Teoria da identidade : estudo da existência de ações socioambientais semelhantes no setor elétrico brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arantes, Alita de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Freire, Fátima de Souza, Barreto Júnior, Eric Adrian Mattos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14506
Resumo: De acordo com a teoria da identidade, uma identidade significa reconhecer as semelhanças internas ao grupo e as diferenças com outros. A temática da identidade e a análise das ações socioambientais justificam-se pela problemática da necessidade de políticas de sustentabilidade empresarial de que o mundo necessita para o desenvolvimento da sociedade. O presente trabalho tem o objetivo de analisar a existência de grupos a partir de suas identidades e se as empresas pertencentes a um determinado grupo tendem a realizar ações socioambientais semelhantes. Os grupos foram definidos como financeiros e socioambientais financeiros, por meio do enfoque que cada empresa retratava na sua missão, visão e valores. Os programas e projetos socioambientais foram obtidos nos relatórios de sustentabilidade de empresas que seguiram as diretrizes da GRI. Verificou-se que as empresas pertencentes ao mesmo grupo de identidade tendem a realizar os mesmos tipos de ações socioambientais e que os projetos e ações em cultura e esporte e em saúde são bem similares, no entanto o foco das ações de cada grupo é diferente para os demais indicadores.
id UNB_7704e8ffd61784185ad9256647bee920
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/14506
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Teoria da identidade : estudo da existência de ações socioambientais semelhantes no setor elétrico brasileiroResponsabilidade social corporativaIdentidade socialEmpresas - avaliaçãoIdentidade corporativaDe acordo com a teoria da identidade, uma identidade significa reconhecer as semelhanças internas ao grupo e as diferenças com outros. A temática da identidade e a análise das ações socioambientais justificam-se pela problemática da necessidade de políticas de sustentabilidade empresarial de que o mundo necessita para o desenvolvimento da sociedade. O presente trabalho tem o objetivo de analisar a existência de grupos a partir de suas identidades e se as empresas pertencentes a um determinado grupo tendem a realizar ações socioambientais semelhantes. Os grupos foram definidos como financeiros e socioambientais financeiros, por meio do enfoque que cada empresa retratava na sua missão, visão e valores. Os programas e projetos socioambientais foram obtidos nos relatórios de sustentabilidade de empresas que seguiram as diretrizes da GRI. Verificou-se que as empresas pertencentes ao mesmo grupo de identidade tendem a realizar os mesmos tipos de ações socioambientais e que os projetos e ações em cultura e esporte e em saúde são bem similares, no entanto o foco das ações de cada grupo é diferente para os demais indicadores.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)Fundação instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças2013-11-04T18:36:27Z2013-11-04T18:36:27Z2013-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfARANTES, Alita de Oliveira; FREIRE, Fátima de Souza; BARRETO JÚNIOR, Eric Adrian Mattos. Teoria da identidade: estudo da existência de ações socioambientais semelhantes no setor elétrico brasileiro. BBR: Brazilian Business Review, Vitória, v.10, n.2, p.51-73, abr./ jun. 2013. Disponível em: <http://www.bbronline.com.br/artigos.asp?sessao=ready&cod_artigo=179>. Acesso em: 04 nov. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/14506Brazilian Business Review - Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.bbronline.com.br/artigos.asp?sessao=ready&cod_artigo=179. Acesso em: 4 nov. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessArantes, Alita de OliveiraFreire, Fátima de SouzaBarreto Júnior, Eric Adrian Mattosporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T18:35:26Zoai:repositorio.unb.br:10482/14506Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T18:35:26Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria da identidade : estudo da existência de ações socioambientais semelhantes no setor elétrico brasileiro
title Teoria da identidade : estudo da existência de ações socioambientais semelhantes no setor elétrico brasileiro
spellingShingle Teoria da identidade : estudo da existência de ações socioambientais semelhantes no setor elétrico brasileiro
Arantes, Alita de Oliveira
Responsabilidade social corporativa
Identidade social
Empresas - avaliação
Identidade corporativa
title_short Teoria da identidade : estudo da existência de ações socioambientais semelhantes no setor elétrico brasileiro
title_full Teoria da identidade : estudo da existência de ações socioambientais semelhantes no setor elétrico brasileiro
title_fullStr Teoria da identidade : estudo da existência de ações socioambientais semelhantes no setor elétrico brasileiro
title_full_unstemmed Teoria da identidade : estudo da existência de ações socioambientais semelhantes no setor elétrico brasileiro
title_sort Teoria da identidade : estudo da existência de ações socioambientais semelhantes no setor elétrico brasileiro
author Arantes, Alita de Oliveira
author_facet Arantes, Alita de Oliveira
Freire, Fátima de Souza
Barreto Júnior, Eric Adrian Mattos
author_role author
author2 Freire, Fátima de Souza
Barreto Júnior, Eric Adrian Mattos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arantes, Alita de Oliveira
Freire, Fátima de Souza
Barreto Júnior, Eric Adrian Mattos
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade social corporativa
Identidade social
Empresas - avaliação
Identidade corporativa
topic Responsabilidade social corporativa
Identidade social
Empresas - avaliação
Identidade corporativa
description De acordo com a teoria da identidade, uma identidade significa reconhecer as semelhanças internas ao grupo e as diferenças com outros. A temática da identidade e a análise das ações socioambientais justificam-se pela problemática da necessidade de políticas de sustentabilidade empresarial de que o mundo necessita para o desenvolvimento da sociedade. O presente trabalho tem o objetivo de analisar a existência de grupos a partir de suas identidades e se as empresas pertencentes a um determinado grupo tendem a realizar ações socioambientais semelhantes. Os grupos foram definidos como financeiros e socioambientais financeiros, por meio do enfoque que cada empresa retratava na sua missão, visão e valores. Os programas e projetos socioambientais foram obtidos nos relatórios de sustentabilidade de empresas que seguiram as diretrizes da GRI. Verificou-se que as empresas pertencentes ao mesmo grupo de identidade tendem a realizar os mesmos tipos de ações socioambientais e que os projetos e ações em cultura e esporte e em saúde são bem similares, no entanto o foco das ações de cada grupo é diferente para os demais indicadores.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-04T18:36:27Z
2013-11-04T18:36:27Z
2013-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARANTES, Alita de Oliveira; FREIRE, Fátima de Souza; BARRETO JÚNIOR, Eric Adrian Mattos. Teoria da identidade: estudo da existência de ações socioambientais semelhantes no setor elétrico brasileiro. BBR: Brazilian Business Review, Vitória, v.10, n.2, p.51-73, abr./ jun. 2013. Disponível em: <http://www.bbronline.com.br/artigos.asp?sessao=ready&cod_artigo=179>. Acesso em: 04 nov. 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/14506
identifier_str_mv ARANTES, Alita de Oliveira; FREIRE, Fátima de Souza; BARRETO JÚNIOR, Eric Adrian Mattos. Teoria da identidade: estudo da existência de ações socioambientais semelhantes no setor elétrico brasileiro. BBR: Brazilian Business Review, Vitória, v.10, n.2, p.51-73, abr./ jun. 2013. Disponível em: <http://www.bbronline.com.br/artigos.asp?sessao=ready&cod_artigo=179>. Acesso em: 04 nov. 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/14506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças
publisher.none.fl_str_mv Fundação instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580834072133632