a partir de suas apropriações. Por meio do uso de procedimentos metodológicos compatíveis à complexidade de sua análise, foi possível compreender em pormenores não somente as impressões dos leitores sobre o hipertexto, mas também observar as suas reações gestuais e faciais, indicadoras de sua percepção em relação àquilo que na tela do computador se apresentava. Em suas considerações, cada leitor semeou interrogações e pontos que merecem destaque na produção do hipertexto, que por simples, pode vir a desperdiçar a sua potencialidade em relação à construção de novos saberes. ___________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study aims to analyze and discuss the characteristics of hypertext, its historical aspects and perspectives related to its usage in teaching and learning processes. Under hypertext view, readers use hyperlinks as check points in the construction of their own relation with the text. From this prism we can apply new methodological proposals, provided by the application of multiple media. Hypertext, developed under technical and linguistic references, is seen as a dynamic form of presenting articulated information, which enable readers to have different types of reading and sense construction, according to their own reading styles. For hypertexts to be useful, meeting developers’ intentions and needs, it must identify those idiosyncrasies mentioned before, even if hypertext readers can be considered potentially co-authors, when considering the course to render meaning for what is read. In order to take a closer look and understand better, not only impression but also observe their face and body reactions which show their perception about what they have read on the computer screen, we used methodological procedures consistent with its complex analyses. We must highlight, when developing hypertexts, questions that rise from readers, that even when considered too simple, if not taken into account can lose its potential in raising new knowledge.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTeles, Lúcio FrançaSilva, André Pugliese da2010-05-25T22:08:58Z2010-05-25T22:08:58Z20092009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, André Pugliese da. Do texto ao hipertexto: um estudo de caso dos processos de leitura hipertextual de professores de educação a distância da UNITINS. 2009. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/4821Acesso Abertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T19:14:23Zoai:repositorio.unb.br:10482/4821Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T19:14:23Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Do texto ao hipertexto : um estudo de caso dos processos de leitura hipertextual de professores de educação a distância da UNITINS
title Do texto ao hipertexto : um estudo de caso dos processos de leitura hipertextual de professores de educação a distância da UNITINS
spellingShingle Do texto ao hipertexto : um estudo de caso dos processos de leitura hipertextual de professores de educação a distância da UNITINS
Silva, André Pugliese da
Linguagem e educação
Sistemas hipertexto
Ensino a distância
title_short Do texto ao hipertexto : um estudo de caso dos processos de leitura hipertextual de professores de educação a distância da UNITINS
title_full Do texto ao hipertexto : um estudo de caso dos processos de leitura hipertextual de professores de educação a distância da UNITINS
title_fullStr Do texto ao hipertexto : um estudo de caso dos processos de leitura hipertextual de professores de educação a distância da UNITINS
title_full_unstemmed Do texto ao hipertexto : um estudo de caso dos processos de leitura hipertextual de professores de educação a distância da UNITINS
title_sort Do texto ao hipertexto : um estudo de caso dos processos de leitura hipertextual de professores de educação a distância da UNITINS
author Silva, André Pugliese da
author_facet Silva, André Pugliese da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teles, Lúcio França
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, André Pugliese da
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem e educação
Sistemas hipertexto
Ensino a distância
topic Linguagem e educação
Sistemas hipertexto
Ensino a distância
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009
2010-05-25T22:08:58Z
2010-05-25T22:08:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, André Pugliese da. Do texto ao hipertexto: um estudo de caso dos processos de leitura hipertextual de professores de educação a distância da UNITINS. 2009. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/4821
identifier_str_mv SILVA, André Pugliese da. Do texto ao hipertexto: um estudo de caso dos processos de leitura hipertextual de professores de educação a distância da UNITINS. 2009. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/4821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Acesso Aberto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Acesso Aberto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580775272185856