Gestão de identidade corporativa: do signo ao código

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Daniel Raposo
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/657
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade de Aveiro para obtenção do Grau de Mestre em Design, Materiais e Gestão de Produto.
id RCAP_4ddc2ec52ce24ae6ff0ce3c2285d0c2d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/657
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão de identidade corporativa: do signo ao códigoGestão de identidade corporativaMarcaImagem corporativaIdentidade corporativaSignoCódigoDissertação apresentada à Universidade de Aveiro para obtenção do Grau de Mestre em Design, Materiais e Gestão de Produto.De acordo com as instruções do autor o documento depositado em livre acesso constitui apenas uma parte da dissertação.O presente estudo, aborda o conceito de gestão de identidade corporativa, centrado na questão da marca. Encontra-se que será difícil compreender ou gerir a identidade corporativa, sem conhecer a origem de tal fenómeno, justificando um estudo dos diferentes antecedentes ou origens da marca, procurando contextualizar cada um e traçar um percurso que partindo do signo possa chegar à gestão, do que se compreende como um sistema vivo de signos – o código. Propõem-se um percurso baseado nas diferentes alterações funcionais e simbólicas da marca, evidenciando a sua relação com as alterações técnicas, sociais, culturais e económicas que terão provocado a sua transição de signo a código. Os modelos de gestão de identidade corporativa convergem com a ideia chave de olhar a marca como um sistema vivo em de rede de signos, influenciador e dependente da empresa na sua dimensão interna e externa. As alterações culturais, sociais, económicas e tecnológicas, emergentes parecem reforçar a necessidade de uma relação cada vez mais próxima entre empresa e consumidor, a qual pode ser facilitada pela flexibilidade da estrutura organizativa através do serviço, da customização de massas, da personalização e da Internet, tendo a marca como elo de ligação e domínio transversal comum. Para a elaboração deste trabalho, recorreu-se a bibliografia diversa, relacionando e/ou confrontando opiniões sustentadas por diferentes autores, dos quais se destacam pela incidência das suas citações Joan Costa (2004), Per Mollerup (1997) e Norberto Chaves (1988). A marca e a empresa contemporânea são interdependentes e criam um super sistema semiótico, composto por signos e meta-signos relacionados em expressão inter-media, que criam uma experiência multisensorial capaz de influenciar a construção da imagem corporativa. Razão pela qual para gerir a identidade e a imagem corporativa é necessário actuar sobre o sistema semiótico, procurando manter ou criar um discurso multisensorial coerente.Universidade de AveiroRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMartins, Daniel Raposo2011-05-18T16:04:27Z20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/657porMARTINS, Daniel Raposo (2005) - Gestão de identidade corporativa : do signo ao código. Aveiro : Universidade. 258 p. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:37:44Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/657Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:15.132976Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de identidade corporativa: do signo ao código
title Gestão de identidade corporativa: do signo ao código
spellingShingle Gestão de identidade corporativa: do signo ao código
Martins, Daniel Raposo
Gestão de identidade corporativa
Marca
Imagem corporativa
Identidade corporativa
Signo
Código
title_short Gestão de identidade corporativa: do signo ao código
title_full Gestão de identidade corporativa: do signo ao código
title_fullStr Gestão de identidade corporativa: do signo ao código
title_full_unstemmed Gestão de identidade corporativa: do signo ao código
title_sort Gestão de identidade corporativa: do signo ao código
author Martins, Daniel Raposo
author_facet Martins, Daniel Raposo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Daniel Raposo
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de identidade corporativa
Marca
Imagem corporativa
Identidade corporativa
Signo
Código
topic Gestão de identidade corporativa
Marca
Imagem corporativa
Identidade corporativa
Signo
Código
description Dissertação apresentada à Universidade de Aveiro para obtenção do Grau de Mestre em Design, Materiais e Gestão de Produto.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-01-01T00:00:00Z
2011-05-18T16:04:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/657
url http://hdl.handle.net/10400.11/657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MARTINS, Daniel Raposo (2005) - Gestão de identidade corporativa : do signo ao código. Aveiro : Universidade. 258 p. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130778076971008