Mensuração de estratégias de aprendizagem de equipes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pagotto, Cecília do Prado
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10316
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, 2011.
id UNB_760fe1cbdd67ae40a1ff5360735d41f9
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/10316
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Mensuração de estratégias de aprendizagem de equipesTrabalho - aspectos psicológicosGrupos de trabalhoPlanejamento empresarialAprendizagemDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, 2011.Em um contexto marcado por pressões que demandam respostas rápidas e adaptativas, as equipes se apresentam como estruturas eficazes para lidar com os contínuos desafios do mundo corporativo. Entretanto, agrupamentos de pessoas trabalhando em prol de um objetivo comum não trarão, necessariamente, vantagens para as organizações. É necessário entender o seu funcionamento. Para serem opções vantajosas, as equipes precisam aprender continuamente e, assim, evitar a estagnação. Pouco ainda é conhecido sobre os mecanismos por meio dos quais as equipes aprendem. O desenvolvimento de estudos empíricos sobre o tema depende diretamente da construção de medidas válidas, capazes de investigar o fenômeno de interesse. Seu referencial teórico precisa ser consistente. Este trabalho sistematiza o que tem sido produzido sobre os mecanismos por meio dos quais as equipes aprendem, faz delimitações teóricas e metodológicas cruciais e objetiva construir uma medida válida de estratégias de aprendizagem de equipes. Foi desenvolvido e validado um instrumento para avaliar esse construto. A presente pesquisa contou com a participação de 372 servidores, componentes de 102 equipes de uma organização pública do setor judiciário. Os resultados da validação psicométrica da escala de estratégias de aprendizagem de equipes apontaram para uma solução bifatorial com índices de confiabilidade satisfatórios. O primeiro fator, Estratégias de Aprendizagem Local, ficou composto por 20 itens (alpha de Cronbach = 0,97). O segundo, Estratégias de Aprendizagem Distal, ficou composto por 10 itens (alpha de Cronbach = 0,94). Por fim, foram obtidos indicadores que justificaram a validade da escala para mensurar um fenômeno do nível das equipes. Concluiu-se que essa escala é uma ferramenta válida para a avaliação de estratégias de aprendizagem de equipes de trabalho. São apontadas limitações desta pesquisa, recomendações de ordem prática e direções para realização de novos estudos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTIn a context marked by pressures that demand rapid and adaptive responses, teams represent effective structures to deal with the continuing organizational challenges. However, groups of people working towards a common goal will not necessarily bring benefits for organizations. Teams need to learn continuously to be considered advantageous to organizations and then to avoid stagnation. Little is known about the mechanisms by which teams learn. The development of empirical studies about this subject depends directly on the construction of valid measures, capable of investigating the phenomenon of interest. Its approach must be consistent. This work systematized what has been produced on the mechanisms by which teams learn, outlines important theoretical and methodological issues and aims to construct a valid measure of team learning strategies. To assess this construct, it was developed and validated an instrument. The study sample was composed of 372 workers, components of 102 teams in a public organization of the judiciary sector. The results of psychometric validation of the team learning strategies scale appointed a two-factor solution with satisfactory reliability indexes. The first factor, Local Learning Strategies, was composed of 20 items (Cronbach's alpha = 0.97). The second, Distal Learning Strategies, was composed of 10 items (Cronbach's alpha = 0.94). Indicators that justified the validity of the scale to measure a phenomenon of the team level were obtained. It was concluded that this scale is a valid tool for assessing team learning strategies. At the end, limitations of this research, practical recommendations and directions for future research are presented.Borges-Andrade, Jairo EduardoPagotto, Cecília do Prado2012-04-23T22:27:23Z2012-04-23T22:27:23Z2012-04-232011-09-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPAGOTTO, Cecília do Prado. Mensuração de estratégias de aprendizagem de equipes. 2011. xii, 129 p., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/10316info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T19:40:53Zoai:repositorio.unb.br:10482/10316Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T19:40:53Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Mensuração de estratégias de aprendizagem de equipes
title Mensuração de estratégias de aprendizagem de equipes
spellingShingle Mensuração de estratégias de aprendizagem de equipes
Pagotto, Cecília do Prado
Trabalho - aspectos psicológicos
Grupos de trabalho
Planejamento empresarial
Aprendizagem
title_short Mensuração de estratégias de aprendizagem de equipes
title_full Mensuração de estratégias de aprendizagem de equipes
title_fullStr Mensuração de estratégias de aprendizagem de equipes
title_full_unstemmed Mensuração de estratégias de aprendizagem de equipes
title_sort Mensuração de estratégias de aprendizagem de equipes
author Pagotto, Cecília do Prado
author_facet Pagotto, Cecília do Prado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges-Andrade, Jairo Eduardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Pagotto, Cecília do Prado
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho - aspectos psicológicos
Grupos de trabalho
Planejamento empresarial
Aprendizagem
topic Trabalho - aspectos psicológicos
Grupos de trabalho
Planejamento empresarial
Aprendizagem
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-05
2012-04-23T22:27:23Z
2012-04-23T22:27:23Z
2012-04-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAGOTTO, Cecília do Prado. Mensuração de estratégias de aprendizagem de equipes. 2011. xii, 129 p., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/10316
identifier_str_mv PAGOTTO, Cecília do Prado. Mensuração de estratégias de aprendizagem de equipes. 2011. xii, 129 p., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/10316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508372509065216