Teoria da identidade : estudo da existência de ações socioambientais semelhantes no setor elétrico brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/14506 |
Resumo: | De acordo com a teoria da identidade, uma identidade significa reconhecer as semelhanças internas ao grupo e as diferenças com outros. A temática da identidade e a análise das ações socioambientais justificam-se pela problemática da necessidade de políticas de sustentabilidade empresarial de que o mundo necessita para o desenvolvimento da sociedade. O presente trabalho tem o objetivo de analisar a existência de grupos a partir de suas identidades e se as empresas pertencentes a um determinado grupo tendem a realizar ações socioambientais semelhantes. Os grupos foram definidos como financeiros e socioambientais financeiros, por meio do enfoque que cada empresa retratava na sua missão, visão e valores. Os programas e projetos socioambientais foram obtidos nos relatórios de sustentabilidade de empresas que seguiram as diretrizes da GRI. Verificou-se que as empresas pertencentes ao mesmo grupo de identidade tendem a realizar os mesmos tipos de ações socioambientais e que os projetos e ações em cultura e esporte e em saúde são bem similares, no entanto o foco das ações de cada grupo é diferente para os demais indicadores. |
id |
UNB_7704e8ffd61784185ad9256647bee920 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/14506 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Teoria da identidade : estudo da existência de ações socioambientais semelhantes no setor elétrico brasileiroResponsabilidade social corporativaIdentidade socialEmpresas - avaliaçãoIdentidade corporativaDe acordo com a teoria da identidade, uma identidade significa reconhecer as semelhanças internas ao grupo e as diferenças com outros. A temática da identidade e a análise das ações socioambientais justificam-se pela problemática da necessidade de políticas de sustentabilidade empresarial de que o mundo necessita para o desenvolvimento da sociedade. O presente trabalho tem o objetivo de analisar a existência de grupos a partir de suas identidades e se as empresas pertencentes a um determinado grupo tendem a realizar ações socioambientais semelhantes. Os grupos foram definidos como financeiros e socioambientais financeiros, por meio do enfoque que cada empresa retratava na sua missão, visão e valores. Os programas e projetos socioambientais foram obtidos nos relatórios de sustentabilidade de empresas que seguiram as diretrizes da GRI. Verificou-se que as empresas pertencentes ao mesmo grupo de identidade tendem a realizar os mesmos tipos de ações socioambientais e que os projetos e ações em cultura e esporte e em saúde são bem similares, no entanto o foco das ações de cada grupo é diferente para os demais indicadores.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)Fundação instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças2013-11-04T18:36:27Z2013-11-04T18:36:27Z2013-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfARANTES, Alita de Oliveira; FREIRE, Fátima de Souza; BARRETO JÚNIOR, Eric Adrian Mattos. Teoria da identidade: estudo da existência de ações socioambientais semelhantes no setor elétrico brasileiro. BBR: Brazilian Business Review, Vitória, v.10, n.2, p.51-73, abr./ jun. 2013. Disponível em: <http://www.bbronline.com.br/artigos.asp?sessao=ready&cod_artigo=179>. Acesso em: 04 nov. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/14506Brazilian Business Review - Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.bbronline.com.br/artigos.asp?sessao=ready&cod_artigo=179. Acesso em: 4 nov. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessArantes, Alita de OliveiraFreire, Fátima de SouzaBarreto Júnior, Eric Adrian Mattosporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T18:35:26Zoai:repositorio.unb.br:10482/14506Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T18:35:26Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teoria da identidade : estudo da existência de ações socioambientais semelhantes no setor elétrico brasileiro |
title |
Teoria da identidade : estudo da existência de ações socioambientais semelhantes no setor elétrico brasileiro |
spellingShingle |
Teoria da identidade : estudo da existência de ações socioambientais semelhantes no setor elétrico brasileiro Arantes, Alita de Oliveira Responsabilidade social corporativa Identidade social Empresas - avaliação Identidade corporativa |
title_short |
Teoria da identidade : estudo da existência de ações socioambientais semelhantes no setor elétrico brasileiro |
title_full |
Teoria da identidade : estudo da existência de ações socioambientais semelhantes no setor elétrico brasileiro |
title_fullStr |
Teoria da identidade : estudo da existência de ações socioambientais semelhantes no setor elétrico brasileiro |
title_full_unstemmed |
Teoria da identidade : estudo da existência de ações socioambientais semelhantes no setor elétrico brasileiro |
title_sort |
Teoria da identidade : estudo da existência de ações socioambientais semelhantes no setor elétrico brasileiro |
author |
Arantes, Alita de Oliveira |
author_facet |
Arantes, Alita de Oliveira Freire, Fátima de Souza Barreto Júnior, Eric Adrian Mattos |
author_role |
author |
author2 |
Freire, Fátima de Souza Barreto Júnior, Eric Adrian Mattos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arantes, Alita de Oliveira Freire, Fátima de Souza Barreto Júnior, Eric Adrian Mattos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Responsabilidade social corporativa Identidade social Empresas - avaliação Identidade corporativa |
topic |
Responsabilidade social corporativa Identidade social Empresas - avaliação Identidade corporativa |
description |
De acordo com a teoria da identidade, uma identidade significa reconhecer as semelhanças internas ao grupo e as diferenças com outros. A temática da identidade e a análise das ações socioambientais justificam-se pela problemática da necessidade de políticas de sustentabilidade empresarial de que o mundo necessita para o desenvolvimento da sociedade. O presente trabalho tem o objetivo de analisar a existência de grupos a partir de suas identidades e se as empresas pertencentes a um determinado grupo tendem a realizar ações socioambientais semelhantes. Os grupos foram definidos como financeiros e socioambientais financeiros, por meio do enfoque que cada empresa retratava na sua missão, visão e valores. Os programas e projetos socioambientais foram obtidos nos relatórios de sustentabilidade de empresas que seguiram as diretrizes da GRI. Verificou-se que as empresas pertencentes ao mesmo grupo de identidade tendem a realizar os mesmos tipos de ações socioambientais e que os projetos e ações em cultura e esporte e em saúde são bem similares, no entanto o foco das ações de cada grupo é diferente para os demais indicadores. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-04T18:36:27Z 2013-11-04T18:36:27Z 2013-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ARANTES, Alita de Oliveira; FREIRE, Fátima de Souza; BARRETO JÚNIOR, Eric Adrian Mattos. Teoria da identidade: estudo da existência de ações socioambientais semelhantes no setor elétrico brasileiro. BBR: Brazilian Business Review, Vitória, v.10, n.2, p.51-73, abr./ jun. 2013. Disponível em: <http://www.bbronline.com.br/artigos.asp?sessao=ready&cod_artigo=179>. Acesso em: 04 nov. 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/14506 |
identifier_str_mv |
ARANTES, Alita de Oliveira; FREIRE, Fátima de Souza; BARRETO JÚNIOR, Eric Adrian Mattos. Teoria da identidade: estudo da existência de ações socioambientais semelhantes no setor elétrico brasileiro. BBR: Brazilian Business Review, Vitória, v.10, n.2, p.51-73, abr./ jun. 2013. Disponível em: <http://www.bbronline.com.br/artigos.asp?sessao=ready&cod_artigo=179>. Acesso em: 04 nov. 2013. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/14506 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1810580834072133632 |