Trajetória de formação de bateristas no Distrito Federal : um estudo de entrevistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Patricio de Lavenère
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8091
Resumo: Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Departamento de Música, 2010
id UNB_7729a0402790af6fb2dcc1c189cf71c2
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/8091
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Trajetória de formação de bateristas no Distrito Federal : um estudo de entrevistasAprendizagem - avaliaçãoInstrumentos musicaisMúsica - instrução e estudoDissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Departamento de Música, 2010Esta pesquisa trata da trajetória de formação de bateristas, do informal ao formal, e teve como objetivo identificar o que os leva a buscar uma instituição escolar, o que eles aprendem fora e dentro da escola, e como articulam essas aprendizagens em sua formação e atuação como bateristas. Um estudo de entrevistas (GIL, 2008; ROSA e ARNOLDI, 2006; LAVILLE e DIONNE, 1999; RUQUOY, em ALBARELO, et al., 1997) foi realizado com três bateristas, estudantes do nível técnico da Escola de Música de Brasília. Tradicionalmente, a aprendizagem deste instrumento ocorre fora da escola, por meio da imitação auditiva e visual, da tentativa e erro, da inserção em grupos musicais, e com o apoio da tecnologia (GREEN, 2001 e 2002; MARQUES, 2006; PAIVA, 2004; GOHN, 2002; MEIRELLES, 2004). No entanto, quando tomam a decisão de se profissionalizarem, estes bateristas procuram a educação não-formal e a educação formal (SCHUGURENSKY, 2000; LIVINGSTONE, 2000; LIBÂNEO, 2005; GOHN, 2001) em busca de uma “formação completa”. Resultados indicaram também que os estudantes tendem a super valorizar a educação formal e suas características – tais como a escolha dos conteúdos, a sistematização do programa, e as metodologias usadas, assim como, o professor e baterista como modelos – em detrimento das formas de se aprender fora da escola, embora reconheçam que há conhecimentos e habilidades próprios do mundo fora da escola. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis research examines informal and formal aspects related to the education of drummers within the realm of a technical level music school. In this context, I try to identify the reasons that lead these musicians (drummers) to engage in music schools programs. Furthermore, I examine the articulation done by these drummers between the contents learned outside the school with those learned within the school in relation to their personal musicianship and their work as instrumentalists. An interview study was applied to a group of three drummers of Escola de Musica de Brasília. In a traditional fashion, the drums learning occurs outside the realm of school through aural and visual imitation in a trial and error basis, usually taking part in musical groups and with the support of technology. Nevertheless, these musicians, when striving to become professionals, search for non-formal, as well, for formal education in pursuit of a complete training. The results of this project indicates that the students have a tendency to over rate the formal education and its features such as the choice of contents, a systematized program, the methodologies used, as well, in considering the teacher as a model, contrary to the learning systems outside the school, although they acknowledge the existence of specific knowledge and skills particular to the world outside the school.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMontandon, Maria IsabelBastos, Patricio de Lavenère2011-05-30T13:40:09Z2011-05-30T13:40:09Z2011-05-302010-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBASTOS, Patricio de Lavenère. Trajetória de formação de bateristas no Distrito Federal : um estudo de entrevistas. 2010. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação Musical)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/8091info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:43:10Zoai:repositorio.unb.br:10482/8091Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:43:10Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetória de formação de bateristas no Distrito Federal : um estudo de entrevistas
title Trajetória de formação de bateristas no Distrito Federal : um estudo de entrevistas
spellingShingle Trajetória de formação de bateristas no Distrito Federal : um estudo de entrevistas
Bastos, Patricio de Lavenère
Aprendizagem - avaliação
Instrumentos musicais
Música - instrução e estudo
title_short Trajetória de formação de bateristas no Distrito Federal : um estudo de entrevistas
title_full Trajetória de formação de bateristas no Distrito Federal : um estudo de entrevistas
title_fullStr Trajetória de formação de bateristas no Distrito Federal : um estudo de entrevistas
title_full_unstemmed Trajetória de formação de bateristas no Distrito Federal : um estudo de entrevistas
title_sort Trajetória de formação de bateristas no Distrito Federal : um estudo de entrevistas
author Bastos, Patricio de Lavenère
author_facet Bastos, Patricio de Lavenère
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Montandon, Maria Isabel
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Patricio de Lavenère
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem - avaliação
Instrumentos musicais
Música - instrução e estudo
topic Aprendizagem - avaliação
Instrumentos musicais
Música - instrução e estudo
description Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Departamento de Música, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-31
2011-05-30T13:40:09Z
2011-05-30T13:40:09Z
2011-05-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BASTOS, Patricio de Lavenère. Trajetória de formação de bateristas no Distrito Federal : um estudo de entrevistas. 2010. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação Musical)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/8091
identifier_str_mv BASTOS, Patricio de Lavenère. Trajetória de formação de bateristas no Distrito Federal : um estudo de entrevistas. 2010. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação Musical)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/8091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580783205711872